Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2009 - 11:27

Indústria foca no mercado de luxo e espera dobrar produção

Apostando na viabilidade dos guardanapos descartáveis de alta qualidade, grupo espera ampliar vendas a hotéis e restaurantes e quer entrar em grandes redes atacadistas.

Apesar dos momentos turbulentos vividos pelo setor de papel e celulose, que fechou o primeiro trimestre deste ano no vermelho, as indústrias que apostaram em nichos de mercado específicos passaram ilesas pela crise. No segmento de descartáveis de luxo, por exemplo, a Relevo Guardanapos Especiais (indústria sediada na região metropolitana de Curitiba) projeta a ampliação do faturamento – que em 2008 foi de R$ 3,6 milhões – em até 15% neste ano e espera dobrar a produção em médio prazo. “No primeiro trimestre, avançamos 2%. Para o segundo semestre, a expectativa é de que tenhamos crescimento em torno de 20%, fechando o ano com um saldo médio positivo de 15%”, avalia o presidente da Relevo, Celso Rufatto.

O grupo – que detém 86% do mercado “classe A” – adotou uma estratégia avessa aos rumores de crise. Enquanto as demissões eram a tônica entre as indústrias do setor, a Relevo ampliou o quadro de funcionários em 10%, que atuam em dois turnos ampliados, e investiu 5% do faturamento em divulgação.

A principal estratégia da Relevo é ampliar o foco na conquista de clientes de grande porte, como redes nacionais de hipermercados. O grupo também vai ampliar a divulgação de sua linha de produtos para a mesa, que vem sendo adotada por hotéis e restaurantes de luxo, em substituição aos guardanapos de tecido. Marcas como Tívoli, Hotéis Mabu, Alvear Palace (Buenos Aires), Ocean Palace, Four Points, Sofittel, Mundial Café, Buffet Fasano e Buffet Nova Curitiba já adotaram os descartáveis de luxo da Relevo. Juntos, os setores de hotelaria e gastronomia respondem por quase 70% das vendas do grupo. “Um guardanapo descartável em papel de alta qualidade é mais vantajoso que um de tecido sob aspectos como logístico, econômico e ambiental. Nossa estratégia é mostrar isso ao mercado”, diz Rufatto.

Duas vezes mais – Como resultado destas estratégias, a Relevo espera duplicar a produção em médio prazo. De acordo com Rufatto, o grupo está preparado para este eventual salto na produção. Atualmente, a indústria produz cerca de 36 toneladas por mês, mas, se for necessário, o parque industrial tem capacidade para produzir até 100 toneladas em 30 dias.

O grupo também deve investir no varejo. A Relevo planeja a criação de uma franquia de lojas, focadas na comercialização de toda a linha produzida pela indústria. De acordo com a perspectiva inicial, até o final de 2012, haverá entre 30 e 50 unidades em todos o país.

A Relevo - Sediada na região metropolitana de Curitiba, a Relevo Guardanapos Especiais atua há 25 anos no mercado, fornecendo produtos para a mesa em papel de alta qualidade. O grupo oferece uma linha completa com o diferencial de as peças virem gravada com a logomarca dos clientes em Alto Relevo.

A indústria é certificada com os ISO's 9001 (gestão) e 14001 (responsabilidade ambiental) e produz 36 toneladas de produtos por mês, usando matéria-prima certificada, proveniente de reflorestamento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira