Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2009 - 10:38

Executivos esperam que condições de negócios melhorem em 12 meses

Níveis de otimismo variam, de acordo com estudo realizado pela Economist Intelligence Unit e patrocinado pela SAP.

Pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, espera-se que o PIB mundial encolha este ano. O consumo global está em baixa, os mercados de ações foram impactados, o comércio e o número de empregos vêm diminuindo. Ainda assim, de acordo com uma pesquisa realizada pela Economist Intelligence Unit e patrocinada pela SAP, as condições empresariais globais devem melhorar.

A pesquisa, denominada Relatório Básico de Expectativas, foi realizada em maio de 2009, entrevistou 1.032 executivos de 88 países e perguntava aos participantes sobre suas expectativas de perspectiva de negócios ao longo dos próximos 12 meses.

Entre os entrevistados, 42% identificaram-se como vice-presidentes ou executivos-sêniors, 28% como diretores e 30% como gerentes ou outros cargos. Os participantes representam os setores mais importantes e o setor público, em particular, o segmento de serviços financeiros (25%), serviços profissionais (18%), industrial e automotivo (17%). As companhias participantes são de todos os portes, porém, 57% delas têm mais de US$ 300 milhões em receitas anuais globais e 54% realiza negócios internacionalmente.

De modo geral, a análise demonstrou que os executivos que esperam melhoras nas condições de negócios para o próximo ano superam o número daqueles que acreditam que elas irão piorar na proporção de dois para um. No entanto, o nível de otimismo é muito variável dependendo do setor de atuação e da localização geográfica de cada entrevistado.

Entre as conclusões fundamentais do estudo, estão: • Diferenças setoriais. Executivos nos setores de energia e tecnologia são os mais otimistas com as perspectivas de seus segmentos: os que esperam que as condições melhorem superam o número daqueles que prevêem deterioração por uma margem de quatro para um. Os entrevistados nos setores de atendimento médico e público são os menos esperançosos.

• Diferenças regionais. Executivos da região Ásia-Pacífico que acreditam na melhora das condições de negócios superam aqueles que esperam um agravamento da situação à base de quatro para um. Porém, na Europa Oriental e América Latina, um número maior de executivos está pessimista quanto às perspectivas.

• Melhores perspectivas mais perto de casa. Executivos estão mais otimistas quanto às perspectivas de suas próprias empresas do que estão sobre as perspectivas de outros setores da economia.

Em uma escala de 0 a 10, a expectativa média resultado da análise para os próximos 12 meses é de 6,3. Este índice é uma média de cinco notas, relacionadas às avaliações feitas pelos entrevistados sobre as perspectivas de sua empresa, seu setor de atividade, seu país, sua região e o cenário global. As seguintes notas constituíram a base para a criação do Barômetro de Expectativas Empresariais, parte de um programa permanente de pesquisa adaptado para que os executivos lidem com as rápidas mudanças das condições empresariais, e serão utilizadas para alimentar este programa.

Índice Geral - uma média das cinco notas abaixo – 6.3 | Nota da Empresa — perspectivas para "sua empresa" ao longo dos próximos 12 meses – 7.1 | Nota do Setor — perspectivas para "seu setor de atividade" ao longo dos próximos 12 meses – 6.3 | Nota do País — perspectivas para "seu país" ao longo dos próximos 12 meses – 6.2 | Nota Regional — perspectivas para "sua região" ao longo dos próximos 12 meses – 6.1 | Nota Global — perspectivas de negócios globais ao longo dos próximos 12 meses - 5.9

O Barômetro de Expectativas Empresariais será atualizado continuamente em [www.eiu.com/sponsor/barometer ]até dezembro de 2009, à medida que os entrevistados respondam à pesquisa online. A participação é incentivada e os executivos que respondem à pesquisa podem usar o site interativo para: • Medir seu nível de confiança em relação ao de seus pares no setor e na região, e acompanhar as mudanças ao longo do tempo. | • Comparar suas expectativas de crescimento econômico àquelas dos analistas da Economist Intelligence Unit. | • Baixar informações personalizadas elaboradas pela Economist Intelligence Unit - incluindo previsões para o setor, região e o mundo - visando ajudar executivos a tornar decisões empresariais mais bem informadas.

O Barômetro de Expectativas Empresariais: Relatório básico de expectativas está disponível gratuitamente em www.eiu.com/sponsor/barometer

Perfil: Economist Intelligence Unit é o líder mundial em informações de negócios globais. Ela é o braço business-to-business (B2B) do The Economist Group que publica o jornal The Economist. Como fornecedor-líder mundial de informações sobre países, a Economist Intelligence Unit ajuda executivos a tomar melhores decisões, proporcionando-lhe análise oportuna, confiável e imparcial sobre tendências de mercado e estratégias de negócio em nível mundial. [Site: www.eiu.com ]

Perfil: SAP é líder mundial em software de negócios*. Oferece aplicações e serviços que permitem a empresas de todos os portes em mais de 25 setores da indústria gerir seus negócios de forma muito mais eficiente. Com mais de 86.000 clientes em mais de 120 países, a companhia tem suas ações negociadas em diversas bolsas de valores em todo o mundo, incluindo a Bolsa de Valores de Frankfurt e Nova York (NYSE), sob o símbolo "SAP”. [Site www.sap.com ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira