Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/07/2009 - 09:12

Programa de capacitação profissional beneficiará cerca de 1500 jovens em um ano

Com a inauguração de Escolas nas empresas SYL, Eaton, Ericsson, Santos Brasil, DHL, Guerra e Suzano, Rede Formare chega a 72 Escolas, ampliando o acesso à educação de jovens de baixa renda.

O Formare, projeto de educação profissional para jovens de baixa renda, idealizado e coordenado pela Fundação Iochpe, comemora a abertura de novas Escolas Formare nas empresas SYL, Eaton, Ericsson, Santos Brasil, DHL, Guerra e Suzano. Com essas inaugurações, o programa chegou à marca de 72 unidades escolares espalhadas pelo país, ampliando o acesso à educação dos jovens de baixa renda - serão beneficiados cerca de 1500 jovens em um ano. Somente no primeiro semestre de 2009 serão capacitados aproximadamente 700 jovens, em parceria com as empresas. Objetivo é capacitar cerca de dois mil jovens e chegar a 100 Escolas nos próximos anos.

“O Formare oferece uma possibilidade muito promissora para as empresas que pretendem atuar socialmente sem ter de comprometer o orçamento. É uma forma de investimento social cuja eficiência e resultados já foram efetivamente comprovados, a partir de um modelo consolidado ao longo de anos de experiência. O custo para implementação desse projeto é muito baixo e o retorno que ele proporciona às empresas é intangível ”, explica Beth Callia, coordenadora geral do Formare.

Todas as empresas que firmam parceria com o Formare mantêm, em suas unidades, espaços dedicados à capacitação dos jovens. Os formandos recebem certificados emitidos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação).. O Formare dispõe de cursos de Operador Metalúrgico e Serviços, Assistente de Produção e Montagem Mecânica, Auxiliar de Produção e Logística, entre outros. Além disto, o projeto proporciona condições para que os alunos desenvolvam habilidades como trabalho em equipe, solução de problemas, visão de futuro e cidadania.

Formare - O Programa Formare foi criado em 1988 dentro das empresas Iochpe-Maxion S.A. em Canoas (RS) e São Bernardo do Campo (SP) como uma oportunidade de formação profissional a jovens de baixa renda na própria empresa. Hoje é um modelo vitorioso de educação profissional dentro de empresas; transformou-se na primeira franquia social do Brasil e multiplicou-se para diversos ambientes empresariais.

O objetivo do programa é desenvolver as potencialidades de jovens de famílias de baixa renda, moradores das redondezas das empresas, a fim de integrá-los à sociedade como profissionais e cidadãos. Contudo, o projeto não se limita ao curso. Quando formados, os ex-alunos recebem apoio na obtenção do primeiro emprego. Aproximadamente 6,5 mil jovens já foram capacitados pelo Formare e cerca de 80% estão empregados.

Outro fator de destaque é a capacitação e a motivação que envolve os colaboradores da empresa quando aderem ao projeto como educadores voluntários. Pesquisas indicam, por exemplo, que aprendemos 70% do que discutimos com outros; 80% do que experimentamos; e 95% do que ensinamos. Ao tornar-se educador do Formare, o colaborador da empresa passa por todas essas fases. Segundo informações da Rede de empresas parceiras, foi possível comprovar que o desempenho do voluntário dentro das suas atividades e, principalmente, em seu convívio com outros colaboradores também melhora significativamente.

A Rede Formare (empresas que possuem Escolas Formare) é composta por Escolas de Educação Profissional, oferecendo instalações, benefícios e tempo de seus funcionários para atuarem como educadores-voluntários dos jovens.

Os cursos, com duração de no mínimo 800 horas/aula, são desenvolvidos pela equipe pedagógica do Formare, de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado de trabalho local. A orientação pedagógica baseia-se nas diretrizes do Ministério da Educação, que prevê o desenvolvimento de competências e habilidades obtidas por meio da associação de teoria e prática. Os cursos são certificados por instituição federal de ensino vinculada ao MEC – a UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira