Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/07/2009 - 10:31

BNDES apóia com R$ 2 milhões restauro de três construções históricas em Laguna (SC)

Laguna é uma das três Cidades-Pólo eleitas para o biênio 2007-2009.

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou apoio financeiro, no valor de R$ 2 milhões, no âmbito da Lei Rouanet, para a Fundação Lagunense de Cultura. O objetivo é restaurar e reabilitar a edificação da antiga Usina Elétrica de Laguna (atual Memorial Tordesilhas), o Museu Anita Garibaldi e a Casa Pinto D'Ulysséa, todos localizados no município de Laguna (SC).

O projeto visa promover a cultura e a educação, oferecendo à população um conjunto de monumentos que detêm documentos sobre a história das grandes navegações, da geografia mundial, do Tratado de Tordesilhas e de Anita Garibaldi, heroína e lendária nos acontecimentos da Revolução Farroupilha.

A cidade de Laguna, em Santa Catarina, foi uma das escolhidas pelo BNDES para receber apoio no biênio 2007-2009 no chamado programa Cidades-Pólo. De dois em dois anos o Banco elege três cidades com patrimônio histórico significativo para centrar esforços na recuperação e preservação de edificações e de seu entorno.

No caso de Laguna, após discussão entre a comunidade, o IPHAN e uma equipe de técnicos do Banco, foram escolhidos os três projetos que recuperam as edificações do centro histórico, possibilitando ao município intensificar a atividade turística e cultural e, como conseqüência, a sustentabilidade econômica. As duas outras Cidades-Pólo desse biênio são Marechal Deodoro (AL) e Salvador (BA).

Com base nessas premissas, foram selecionados prédios com necessidade de restauro, e identificados os usos que eles poderiam ter após o processo. O Memorial Tordesilhas será o primeiro de mais três projetos inseridos nessa diretriz. Trata-se de uma edificação eclética típica da arquitetura de uso industrial do início do século XX, elevada do nível do solo por uma fundação de pedra aparente. Seus elementos formais remontam ao romantismo, como torreões com mãos francesas que sustentam os beirais no entorno do telhado. Outro aspecto característico da época são as janelas de grandes proporções que permitem uma ventilação adequada no interior da antiga usina.

Localizada no principal acesso ao centro histórico, na Avenida Colombo Machado Salles, próximo à Lagoa de Santo Antônio, a construção encontra-se em estado precário de conservação. A cobertura sofre sério ataque de cupins e as paredes se deterioram com a umidade.

O entorno do memorial, o centro da cidade, foi formado a partir do porto original e hoje abriga aproximadamente 600 imóveis. Merecem destaque a Casa de Anita Garibaldi, a Antiga Casa de Câmara e Cadeia, que hoje abriga o Museu Anita Garibaldi e a Casa Pinto D'Ulysséa, localizada na Praça Lauro Muller, na encosta do chamado Morro da Carioca. Todos, com exceção da igreja, serão recuperados com o apoio do BNDES e os recursos descritos acima.

O museu Casa de Anita Garibaldi evoca três séculos de arte e história, com valiosíssimas peças, inclusive arqueológicas. A construção é de 1747 e serviu de cadeia pública na parte inferior. No segundo andar funcionou a Câmara de Vereadores. Foi ali que aconteceu a histórica sessão extraordinária que culminaria na proclamação da República Juliana. O museu foi fundado em 1949, em homenagem ao centenário de morte de Anita Garibaldi.

Por fim, será restaurada a Casa Pinto D'Ulysséa, que será transformada em espaço cultural integrado para a realização de atividades como exposições do artesanato local. O local também contará com uma sala de visitação e pesquisa, voltada ao acervo do professor Wolfgang Ludwig Rau, referente à história de Anita Garibaldi. A casa funcionou como mercado público e sua construção peculiar, bem como a sua localização na entrada do centro histórico, fez com que fosse escolhida para concentrar a história e as atividades culturais da cidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira