Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2009 - 09:59

Instituto Paulo Gontijo e Capes entregam I Prêmio PG Capes de física

Descoberta vencedora pode se destinar, no futuro, à elevação da segurança na comunicação entre pessoas, como em transações bancárias.

O Instituto Paulo Gontijo – em parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) – promoveu a entrega do I Prêmio PG Capes de Física. A iniciativa que objetivou valorizar a melhor tese de doutorado aprovada nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, concederá o valor de R$ 15 mil ao doutorando Alessandro de Souza Villar por sua pesquisa intitulada “Emaranhamento Multicolor entre Feixes Intensos de Luz”.

Desenvolvida na área de ótica quântica, a tese baseia-se na produção de dois feixes de luz, por meio de um oscilador paramétrico ótico (OPO), a partir de um feixe de laser incidente. “Mostramos, pela primeira vez, que os dois feixes criados estão emaranhados, ou seja, suas intensidades são iguais e suas fases são opostas, apesar de indefinidas individualmente”, explica o autor do estudo, Alessandro Villar.

O estudo ainda prova a previsão teórica “de que não apenas os dois feixes produzidos pelo OPO estariam emaranhados, mas que o emaranhamento se estenderia ao feixe utilizado originalmente para bombear o sistema”.

Segundo Villar, essas descobertas podem se destinar, no futuro, à elevação da segurança na comunicação entre pessoas (como em transações bancárias) e no aumento da velocidade da resolução de problemas computacionais (como a fatoração de números, atualmente, empregada em criptografia), no chamado computador quântico.

A cerimônia de entrega do I Prêmio PG Capes de Física ocorreu no dia 22 de julho, no Edifício da Capes. O espaço se localiza no Setor Bancário Norte – Quadra 2, Bloco L, Lote 06 – Brasília/DF. O evento contará com a presença do Ministro de Estado da Educação, Fernando Haddad, e do Ministro de Estado de Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende.

O I Prêmio PG Capes de Física é parte integrante do Grande Prêmio de Teses da Capes, uma iniciativa que também prestigia as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias, Engenharias e Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Lingüística, Letras e Artes. O Grande Prêmio, que reconhece o melhor trabalho de todas as áreas, confere ao vencedor: diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado internacional de um ano; auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional, para o orientador, ou a mesma quantia em recursos para custear o projeto aprovado pela Capes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira