Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/07/2009 - 09:25

Sinproquim lança programa de melhoria para pequena e média empresa

O programa foi desenvolvido dentro da realidade estrutural e econômica dessas empresas, para que alcancem os melhores patamares de gestão em questões como segurança, saúde, qualidade e meio ambiente.

Quando a tônica é o desenvolvimento sustentável, há um amplo leque de questões ligadas à segurança, saúde, qualidade e meio ambiente que muitas vezes comprometem a gestão das empresas. No caso das pequenas e médias empresas acontece o mesmo. E foi pensando nelas especificamente que o Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (Sinproquim) lançou o Programa Preparar, com o objetivo de promover para esse nicho de empresas dos setores químico e petroquímico melhorias no gerenciamento em diversos aspectos.

O programa parte da uma avaliação da companhia em termos de cumprimento das normas ambientais e de segurança no processo produtivo, sobre a questão da saúde dos colaboradores, procedimentos de gerenciamento e a qualidade dos produtos finais. A partir daí, inicia-se o processo de capacitação gerencial, que dará suporte às ações de melhoria a serem implantadas. O Preparar, como o próprio nome diz, tem o objetivo de dar suporte às empresas para melhorar sua eficiência na gestão empresarial, aumentar os canais de comunicação do setor, ajudar a evitar perdas ou danos e garantir ganhos econômicos de maneira sustentável.

É representativa a quantidade de micro, pequenas e médias empresas nos setores químico e petroquímico e, para elas, ações de melhoria continuada nem sempre são prioridade em função de custo e da falta de estrutura para a implantação. O Preparar foi desenvolvido com base no programa “Atuação Responsável”, da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), que atende às grandes empresas do segmento nesse tipo de adequação e hoje é reconhecido no Brasil e no mundo. O Sinproquim, em parceria com a Abiquim, adaptou os conceitos deste programa à realidade estrutural e econômica das pequenas e médias empresas.

O sindicato está mobilizando várias frentes para convidar as empresas a fazerem parte do Projeto Piloto do Preparar, sem qualquer custo nesta fase inicial. Na fase piloto, as empresas receberão todo o suporte do Sindicato, além de contarem com o apoio dos técnicos da Abiquim. Quando o programa for colocado em prática, será oferecido com custo acessível para este público-alvo.

Outra vantagem de participar no Projeto Piloto do Preparar é a troca de informações que as pequenas e médias empresas terão com as grandes companhias que já implantaram este tipo de solução. “Este suporte é fundamental, para que consigam dimensionar os ganhos que poderão alcançar com a implantação do programa”, afirma Nelson Pereira dos Reis, Presidente do Sinproquim.

Para o executivo, o Preparar é um programa de excelência de processos de produção do setor químico. “Desenvolvemos este programa para propiciar às pequenas empresas químicas instrumentos técnicos que facilitarão, inicialmente, o atendimento à legislação por meio do aprimoramento de seus sistemas de gestão e permitindo melhorias nos processos e produtos, que resultarão em ganhos para os participantes”, afirma Nelson Reis. Ele lembra que, nos dias de hoje, as exigências da sociedade por empresas que assumam ações responsáveis, social e ambientalmente, é muito grande. “Terá maior competitividade no mercado globalizado aquela empresa que conseguir aliar economia, qualidade, respeito às pessoas e ao ambiente”, concluiu o presidente do Sinproquim.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira