Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2009 - 10:17

Ministro do Turismo assina convênios com a Prefeitura de Bento Gonçalves, e anuncia início de projeto piloto


Recursos em torno de R$ 2 milhões

O ministro do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho esteve em Bento Gonçalves no dia 22 de julho (quarta-feira), acompanhado do secretário estadual de Turismo, José Heitor Gularte, o ministro assinou convênios do Ministério com a Prefeitura de Bento Gonçalves (RS), representada pelo prefeito Roberto Lunelli, para os projetos de repasse de verbas para reforma do telhado no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (liberação da primeira parcela) e a Construção do novo Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Pipa Pórtico e sinalização turística no município. O total dos recursos aproximam dos R$ 2 milhões.

O ministro também citou o Projeto piloto de gestão do Turismo e a implantação de um software com um sistema de gerenciamento do turismo, que estão em fase de implantação no município e servirão de modelo para os 65 destinos indutores do turismo do Brasil, grupo do qual Bento Gonçalves faz parte. Barretto anunciou durante a solenidade que o programa também deverá receber os dados do estudo de competitividade, pesquisa que é realizada pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o MTur nos destinos indutores. O trabalho deve se estender até o ano de 2014. Por ser destino indutor, Bento Gonçalves, segundo Barretto, tem grande probabilidade de receber uma seleção durante a Copa de 2014, bem como a região da Serra Gaúcha. Segundo a secretária municipal de Turismo, Ivane Fávero, a empresa contratada está elaborando o programa e o primeiro passo para o município será a construção de um plano de ação. Os trabalhos serão acompanhados por um grupo gestor. Em junho, técnicas do Ministério do Turismo e do Instituto Marca Brasil estiveram em Bento Gonçalves para instruções de funcionamento do projeto piloto.

O secretário estadual José Heitor Gularte parabenizou o município pela vinda do ministro e andamento dos projetos e também o ministro, por ser o primeiro a liberar recursos pelo Prodetur, programa do Ministério do Turismo e a importância da parceria do MTur com o Estado e os municípios. "O senhor está na históira de Bento e das cidasdes que receberam recursos do Prodetur", disse. Antes da solenidade, as autoridades discutiram a questão dos números do turismo, e a dificuldade em se obter dados precisos. Para mudar esse cenário, Gularte citou que o Governo do Estado tem o trabalho de criação de um observatório, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul e a PUC, com assinatura prevista para o próximo mês. "Vamos fazer um trabalho compilando todos os dados de uma inventariação turística com esse observatório do turismo", afirma. "Começamos a sinalização com três regiões do Estado, e aqui, que é parceria com o ministério. Começamos fazer a primeira obra concreta da Copa, a construção dos centros de atendimento ao turista na região da fronteira, já organizando o receptivo aos turistas que virão ao Brasil em 2014.

O prefeito Roberto Lunelli afirmou que a vinda do ministro representa o potencial turístico que Bento Gonçalves, como um dos 65 destinos indutores do turismo no Brasil, tem. "É uma grande responsabilidade que temos que assumir e mostrar cada vez mais o que é a marca Bento Gonçalves, o que a cidade pode proporcionar e gerar de emprego e renda em cima do turismo. É difícil colocar em estatísticas tudo o que o turismo agrega na economia, na geração de emprego e renda, mas sabemos que Bento Gonçalves hoje está na vitrine mundial. "Temos muitos pedidos a fazer, mas o principal é o reconhecimento de Bento Gonçalves como um centro indutor de turismo para o Brasil e o mundo". Lunelli também agradeceu o trabalho das equipes do turismo federal, estadual e municipal pelo trabalho que vem sendo feito para o município.

O evento aconteceu nas dependências da Vinícola Salton, no distrito de Tuiuty. Na ocasião, o prefeito também entregou ao Ministro uma carta de intenções, que contém, dentre outros itens, ações para os projetos do trem regional, museu do móvel e museu do vinho. O prefeito salientou que o trabalho busca fortalecer o turismo não somente em Bento Gonçalves, mas também nos municípios próximos, "que nós geralmente sejamos um polo, um destino indutor do turismo, e nos propomos a isso", afirma. Também estiveram presentes o diretor de Infraestrutura logística do Ministério do Turismo, Roberto Bortolotto, a assessora técnica da Setur Vanessa Felter, o deputado estadual Fabiano Pereira, presidentes de entidades de classe e associações ligadas ao turismo do município, integrantes do grupo gestor do Turismo municipal.

A secretária municipal de Turismo, Ivane Fávero, lembra que o processo licitatório de ambos os convênios assinados já está em andamento e em breve deverá ser publicado o edital. As obras devem iniciar ainda neste ano.

A vinda a Bento Gonçalves faz parte de um roteiro de visitas do Ministério aos destinos de inverno brasileiros. O ministro e o secretário de Estado receberam das mãos do prefeito uma lembrança do município - uma peça de artesanato local, um folder do Tour Via del Vino (também na versão braille) e um CD com o vídeo de Bento Gonçalves como cidade candidada a subsede de seleção para a copa de 2014. As autoridades também receberam produtos da vinícola.[ Por: Gisele Garcia de Oliveira/Ascom-Bento Gonçalves | Crédito/foto:Almir Dupont]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira