Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2009 - 10:24

Varejo tem o cheque como principal ferramenta pós-crise

Com o aumento dos cheques honrados, cresce promoções e parcelamentos.

São Paulo – Após os primeiros indícios de retomada do crescimento econômico, os brasileiros voltaram a honrar seus pagamentos, segundo a última pesquisa da TeleCheque, empresa de concessão de crédito no varejo. Do total de cheques emitidos em junho, 97,69% foram honrados, um crescimento de 0,71% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Em relação ao mês de maio, houve um aumento de 0,49%.

"Este crescimento é muito significativo para a economia do país, uma vez que é reflexo da volta do poder de compra dos consumidores brasileiros, que após a reconquista do crédito, farão de tudo para cumprir os compromissos e manter o nome 'limpo'”, explica José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque. Paralelamente, esse cenário também é positivo para os varejistas. "Eles se sentem mais seguros e ousam, criando promoções. Isso garante a lucratividade do estabelecimento e fideliza a clientela que busca acima de tudo, bons preços e facilidades de pagamento", completa o vice-presidente.

Diante desse cenário, Goiás se manteve na liderança do índice de bons pagadores pelo segundo mês consecutivo com 98,62%, seguido de São Paulo Interior (98,25%), Sergipe (98,24%), Minas Gerais (98,09%), Rio de Janeiro (98%) e Mato Grosso (97,99%). "Estes Estados estão em franca expansão, com oportunidades de emprego e crescimento na indústria e nos serviços. Assim, são os que têm mais condições de manter o pagamento em dia. ", destaca Praxedes.

Vale ressaltar que os critérios de pesquisa da TeleCheque consideram os valores em reais das transações com cheques e não a quantidade de folhas de cheques emitidas - metodologia esta mais adequada à realidade e às necessidades do varejo.

Cheques Fraudados - Ansiosos por vender mais, porém atentos na hora do recebimento do cheque, os lojistas garantiram o declínio na emissão de cheques fraudados. Segundo a TeleCheque, em junho, a fraude no Brasil teve queda de 12,50%, quando comparado a maio, e de 6,67% em relação a junho do ano passado. "O comércio brasileiro voltou a investir no recebimento com cheque, pois encontrou neste meio de pagamento uma ferramenta segura, de baixo custo e flexível. ", finaliza o vice-presidente.

Tabela de cheques honrados - Junho/09:

TeleCheque: Há 25 anos no mercado, a TeleCheque, empresa especializada na concessão de crédito no varejo e líder no mercado de verificação e garantia de cheques do país, vem aperfeiçoando seus serviços para que seus clientes possam expandir suas vendas e a oferta de crédito a seus consumidores, com total segurança. O banco de dados da empresa é alimentado por informações fornecidas pelo Banco Central, por mais de 100 instituições financeiras, pelos usuários do sistema, pela base de dados da TeleCheque e por parceiros, reunindo cerca de 309,5 milhões de informações de mais de 50 milhões de emitentes, atualizadas permanentemente. Atualmente, mais de 12 mil usuários utilizam os seus sistemas em mais de mil municípios do Brasil. A empresa é associada à Abracheque (Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira