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22/07/2009 - 10:45

Os Destinos Turísticos do Nordeste e os desafios do novo cenário econômico mundial


O Nordeste Brasileiro se posiciona como uma opção consistente para os clientes em busca de destinos turísticos e imobiliários com plataformas de competitividade embasadas em cultura, lazer, aventura, gastronomia, sol, praia e principalmente interação com a realidade comunitária e sustentável presente em muitas das iniciativas empresariais do setor na Região.

Alguns fundamentos embasam o reconhecimento da Região e de seus empreendimentos em seu esforço legítimo em ser pontuado como um destino turístico e imobiliário de primeira grandeza: a. A farta diversidade de localizações e opções em um circuito de acesso relativamente próximo dos principais aeroportos existentes nas capitais;

b. A infra-estrutura em evolução constante, e principalmente em projetos em desenvolvimento que apontam para um cenário melhor nos próximos 10 anos;

c. Um conjunto humano e ambiental tão diverso e rico que se iguala às opções para os mais diferentes gostos dos turistas de lazer e de negócios;

d. “Pólos culturais vivos” sobrevivendo aos ditames de consumo e problemas conjunturais da nova sociedade;

e. Alma do povo, das pessoas, do clima e da boa vontade, uma Região aguerrida e disposta a vencer realidades impostas por centenas de anos de diferenças e enfrentamento econômico com a natureza e as realidades desenvolvimentistas regionais do País;

f. O Nordeste crescerá consistentemente neste setor mais que qualquer outra Região do Brasil nos próximos 30 anos, atraindo a simpatia dos investidores em nível mundial e potencializando suas capacidades de alavancagem naturais;

O caminho de aprendizado trilhado até o momento passa por histórias de batalhas ferozes na busca de uma identidade capaz de angariar o respeito e admiração destes públicos sem fronteiras. Assistimos muitos empreendedores, profissionais, clientes e comunidades aprendendo, finalmente e na prática, lições fundamentais para um novo ponto de partida.

Ciclos de aprendizado que se encerram e dão início aos novos e melhores estágios desse desenvolvimento, muito mais maduro e equilibrado. Novos modelos desenvolvidos a partir de aprendizados e que se mostram mais viáveis para os empreendedores e mais capazes de colher os benefícios mútuos do desenvolvimento de uma atividade que emprega cada dia mais seres humanos e que remonta de muito tempo, mas que profissionalmente é tão jovem no nosso País, principalmente sob o prisma da competição em escala global.

A evolução natural desta atividade na Região Nordeste é visível e louvável encontrar os caminhos para o seu desenvolvimento equilibrado será cada dia mais uma tarefa de toda a sociedade. O ponto de partida é a experiência, aproveitar o aprendizado faz parte da humildade dos que crêem que é possível fazer melhor. O Nordeste tem a opção de buscar fazer melhor.

Dentro deste contexto questiona-se sobre as oportunidades de mercado para adquirir os produtos já desenvolvidos e em desenvolvimento. A resposta é tão complexa quanto difícil de ser colocada em prática: passa pelo aproveitamento das lições consolidadas em entidades representativas da sociedade e dos resultados práticos deste aprendizado na forma de leis e senso comum desenvolvido pelos negócios e que direcionem os nossos produtos para o lado valorizado dos disponíveis na grande prateleira dos destinos turísticos e imobiliários do mundo.

Canalizar esses esforços, respeitando os limites possíveis determinados pela sociedade e com o desenvolvimento de um poder de abrangência de ações positivas de reconhecimento das grandes diferenças competitivas deste destino chamado Nordeste Brasileiro, faz parte deste estágio da evolução e é o caminho crítico para atingir as metas que estão traçadas no inconsciente de uma nova geração de profissionais que acredita que é possível encontrar uma ponte para o desenvolvimento através do desenho de negócios com atributos viáveis de diferenciação e através deste setor tão desafiador e gratificante.

Existe mercado para todos os empreendimentos em fase de implantação e isso passa pelo desenvolvimento de uma nova dimensão de negócios e produtos estruturada para conquistarmos o coração e a mente dos mercados que têm inclinação pelo nosso estilo nordestino de ser.

Essa nova dimensão demonstra um brasileiro com tempero e ginga. Com um requinte despretensioso. Com uma coexistência de carências e progresso que está no DNA de nossa realidade. Se auto-afirmar como produto que enfrenta seus desafios com determinação e enaltece suas riquezas e pontos positivos somente pode encantar as pessoas que preferem as verdades turísticas e imobiliárias que os ambientes de faz de conta. Temos o nosso público, o público das realidades.

A leitura do cenário para os homens de negócios e investidores mudou a partir do prisma da diversificação de carteiras e a busca de atividades econômicas com padrão imobiliário e com plataforma de operações, com forte foco em gestão e integração e equilíbrio com a sociedade e o meio ambiente.

Com planos e com capacidade de gestão e desenvolvimento mesmo quando o mundo sofre, o nosso mercado é conduzido para uma espera privilegiada quando o ciclo atual chegar ao fim. Que trabalhemos os fundamentos econômicos e que busquemos a evolução contínua dos nossos padrões de qualidade.

A integração de setores, entidades e organismos, com foco na utilização de recursos para infra-estrutura e preparação das pessoas e dos ambientes para acolherem com amplitude e equilíbrio os negócios desenvolvidos e em desenvolvimento é um objetivo louvável para todos e isso se torna uma agenda de sustentabilidade para a grande gama dos que acreditam possível viabilizar uma Região economicamente. Um novo caminho econômico para um povo acostumado com desafios e ciente de suas responsabilidades.

Por: Nilson Nóbrega, Diretor Geral & CEO da Prima Empreendimentos Inovadores S.A. (ww.primainova.com.br), Bacharel em Direito pela UFPB e Extensão em Turismo e Hotelaria pela UFBA, especialista pós-graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, Master Business Administration em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, e formação em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas.

Ex-CEO da TDMAlphaBrazil e da Omegapar Empreendimentos e Investimentos, vice-presidente de Finanças, vice-presidente de Operações, Vice-Presidente de Asset Management da Costa do Sauípe, diretor geral da CBB e Gerente Geral no BB S.A. em Salvador. Especialista no mercado imobiliário e turístico, dirigiu e aportou conhecimentos de gestão a alguns dos principais negócios deste setor no Brasil, tais como o Complexo Turístico e Imobiliário da Costa do Sauípe, o Complexo Hoteleiro do Alvorada Brasília, o EcoResort do Cabo de Santo Agostinho, o EcoResort de Angra dos Reis e Hotel Renaissance de São Paulo, assim como diversos outros trabalhos de gestão e desenvolvimento de negócios turísticos e imobiliários no País.

. [Foto-legenda: (esq./dir.) Roberto Carlos Lopes, vice-presidente da Adit na Bahia e Nilson Nóbrega, CEO da Prima].

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