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17/07/2009 - 11:50

Volksbus: chega ao mercado o chassi VW 17.260 EOD

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, empresa da MAN Latin America, apresenta mais duas opções aos frotistas de ônibus do Brasil e de mais 30 países que importam seus produtos. São os novos chassis VW 17.260 EOD e VW 17.260 EOD V-Tronic. Os veículos, disponíveis sob encomenda a partir de setembro, possuem motorização dianteira e trazem a robustez já consagrada do modelo VW 17.230 EOD com um novo trem de força, que atende perfeitamente três aplicações: urbana, fretamento e articulado.

Hoje, os ônibus com motor dianteiro representam 55% de todos os veículos vendidos no Brasil e foi pensando nesse grande mercado que a montadora passou a oferecer mais esse produto. "Com os novos modelos, queremos atender as necessidades básicas dos operadores e fortalecer ainda mais a marca Volkbus no segmento de ônibus motor dianteiro, hoje responsável por 40% do nosso volume de vendas", diz Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus e da MAN Latin America.

Por serem robustos e com potência e torque elevados, os novos chassis são ideais para operações urbanas, com grande volume de passageiros e más condições das vias. Além disso, se tornam uma excelente solução para frotistas de fretamento que buscam na motorização dianteira uma solução para a sua aplicação, especialmente devido ao seu menor investimento inicial e custo operacional inferior quando comparado com modelos de motor traseiro.

Os veículos são ainda uma ótima opção para aplicação articulado, que requer grande capacidade de passageiros e altos níveis de produtividade. A utilização do motor dianteiro em articulados já foi um grande sucesso nos modelos VW 17.210 OD e VW 17.230 EOD porém, devido à legislação ABNT NBR 15570, que impõe novas regas para o transporte de passageiros, a montadora está atualmente direcionando essa aplicação apenas para os mercados de exportação. "Nos ônibus articulados, uma versão de maior potência poderia proporcionar melhorias no desempenho e redução nos custos operacionais", diz Alouche.

Potência e torque - Os novos chassis possuem motorização eletrônica MWM 6.12 TCE com seis cilindores; potência de 260 cv; sistema de injeção Common Rail e polia adicional para ar condicionado opcional. A caixa de transmissão ZF que já equipa os veículos da família V-Tronic, lançada em agosto de 2008, passa a equipar também o novo VW 17.260 EOD na versão mecânica. O escalonamento das marchas da caixa de transmissão em conjunto com as relações de eixo traseiro garantem ao veículo maior agilidade nas ruas e estradas.

Linha Volksbus: 16 anos de sucesso - A Vokswagen entrou no mercado de ônibus em 1993 com o lançamento do modelo VW 16.180 CO. O chassi chegou no momento em que o mercado pedia por alternativas no segmento de ônibus e não marcou apenas o nascimento da Linha Volksbus, mas também de um atendimento diferenciado feito na garagem do frotista.

Logo em seguida, a montadora ingressou no mercado de micro ônibus, com o modelo 8.140 CO. De lá pra cá, a linha não parou de crescer e recebeu inúmeros atributos tecnológicos. O mais recente deles é a versão V-Tronic dos modelos urbanos 17.230 EOD e 17.260 EOT. Os chassis possuem câmbio mecânico, mas sem alavanca de mudança de marchas e sem o pedal de embreagem. Para o motorista, é como dirigir um ônibus automático, e para o frotista as operações de manutenção são as mesmas de uma caixa de câmbio mecânica de acionamento manual.

Com toda essa tecnologia e credibilidade depositada pelos clientes, a Volkswagen Caminhões e Ônibus praticamente dobrou sua participação de mercado nos últimos 10 anos, vendendo em 2008 três vezes mais do que vendia em 1998.

No ano passado, a marca se manteve na vice-liderança brasileira no atacado e nos emplacamentos de ônibus: vendeu 7.722 chassis, com uma participação de 28,9% e crescendo 14,2% em relação ao ano anterior. Foram licenciadas 7.622 unidades - crescimento de 19% em comparação com 2007 e participação de 28,3% naquele mercado.

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