Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2009 - 10:32

Gestão para liderança

“ Em 2008, a ArcelorMittal Brasil viveu, como todas as empresas do setor siderúrgico, momentos antagônicos. Os três primeiros trimestres foram extremamente positivos para todos os segmentos da nossa atuação no Brasil, o que assegurou resultados expressivos para a Empresa.

E isso é motivo de orgulho. Impulsionados pelo crescimento da economia brasileira, mantivemos nossa posição de destaque nos mercados de aços longos e planos ao carbono. Nossas unidades apresentaram indicadores de performance incluídos entre os melhores do Grupo, especialmente em relação a custos de produção, e de eficiência operacional e gerencial.

O compartilhamento de serviços, por meio do desenvolvimento do Centro Corporativo da ArcelorMittal Brasil, assegurou-nos ainda crescentes ganhos de sinergia. A partir de setembro, no entanto,a grande mudança nos rumos da economia mundial impactou nossos resultados de forma significativa e alterou o cenário para os próximos meses. Apesar dos números finais ainda serem satisfatórios, a situação recomendou cautela e exigiu adaptações por parte da Empresa. A reação da ArcelorMittal para fazer frente à nova realidade de negócios foi decisiva e rápida. O Grupo passou a focar sua atuação em uma estratégia de curto e médio prazos com ênfase nos chamados “3 Cs”: Custo, Cliente e Caixa. Entre as decisões adotadas, houve uma revisão nos planos de investimentos, com o intuito de reduzir despesas para os próximos trimestres. Em relação ao capital de giro, conseguimos melhorar o fluxo de caixa, seja pela redução de estoques de matéria-prima e produtos acabados, seja pelo maior monitoramento sobre as contas a pagar e a receber.

Em linha com as diretrizes do Grupo, a ArcelorMittal Brasil se adaptou rapidamente ao novo momento. Contamos com o engajamento de todas as áreas da Empresa para atender às novas demandas do cenário internacional, promovendo revisões de orçamento, além da redução de despesas gerais administrativas e de custo nos processos operacionais.

A resposta firme e positiva frente à nova situação econômica não nos afastou, entretanto, de nosso compromisso com a Qualidade, a Liderança e a Sustentabilidade, os grandes pilares que orientam nossas ações. Na medida em que as ações definidas em 2008 colocam o Grupo ArcelorMittal bem posicionado para o futuro, sentimonos seguros para realizar nosso objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural do país.

Neste relatório, apresentamos as principais ações relacionadas à nossa atuação sustentável em 2008. Temos a certeza de que muitos dos projetos e ações aqui descritos terão não apenas continuidade, mas serão diversificados e intensificados. Reafirmamos nosso compromisso com iniciativas em favor da sustentabilidade, em especial com os princípios dos direitos humanos, direitos do trabalho, proteção do meio ambiente e combate à corrupção estabelecidos pelo Pacto Global da ONU, do qual somos signatários.

Com o mesmo espírito empreendedor que faz da Empresa a líder mundial no setor siderúrgico, pretendemos manter nosso apoio às comunidades nas quais estamos inseridos, intensificar relações transparentes e profícuas com colaboradores, fornecedores, consumidores e demais stakeholders, e evoluir ainda mais na sustentabilidade dos nossos negócios”, concluiu Carlo Panunzi, CEO ArcelorMittal Brasil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira