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22/07/2009 - 10:09

EXAL aposta em novos conceitos de ambientação

Agilidade e conforto das praças de alimentação modernizam os restaurantes empresariais.

Curitiba– Os restaurantes empresariais deixaram de ser ambientes frios e impessoais. Um cardápio equilibrado, de boa qualidade e bem apresentado se une com um ambiente descontraído, onde os colaboradores, além de se alimentar, aproveitam para enriquecer o network e a interagir com os colegas.

A tendência do setor de refeições empresariais é transformar o restaurante de empresa em uma praça de alimentação corporativa, emprestando a agilidade, o ambiente descontraído e o conforto dos restaurantes comerciais.

Segundo Flávio Charles, gerente de Marketing da EXAL – Excelência em Alimentação, a praça de alimentação corporativa prioriza a oferta de vários serviços independentes com a mesma linguagem visual em um mesmo local. “Neste formato, o colaborador tem a impressão de comer em locais diferentes, evitando a sensação de estar sempre freqüentando o mesmo restaurante”, complementa.

Flávio enfatiza que cada restaurante exige projetos individuais que levam em conta os investimentos por parte do cliente ou, em certos casos, da própria Exal, número de serviços oferecidos e tamanho do local. Os projetos visuais desenvolvidos pela empresa são personalizados e resultado de pesquisas sobre os anseios do cliente e adequação dos materiais utilizados.

De acordo com o diretor, a ambientação deixou de ser voltada para a cozinha e concentra-se no estímulo ao ato de alimentar-se em um ambiente agradável e dentro do intervalo disponível. Dentro do conceito de praça de alimentação, o restaurante comporta quiosques independentes que oferecem opções de cardápios variados, como por exemplo, comida caseira, saladas, massas, grelhados ou lanches. “Esta organização facilita a visualização dos pratos, a movimentação das pessoas e dá uma nova dinâmica ao restaurante empresarial”, completa Flávio.

A política de inovação da EXAL é modificar o layout a cada dois anos, diversificando os painéis, a decoração e as cores do local. “O objetivo é mesmo quebrar a rotina e fidelizar o usuário com um restaurante sempre novo”, finaliza Flávio Charles. O diretor afirma também que a política tem servido como cartão de visitas para novos clientes.

Ambientes atualizados – Entre as primeiras a se preocupar com a ambientação dos restaurantes, a EXAL – Excelência em Alimentação investiu, nos últimos três anos, cerca de R$ 80 mil na comunicação visual dos restaurantes que já atende.

A idéia é oferecer restaurantes com vida por meio do uso de painéis em acrílico, madeira ou MDF, dando destaque às marcas próprias. A tecnologia também contribui para a criação de ambientes descontraídos. “Utilizamos muito a impressão digital, o recorte eletrônico e a laser. Como estamos trabalhando em um ambiente com a presença de alimentos, procuramos usar películas protetoras para evitar contaminações”, complementa Priscilla Souza, Analista de Marketing e responsável pelos projetos de comunicação visual da EXAL.

Outro artifício para tornar o local mais aconchegante é a utilização de cores quentes. Priscilla explica que os tons amarelados e avermelhados diminuem o ambiente, tornando-o mais aconchegantes. “Além disso, estas cores estão diretamente relacionadas ao ato da alimentação”, completa.

A área de arquitetura da empresa, afirma que os antigos buffets em linha já não respondem à preocupação das empresas com o bem-estar dos funcionários. Atualmente é preciso criar projetos únicos. Para isso, são escolhidos mobiliários específicos, a disposição de painéis é reorganizada e os quiosques seguem uma lógica de servimento.

Flávio afirma que em uma área de alimentação bem organizada, a pessoa vai direto onde estão os itens que lhe convém. “Isso otimiza o horário de descanso do funcionário. O ambiente deve estimular a integração dos colaboradores, tornando-se um momento de descontração”, enfatiza.

EXAL – Há 16 anos no mercado, a empresa atua no segmento de refeições empresariais e tem como diferencial a excelência na alimentação, visando oferecer aos clientes uma alimentação diferenciada, onde o bem-estar e a qualidade de vida estão em primeiro lugar. A empresa conta com, aproximadamente, 600 funcionários e oferece cerca de 10 milhões de refeições por ano. Os restaurantes são administrados por nutricionistas com formação em gestão de negócios e todos os profissionais passam por etapas de treinamentos e capacitação de acordo com a atuação dentro da empresa. | www.exal.com.br.

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