Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/07/2009 - 08:55

Investir em ergonomia é um bom negócio para a empresa

Estudos da Mayo Clinic indicam que pode aumentar a produtividade e os lucros de uma empresa.

Maior eficiência da equipe, redução de custos e maior satisfação dos trabalhadores e, consequentemente, maior produtividade. Estes são alguns dos benefícios proporcionados pela ergonomia aplicada ao ambiente de trabalho, segundo o especialista em saúde mental e segurança ocupacional da Clínica Mayo (campus de Jacksonville, Flórida), Gaylord Bridegan. Ombros e pescoço tensionados, dor nas costas ao final de um dia de trabalho, ou ainda tendinite, síndrome do túnel do carpo (uma série de pequenos ossos do punho) e bursite são alguns dos problemas mais frequentes entre os trabalhadores e que podem ser atribuídos à não adoção de conceitos de ergonomia pelo local de trabalho.

Estudos recentes têm demonstrado que o uso de conceitos ergonômicos pode aumentar em cerca de ate 40% o tempo útil (produtivo) do trabalhador de escritório dentro do horário de expediente. “A ergonomia é uma combinação de conhecimentos científicos aplicados na área do trabalho, de forma que os sistemas, os produtos e o ambiente possam se adaptar às limitações físicas e mentais do trabalhador, de acordo com definição da Associação Internacional de Ergonomia’, explica Bridegan.

De acordo com Dr. Bridegan, a ergonomia pode ser uma vantagem competitiva, especialmente nas atuais condições econômicas mundiais. Estudos realizados por especialistas, em diferentes setores, têm demonstrado que o retorno do investimento é excelente. Uma das empresas analisadas fez mudanças ergonômicas em seu escritório; a partir destas mudanças, as faltas ao trabalho, em geral, caíram de 4% para 1%; os índices de erro na preparação de documentos caíram de 25% para 11%; O tempo de uso dos equipamentos de informática aumentou de 60% para 86% do horário total do expediente. Esses resultados significaram um aumento em tempo útil de trabalho de mais de 40%. Relatórios sobre desconforto na postura mostraram um declínio marcante em frequência, gravidade e duração.

Para identificar e avaliar quais equipamentos devem ser mudados dentro de um local de trabalho, basta uma entrevista rápida com os funcionários, para identificar quaisquer sintomas normalmente associados a lesões por esforço repetitivo (LER). A avaliação irá se concentrar nos equipamentos mais usados, tais como cadeira, teclado, mouse e monitor, no caso de um escritório. Outros fatores, tais como a estação de trabalho, localização, altura, distância e organização de outros itens serão checados. Serão identificados os fatores de risco, como postura inadequada, frequência e força empregada. Uma vez que as pressões ergonômicas são determinadas, algumas recomendações serão feitas e discutidas com o funcionário. Intervenções ergonômicas consistem, normalmente, de controles de engenharia – mudanças na estação de trabalho – ou de controles administrativos – mudanças feitas para regular a exposição do trabalhador aos riscos.

Dicas de Postura e Posição – Mantenha boa postura quando usar o teclado. Use uma cadeira que tenha suporte para as costas. Mantenha seus pés apoiados no chão ou em um suporte apropriados para apoiar os pés. Isso ajuda a reduzir a pressão sobre as costas.Evite girar ou inclinar o tronco ou o pescoço ao trabalhar. Itens de uso freqüente devem ser posicionados diretamente a sua frente em um anteparo para cópias.Mantenha seus ombros relaxados, com os cotovelos junto ao corpo. Evite apoiar seus cotovelos em superfície dura ou na mesa. Use pequenas almofadas se necessário.O antebraço deve ficar alinhado em angulo de 100 a 110 graus com o teclado de modo a ficar em posição relaxada. Isso requer que o teclado fique em posição inclinada (a parte de trás do teclado, que fica mais próxima a você deve ficar mais alta que a parte da frente, isto é, a que fica mais próxima ao monitor) durante o trabalho. Os pulsos devem ficar em posição neutra ou reta ao digitar ou se usar algum dispositivo de apontamento ou calculadora. Movimente seus braços sobre o teclado e os apoios para os pulsos enquanto digita. Evite permanecer com os cotovelos sobre a mesa ou os apoios. Isso evita que os pulsos sejam forçados a assumir posições para cima, para baixo e para os lados.

Para mais informações sobre o programa de ergonomia da Clínica Mayo de Jacksonville, Flórida, contate o departamento de Serviços Internacionais pelo telefone 1-904-953-7000 ou envie um e-mail para [email protected].

Perfil da Mayo Clinic - A Clínica Mayo é o primeiro e maior centro de medicina integrada do mundo. Médicos de todas as especialidades trabalham juntos no atendimento aos pacientes, unidos por um sistema e por uma filosofia comum, de que “as necessidades dos pacientes vêm em primeiro lugar”. Mais de 3.300 médicos, cientistas e pesquisadores, além de 46.000 profissionais de saúde de apoio, trabalham na Clínica Mayo, que tem unidades em Rochester (Minnesota), Jacksonville (Flórida) e Scottsdale/Phoenix (Arizona). Juntas, as três unidades tratam mais de meio milhão de pessoas por ano. | www.mayoclinic.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira