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22/07/2009 - 09:37

Natura Cosméticos atingiu R$1.049,4 milhões no 2T09

Crescimento de 18,8% em relação ao 2T08.

São Paulo – A Natura Cosméticos S.A. (BM&FBOVESPA: NATU3) anunciou no dia 21 de julho (terça-feira),os resultados do segundo trimestre de 2009 (2T09). As informações financeiras e operacionais a seguir, exceto onde indicado o contrário, são apresentadas em base consolidada, de acordo com a Legislação Societária em vigor, Lei 11.638/07.

Os efeitos do nosso plano de ação, anunciado no início de 2008, tornaram-se mais visíveis a partir da segunda metade do ano passado e continuam a apresentar resultados consistentes ao longo deste ano.

A receita líquida consolidada no 2T09 somou R$1.049,4 milhões, com crescimento de 18,8% em relação ao 2T08, período no qual os resultados ainda não refletiam integralmente os efeitos do plano de ação. O EBITDA foi de R$248,1 milhões com crescimento de 6,2% e margem de 23,6%. Se excluído o efeito não recorrente do crédito extemporâneo de PIS e COFINS no 2T08, o crescimento do EBITDA seria de 21,8%. O lucro líquido foi de R$168,3 milhões com crescimento de 19,3% em relação ao mesmo período de 2008.

No acumulado do ano (1S09) a receita líquida foi de R$1.894,2 milhões apresentando crescimento de 22,1% em relação ao mesmo período de 2008. O EBITDA alcançou R$432,1 milhões, com margem EBITDA de 22,8%, um crescimento de 17,7% em relação ao mesmo período de 2008. O lucro líquido foi de R$307,1 milhões com crescimento de 39,8% também em relação ao primeiro semestre de 2008. Reiteramos nosso compromisso de buscar um piso de 23,0% de margem EBITDA para os anos de 2009 e 2010.

O mercado alvo, medido pelo SIPATESP/ABIHPEC1, nos primeiros 4 meses do ano, cresceu 20,9%. Nosso market share no período evoluiu de 22,0% em 2008 para 22,8% em 2009. O total consolidado de Consultoras Natura – CN disponíveis alcançou 938,8 mil ao final de junho com crescimento de 23,2%, impulsionado pelo crescimento nas operações da América Sindicato da Indústria de Perfumarias de Artigos de Toucador no Estado de São Paulo / Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Latina e alavancado pela implementação do novo modelo comercial Consultora Natura Orientadora – CNO, cuja complementação do “Roll Out” efetivou-se em Maio último, com a efetivação de 8,5 mil CNO´s. No Brasil o total de consultoras Natura - CNs alcançou 798,7 mil, com crescimento de 20,9% e nas operações internacionais atingiu 140,1 mil com crescimento de 37,9%.

Neste trimestre inauguramos três novas Casas Natura em São Paulo (Santo Amaro, Osasco e Vergueiro) e duas no Chile (Santiago e Viña Del Mar). Os investimentos adicionais em marketing no Brasil acumulados até final de junho de 2009 somam R$147,9 milhões, financiados por R$165,1 milhões de ganhos de produtividade, considerando a base do ano de 2007. As fontes continuam as mesmas: ganhos de eficiência nas compras de insumos; revista Natura; redução de perdas e migração de pedidos para a internet, que atingiu 68,6% do total de pedidos realizados no 2T09, contra 50% no 2T08.

O índice de inovação ao final do semestre ficou estável em comparação com o 1º semestre de 2008 alcançando 64,6% (65,2% no 1S08). Seguimos evoluindo na implementação das Unidades Regionais e das Unidades de Negócios com o objetivo de impulsionar atividades da Natura nas regiões do Brasil e por marcas e categorias.

Nas operações internacionais continuamos com altas taxas de crescimento. A receita bruta cresceu 41,6% em moeda local no 1S09, representando 6,6% do total de nossas vendas. Pelo terceiro trimestre consecutivo as operações nos países em consolidação (Argentina, Chile e Peru) contribuem com resultados positivos mensurados pelo EBITDA. Decidimos encerrar nossas atividades na operação da Venezuela ao longo do segundo semestre deste ano.

Coerentes com o nosso comportamento empresarial orientado para a criação de valor de forma sustentável continuamos investindo na melhoria da educação pública, com o programa Crer para Ver, no Brasil e nas nossas operações internacionais (Argentina, Chile, Peru, México e Colômbia). No primeiro semestre de 2009, já confirmamos a participação de 170 municípios brasileiros no projeto Trilhas de Leitura, que visa promover o acesso de crianças de 4 a 6 anos à literatura infantil e, conseqüentemente, à cultura da língua escrita. Da mesma forma, nossa mobilização diante da crise das mudanças climáticas envolve toda a Natura. O Projeto Carbono Neutro, que tem a missão de reduzir em 33% as emissões relativas de gases do efeito estufa de toda a nossa cadeia produtiva entre 2007 e 2011, tem atingido suas metas: nos dois primeiros anos de implantação, eliminamos 9,0% de nossas emissões e o resultado apurado no primeiro quadrimestre de 2009 está em linha com a meta estabelecida para o ano.

Setor de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal no Brasil - Apresentamos abaixo os dados acumulados até o 1º quadrimestre de 2009, período em que o mercado alvo de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal cresceu 20,9%, em termos nominais (15,1% em termos reais2), conforme informado pelo SIPATESP/ABHIPEC3. O segmento de cosméticos e fragrâncias avançou 20,0% enquanto o de produtos de higiene pessoal aumentou 21,6%. Em termos reais, estes valores foram 14,2% e 15,8%, respectivamente.

O quadro a seguir apresenta também a participação da Natura nos dois segmentos: cosméticos e fragrâncias e higiene pessoal. Terminamos o 1o quadrimestre do ano com incremento de 80 pontos base no market share no mercado alvo, passando de 22,0% em 2008 para 22,8% em 2009.

A receita líquida consolidada alcançou R$1.049,4 milhões no 2T09, com crescimento de 18,8% em relação ao 2T08. Novamente destacamos o crescimento do canal por meio da implantação do modelo CNO como um fator importante para a evolução da receita. O plano de ação continua sendo utilizado como instrumento para apoiar os lançamentos de produtos com ações na mídia e no campo com as consultoras. Nos seis meses de 2009 a receita líquida foi de R$1.894,2 milhões com crescimento de 22,1% sobre o primeiro semestre de 2008. No Brasil a receita líquida foi de R$975,2 milhões no 2T09, sendo 17,0% superior ao 2T08. No semestre a receita líquida no Brasil alcançou R$1.758,5 milhões com evolução de 20,2% em relação ao 1S08. A produtividade4 média das consultoras ativas no trimestre apresentou uma queda de 2,2%, passando de R$2.988 reais para R$2.924 reais, como conseqüência das altas taxas de crescimento do canal, uma vez que as novas consultoras mostram-se em geral menos produtivas no início de sua carreira.

Nas operações internacionais a receita líquida alcançou R$74,2 milhões, com crescimento de 50,6% sobre 2T08 (40,7% em moeda local ponderada). No semestre a receita líquida foi de R$135,6 milhões nestas operações, com crescimento de 54,9% (41,7% em moeda local ponderada), representando 7,2% da receita líquida consolidada, versus 5,6% no primeiro semestre de 2008, demonstrando uma evolução em nossa estratégia de internacionalização.

O lucro líquido consolidado alcançou R$168,3 milhões no 2T09 versus R$141,1 milhões no 2T08, com aumento de 19,3%. No semestre o lucro líquido foi de R$307,1 milhões, com crescimento de 39,8% sobre o mesmo período de 2008 (R$219,7 milhões). Esta evolução no semestre teve como principais causas: (i) crescimento do resultado operacional da empresa; (ii) resultado financeiro líquido positivo devido a marcação a mercado das operações com derivativos cuja única finalidade é proteger o patrimônio da empresa contra variações cambiais; (iii) da redução da taxa efetiva do Imposto de Renda neste semestre, que passou de 29,0% para 19,1% (apropriação do beneficio fiscal gerado pela declaração dos juros sobre capital próprio referente a 2008, e a aceleração da amortização do ágio decorrente da reestruturação societária de 2004); e (iv) a apropriação de crédito extemporâneo PIS e COFINS contabilizado no 2T08. Lembramos que a partir de 2010 a taxa efetiva de IR/CSLL não será beneficiada pela amortização do ágio.

O EBITDA consolidado foi de R$248,1 milhões no 2T09 e de R$233,7 milhões no 2T08, com crescimento de 6,2%. A margem EBITDA passou de 26,5% no 2T08 para 23,6% no 2T09. Este crescimento está afetado pela receita não recorrente do crédito extemporâneo contabilizado no 2T08. Excluído este efeito o crescimento passa a ser de 21,8%.

A geração interna de caixa5 no 1S09 foi de R$353,7 milhões, 34,3% superior aos R$263,4 milhões registrados no 1S08. A este total foram investidos R$37,8 milhões no capital de giro operacional.

O incremento em 2009 deve-se a maiores investimentos em estoques decorrentes da descentralização física e maior cobertura das Operações Internacionais. É importante destacar mais uma vez que em 2008 houve um efeito extraordinário de R$122,0 milhões; resultados da política de crédito mais flexível adotada nas vendas de Natal de 2007; que resultou na redução no capital de giro daquele ano.

Os investimentos realizados no imobilizado em 2009 foram de R$46,5 milhões, alocados principalmente em tecnologia da informação, benfeitorias e expansão da capacidade de produção.

A geração de caixa livre foi de R$226,9 milhões no 1S09 versus R$294,3 milhões no 1S08. Excluindo-se o efeito extraordinário da política de crédito das vendas de Natal de 2007 a geração de caixa livre teria um crescimento de 31,7%.

Dividendos - Em 19 de julho de 2009 o Conselho de Administração aprovou “ad referendum” da Assembléia Geral Ordinária a ser realizada em 2010, o pagamento, em 12 de agosto de 2009, de dividendos referentes aos resultados auferidos no primeiro semestre de 2009 e juros sobre o capital próprio referentes ao período de janeiro a julho de 2009, no montante de R$215,2 milhões e R$25,0 milhões (R$21,3 milhões líquidos de imposto de renda na fonte), respectivamente, o que representa 104,2% da geração de caixa livre no semestre e 77,0% do lucro líquido de igual período.

Os dividendos e juros sobre capital próprio somados resultarão em uma remuneração líquida de R$0,55 por ação aos acionistas na data de 31 de julho de 2009. Os juros sobre o capital próprio serão contabilizados em 31 de julho de 2009.

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