Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2009 - 11:55

Momento propício para o lançamento de softwares

Se nos anos anteriores o setor de Tecnologia da Informação havia se acostumado a uma série de quebras de recordes, no final do ano passado precisou enfrentar um breve freio nos negócios, registrando uma queda de 11% nas vendas de computadores no quarto trimestre de 2008. Mas, após o vendaval causado pela crise econômica, que ainda mantém empresas sob estado de alerta, o segmento de TI, principalmente o mercado de softwares, passa a mirar novos horizontes.

As perspectivas são favoráveis. As negociações não apenas foram alavancadas, mas fabricantes de PCs apostam nesse nicho, que espera um crescimento de 9% sobre o ano passado, movimentando um total de US$ 16,5 bilhões em 2009. Deste valor, US$ 5,5 bilhões provém de licenças de sistemas e US$ 11 bilhões de prestação de serviços. Numa primeira análise, tais dados podem parecer pouco se comparados ao crescimento de 35% alcançado no início de 2008, porém, se lembrarmos o quanto a crise tem prejudicado inúmeros setores, percebemos que se trata de um saldo bastante positivo.

Mas é preciso ter cuidado. Não apenas nós, que fornecemos os serviços, mas o consumidor. Pois, com o momento propício para criação e lançamento de novos softwares, devemos saber separar o joio do trigo, conseguir distinguir aqueles serviços que realmente podem agregar algo ao mercado, daqueles que simplesmente surgem para aproveitar a “onda”, mas que, na prática, não solucionam as necessidades do segmento. Irão se sobressair aqueles que conseguirem aliar, num mesmo software, diferentes soluções. Os tempos atuais exigem diversificação, competência e velocidade na resolução dos problemas.

Neste contexto, destacam-se os softwares para documentos eletrônicos, que otimizam o tempo e diminuem os gastos das organizações no processo de documentação, além de contribuírem para a diminuição do uso de papéis nos escritórios. São soluções necessárias para os tempos atuais.

Pra se ter uma idéia, os setores de educação e saúde e as redes de varejo de pequeno porte cada vez mais compram sistemas. São áreas em constante evolução. As duas primeiras fazem parte da base na vida de qualquer ser humano; a segunda é um nicho do mercado que não para de crescer. E as três possuem carência na parte tecnológica. Assim sendo, mais do que nunca é preciso inovar, criar softwares que possam agir em diferentes vertentes. E quem se sobressair nestes próximos meses tende a se estabelecer entre as grandes empresas de TI.

. Por: Julio Olivares, Diretor Geral da DocPath Document Solutions

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira