Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2009 - 09:42

Executivos de TI investem em custódia de Códigos Fonte em seus contratos

Estudo realizado pela divisão Digital da Iron Mountain destaca preocupação em minimizar riscos operacionais em tempos de crise.

A Iron Mountain, líder mundial em tecnologia para a custódia, administração e gerenciamento de informações, aponta em estudo conduzido pela divisão Digital da empresa que 62% dos executivos incluem serviços de custódia de códigos fonte, ou escrow, como parte da negociação da compra de softwares. Foram ouvidos 174 líderes de TI de empresas listadas no ranking da Fortune 500. Esta medida integra a política de prevenção de riscos da operação, pois protege a empresa da possibilidade do fornecedor suspender ou até mesmo diminuir o suporte ao produto e/ou solução adquirida.

O contrato de escrow garante que empresas que adquiriram a licença para utilizar um software tenham acesso ao código-fonte desse aplicativo, caso ocorra algum incidente com a empresa desenvolvedora. Entretanto, para 46% dos entrevistados, o depósito destes dados em uma terceira parte confiável é fundamental para preservar a integridade das informações.

Além de constituir um único ponto de contato para todas as necessidades de custódia de código, este parceiro neutro também é responsável por garantir que os acordos sejam acompanhados de serviços de verificação técnica. Desta forma, se assegura que todos os componentes necessários estejam incluídos e que funcionem adequadamente.

"Existe uma preocupação crescente nas empresas em preservar o funcionamento dos softwares considerados vitais para a operação", afirma Luis Carlos Cornetta, presidente da Iron Mountain no Brasil. "Em momentos de crise isso se torna ainda mais premente. Por isso, é fundamental garantir que as informações estejam armazenadas em lugar correto e seguro", complementa o executivo.

O objetivo da pesquisa realizada pela divisão Digital da Iron Mountain foi entender como os acordos de escrow tecnológico e os serviços de verificação técnica podem proteger as companhias dos problemas relacionados à quebra de contrato, especialmente neste momento turbulento de crise financeira mundial.

Atualmente, a Iron Mountain atende 75% das 500 maiores empresas listadas no ranking da revista Fortune e 93% das principais empresas de software do mundo. Como uma terceira parte, neutra e confiável, a empresa custodia valiosos ativos de tecnologia, como código-fonte de software ou ambientes completos de desenvolvimento destes.

Na posição de intermediária - no centro de gerenciamento escrow -, a Iron Mountain ajuda a documentar e manter a integridade da propriedade intelectual do desenvolvedor e, ao mesmo tempo, assegura o acesso de licenciados a esses materiais em circunstâncias controladas e específicas. "Essa atuação diferenciada da empresa resulta em maior controle e segurança para todas as partes, permitindo que protejam a si próprias e, ao mesmo tempo, mantenham uma vantagem competitiva", finaliza o presidente.

Perfil da Iron Mountain - A Iron Mountain é a empresa nº 1 do mundo em tecnologia para a custódia, administração e gerenciamento de documentos. Com mais de meio século de trajetória como provedora mundial de soluções documentais, a empresa conta com disponibilidade e capacidade para atender 100% das contingências de forma segura, 24 horas do dia, 365 dias por ano. Uma rede mundial de administração e custódia de documentos, em toda sua diversidade de formatos, back-ups, imagens e informações digitais, facilita o acesso à informação crítica de forma simples, econômica e segura. A alta tecnologia e profissionais altamente capacitados, com experiência internacional, permitem à empresa oferecer a mais completa gama de soluções aos clientes. [ttp://www.ironmountain.com.br.]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira