Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2009 - 10:18

Feira das Américas no Rio de Janeiro: Governo do Estado e Prefeitura garantem permanência por mais quatro anos


O evento, já é considerado o maior das Américas, depois da feira dos Estados Unidos, logo chegará ao nível das mais importantes do mundo, como as de Madri, Berlim e Milão, observa o governador Sérgio Cabral, que terá mais motivos para comemorar com a realização da Fórmula Indy em março de 2010 no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro.

A Feira das Américas, seguramente o maior evento de negócios turísticos da América Latina, continuará a ser realizada no Rio nos próximos quatro anos. A permanência da feira foi assegurada na manhã do dia 23 de julho (quinta-feira), no Palácio da Cidade, sede da prefeitura, em Botafogo, Zona Sul, quando o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes assinaram um termo de compromisso com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), pelo qual os governos do estado e do município repassarão, a cada ano, R$ 600 mil para a organização do evento.

O presidente da ABAV, Carlos Alberto Amorim Ferreira, também assinou o documento, que inclui outras ações dos dois governos para a organização da feira, como apoio institucional e de divulgação. A cerimônia marcou ainda o lançamento oficial da Feira das Américas 2009 e do 37º Congresso Brasileiro de Agências de Viagem. O evento, que ocorre no Rio desde 2003 e recebe, anualmente, mais expositores e mais visitantes, corria o risco de migrar para São Paulo.

– Esta união de poderes públicos é fundamental para o turismo. Pela primeira vez, desde 2003, a feira será aberta, em outubro, conjuntamente pelo governador do estado e pelo prefeito da cidade – lembrou Amorim Ferreira, numa alusão à ausência do ex-prefeito às cerimônias anteriores.

Por considerar o Rio de Janeiro como o principal portão de entrada de turistas internacionais no país e pelo fato de a cidade ter o maior número de centros de convenções, o governador colocou como prioridade absoluta a permanência da feira no Rio. Para ele, o evento, já considerado o maior das Américas, depois da feira dos Estados Unidos, logo chegará ao nível das mais importantes do mundo, como as de Madri, Berlim e Milão.

– A Feira das Américas vai progredir cada vez mais. O setor de hotelaria, junto com os operadores e agências de viagens internacionais, estão conseguindo trazer mais investimentos e turistas para o nosso estado. A feira é muito importante neste contexto e contribui para a manutenção do alto astral que é a marca da nossa cidade – definiu Cabral.

O governador aproveitou para anunciar que será lançado, no dia 15 de setembro, em Paris, o primeiro Guia Michelin da América do Sul, com grande destaque para o Rio de Janeiro. Já o prefeito citou a vocação do Rio para sediar eventos deste tipo e porte.

– É uma área do turismo fundamental, talvez a mais ativa do mundo. Portanto, garantir a ABAV nos próximos anos aqui é uma conquista importante para a cidade, graças à parceria da prefeitura com o governo do estado – frisou Paes, acrescentando que os dois níveis de governo se dispõem a conceder mais incentivos e suporte à permanência da feira no Rio, caso seja necessário.

Desde quando se fixou no Rio, a Feira das Américas só faz crescer em metragem, ano a ano. O espaço útil passou de 17.118 metros quadrados, em 2003, para 50 mil metros quadrados, no ano passado. Em 2008, pela primeira vez, os cinco pavilhões do Riocentro foram ocupados pela feira.

– Temos espaço para crescer duas vezes e meia no Pavilhão 2 e mais de quatro mil metros quadrados no 3 – detalhou o presidente da ABAV nacional.

Amorim Ferreira informou ainda que o número de participantes, entre agentes de viagens nacionais e estrangeiros e outros profissionais envolvidos com a feira, também cresceu consideravelmente. Se em 2006 foram 22.824 profissionais, em 2008 foram 26.715 e a expectativa para este ano é a participação de 30 mil pessoas. Centenas de empresas, de uma maneira ou de outra relacionadas com o turismo, já confirmaram presença.

Já o Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, que vai ocorrer paralelamente, pretende preparar os agentes para as tendências do setor, debater temas atuais e ouvir os mais diversos setores ativos da indústria turística, através de seminários e plenárias.

Além de empresários do setor turístico e parlamentares, prestigiaram a solenidade os secretário estaduais chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, presidente da Turisrio, Nilo Sérgio Felix, a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins e o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Melo, o presidente nacional da ABAV, Carlos Alberto “Kaká” Amorim, o presidente da ABIH –RJ, Alfredo Lopes, entre outras autoridades.

E o Rio de Janeiro já comemora também o recebimento da Fórmula Indy - O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou por meio de seu Twitter (serviço de envio de mensagens pela internet), que a cidade receberá prova da Fórmula Indy. Em 2010

De acordo c om o prefeito, a reunião com dirigentes da Indy ocorreu no dia 22 de julho (quarta-feira), e ficou definido que a prova será em março de 2010, no Aterro do Flamengo, - a vista vai deixar Mônaco no chinelo – comemora Paes, orgulhoso.

Não é a primeira vez nesta semana que o mundo da política se envolve com a Fórmula Indy, no último dia 20 de julho (segunda-feira), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu apoio para que a prova de abertura do campeonato mundial em 2010 fosse realizada no Brasil. O objetivo é promover o uso do etanol brasileiro.

O piloto campeão das 500 milhas de Indianápolis Helio Castroneves esteve presente e ainda aproveitou para presentear Lula com um capacete. | Por: Guedes de Freitas, com edição da Fator Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira