Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2009 - 09:34

Cisco ajuda a ampliar conectividade wireless na cidade do Rio de Janeiro

Solução Wireless Mesh para banda larga gratuita é implementada ao longo das orlas de Ipanema e Leblon.

Rio de Janeiro – A Tecnologia Wireless Mesh da Cisco está ajudando a melhorar a conectividade na cidade do Rio de Janeiro. O projeto Orla Digital, desenvolvido pela COPPE (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pelo governo do Estado selecionou a tecnologia Cisco para infraestrutura de rede Wi-Fi, a fim de disponibilizar conexão gratuita e de alta velocidade nas praias de Ipanema e Leblon.

O anúncio foi feito durante a cerimônia de lançamento com a participação do governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, dentre outras autoridades.

Destaques: O projeto Orla Digital começou em 2008, quando o estado do Rio de Janeiro começou a utilizar a tecnologia Wi-Fi na orla de Copacabana.

Em 2009, o governo decidiu expandir o projeto para uma área mais ampla e escolheu a Cisco para implementar a tecnologia wireless nas praias de Ipanema e Leblon.

Com essa cobertura, o Rio de Janeiro passa a ter uma das mais extensas áreas a céu aberto com conexão de internet gratuita na América Latina. O projeto Orla Digital abrange 8.5 km com 44 pontos de acesso de wireless, o que possibilita mais de 2 mil conexões simultâneas. Vinte rádios Cisco Wireless Mesh Networking foram instalados ao longo de 6 km de orla.

O sistema da Orla Digital opera a uma capacidade nominal de 25 megabits por segundo, capaz de atender às 2,15 milhões de pessoas que vivem, trabalham e transitam ao longo da orla que vai de Copacabana ao Leblon.

A solução Cisco Unified Wireless Network também disponibiliza ferramentas com recursos de gerenciamento de rádio. Essa ferramenta automaticamente modifica o canal de radio frequência caso muitos usuários estejam conectados no mesmo ponto, acionando outra frequência menos carregada para equilibrar a demanda do acesso, garantido a qualidade do serviço.

Esse estágio do projeto de implantação de infraestrutura wireless vai além da simples disponibilização da banda-larga. O Orla Digital foi planejado como uma plataforma capaz de adicionar serviços como monitoramento da localização dos usuários da rede e implantação de câmeras de vídeo para vigilância voltadas à segurança pública.

O parceiro de negócios da Cisco envolvido nesse projeto é a Verto Technologies, baseada no Rio de Janeiro.

Citações

Amos Maidantchik, gerente para o setor público da Cisco Brasil

“É uma honra para a Cisco ser uma participante nesse formidável projeto. O estado do Rio de Janeiro compreendeu o papel da tecnologia da informação e da comunicação como um importante pilar para o desenvolvimento da infraestrutura necessária para conectar grandes cidades, utilizando a internet como plataforma.”

Alexandre Cardoso, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro

“A experiência de fornecer conectividade de internet na cidade é extremamente interessante e atinge diferentes classes sociais. Acreditamos que o Rio de Janeiro está agora se tornando uma das cidades mais digitalizadas do mundo.”

Luis Felipe de Moraes e Claudio Amorim, coordenadores do projeto e professores da COPPE

“Um dos diferenciadores competitivos do equipamento implantado em Ipanema é o monitoramento de frequência da Cisco, recurso que permitirá aos administradores da rede equilibrar a demanda de acesso. O sistema é projetado para maximizar o tráfego de dados e de cobertura, fornecendo conectividade para todas as pessoas quando elas quiserem e onde quiserem.”

A Cisco (Nasdaq: CSCO) é líder mundial em redes que transformam a maneira como as pessoas se conectam, comunicam e colaboram. | w.cisco.com.br. | ww.ciscoredacaovirtual.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira