Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2009 - 11:22

Vendas de lançamentos eletrônicos perdem força no início de 2009

A avaliação foi feita pela GfK Retail and Technology por meio de seu painel de bens duráveis que considerou as vendas em Reais de março de 2009 de um grupo de 48 produtos eletrônicos lançados nos últimos seis meses. Nesta avaliação observou-se que as novidades eletrônicas corresponderam a menos de 20% do faturamento e que as vendas destes itens, comparando com o mesmo período de 2008, sofreram queda de 7pp no total de vendas de eletrônicos (25% em 2008 contra 18% em 2009).

O ritmo de lançamentos no período pode ter influenciado este cenário, já que houve queda de 23% no número de novos produtos nos últimos seis meses, quando comparado com o mesmo período em 2008.

Quando avaliado por segmento de produtos, a linha de informática foi o destaque com o maior percentual de vendas entre os itens lançados nos últimos seis meses - cerca de 37%, indicando que esta é a categoria mais dinâmica com relação à inovação de produtos. Em foto, telecom, linha branca e linha marrom os lançamentos, também considerando os últimos seis meses, representaram por volta de 15%. Já em portáteis menos de 10%.

A linha marrom, foto e informática tiveram a maior parte do faturamento em março de 2009 de modelos lançados até 12 meses. Já telecom teve seu maior índice entre modelos lançados de 13 a 18 meses. Na tendência contrária, a linha branca e a linha de portáteis venderam mais modelos lançados há mais de 19 meses, cerca de 65% e 76%, respectivamente. Assim sendo, neste período de 2009 mais da metade de seu portfólio tinha modelos na faixa dos 19 meses. O que mostra que estas últimas categorias são menos dinâmicas em relação a novidades no mercado ou a recompra.

Em março de 2008, a situação foi bem distinta para todas as linhas, principalmente telecom e foto. Vale a pena destacar estes dois segmentos, já que foram os que mais reduziram a participação nas vendas totais de modelos lançados nos últimos seis meses. No período estas categorias tinham cerca de 35% das vendas de modelos lançados nos últimos seis meses. Já no mesmo mês de 2009, representaram 15% do faturamento, sendo que foto foi a linha que teve a maior queda no portfólio de modelos lançados nos últimos seis meses entre os períodos analisados (cerca de 43%).

A linha branca foi o único segmento que aumentou a participação de produtos lançados nos últimos seis meses no total de vendas da categoria, comparando março de 2009 com o mesmo mês do ano anterior – passando de 8% para cerca de 15%. A linha foi também a que menos reduziu o portfólio de modelos lançados nos últimos seis meses (queda de 5%).

GfK - Criado há mais de 70 anos na Alemanha, o Grupo GfK é 4º maior na área de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa cobrindo painel varejista de bens duráveis, por meio da GfK Retail and Technology e o setor de pesquisas Ad Hoc, por meio da GfK Custom Research.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios.

. [ Link da pesquisa:http://www.lvba.com.br/portugues/imprensa/release/GfK_Ritmo_Lcto_Bens_Duraveis.pdf]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira