Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2009 - 11:22

Engenheiros fazem sucesso com locação de máquinas e equipamentos

Negócio inédito de locação de máquinas e equipamentos para construção civil é aposta dos franqueadores para o sucesso.

São Paulo – Há 16 anos, os engenheiros civis Expedito Eloel Arena e Altino Cristofoletti Junior, amigos de longa data, uniram suas forças e conhecimentos na área de construção para realizar o antigo sonho de montar um negócio juntos. Hoje, são donos da Casa do Construtor – rede com mais de 50 unidades que atua em nove estados brasileiros no ramo de locação de equipamentos para a construção civil – e bem-sucedidos empresários num segmento inédito no Brasil.

Arena, de 54 anos, formado em 1979 na Escola de Engenharia de Piracicaba, conta que, em 1993, iniciou, como investidor, um negócio de venda de materiais básicos para construção e locação de máquinas e equipamentos. Em 1995, ficou só com a locação de máquinas, quando começou a se dedicar exclusivamente ao negócio, juntando, então, forças com o amigo Altino. “Foi ele quem teve a ideia de montar a franquia, já que acabara de fazer um curso de franchising. Apostamos nesse caminho porque já tínhamos garantido vantagens nas compras de produtos e por não exigir muito capital de expansão”, conta.

O empresário tem orgulho de, juntamente com o sócio, conhecer como poucos sua área de atuação, dominando as várias áreas do conhecimento pertinente ao negócio: “Desde o início, procuramos investir muito em nossa formação e de nossos colaboradores. Visitamos muitas feiras de construção e franquias no Brasil e no exterior e participamos ativamente das diversas associações, além de marcar presença em cursos e palestras”.

Na avaliação de Arena, a locação de equipamentos para construção, por ser uma área nova, deve crescer bastante nos países em desenvolvimento como o Brasil: “O negócio tem muitas variáveis e não é tão simples como parece, pois envolve a locação das máquinas e equipamentos certos para cada atividade. Além disso, abrange outros aspectos como o conhecimento do ramo, normas de segurança de fabricação, uso de cada máquina ou equipamento, boas parcerias com fabricantes de máquinas, bom volume e boas condições de compra”.

Para Cristofoletti, o mercado exige, ainda, conhecimento profundo do setor e máquinas, tanto no Brasil como no exterior. “Anualmente estudamos a atuação e trocamos experiências com locadoras dos EUA e Europa, além de participar de feiras internacionais de equipamentos promovidas nessas regiões. É preciso conhecer claramente as vantagens, desafios e demais variáveis comuns a outros negócios. Além disso, devemos fazer ampla prospecção da concorrência, do público-alvo e saber tudo sobre o código do consumidor. Esse benchmark é importante para que possamos dirimir o rumo da empresa”, detalha.

Cristofoletti, de 49 anos, além de engenheiro civil é também analista de sistemas, professor e está cursando MBA em Franchising. Sempre ligado à Associação Brasileira de Franchising (ABF), foi membro da comissão de Ética da entidade e, atualmente, é diretor na área de Expansão do Interior de São Paulo. “A Casa do Construtor é filiada também a ALEC (Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Bens Móveis) e à American Rental Association (ARA), maior Associação de Locadores de Equipamentos do Mundo, com sede nos Estados Unidos”, explica.

Na visão dele, o mercado brasileiro está carente de empresas profissionais no segmento, daí a perspectiva otimista dos sócios de trilhar um caminho de amplo crescimento nos próximos anos. “Valorizamos muito nossas parcerias com colaboradores, franqueados e fornecedores e, dessa forma, o negócio só tende a crescer com equilíbrio e sucesso. Todos os números e previsões para a construção nos próximos anos indicam que esse é um dos caminhos pelos quais o Brasil terá de passar para se transformar num país desenvolvido”, arremata.

Perfil da Casa do Construtor - A Casa do Construtor – rede com mais de 50 unidades que atua em nove estados brasileiros no ramo de locação de equipamentos para a construção civil – está no mercado há 16 anos. Para o franqueador Altino Cristofoletti Júnior, “é animador ver que a construção civil no Brasil está num bom momento. E, apesar de atendermos o varejo, esse crescimento se reflete em nossa rede”.

Numa unidade da Casa do Construtor, profissionais que atuam na construção civil, construtoras e pessoas comuns que estejam executando uma reforma em sua casa, por exemplo, podem locar equipamentos de pequeno e médio porte – ferramentas elétricas, rompedores; compactadores, betoneiras, painéis e acessórios para andaimes etc. “O grande diferencial, além de preço e comodidade, é que todos os equipamentos obedecem às normas de segurança e são adquiridos de fornecedores homologados. Oferecem segurança, economia e rapidez para quem os usa”, reforça o também franqueador, Expedito Arena. “Eles saem da loja revisados e o locatário recebe todas as instruções de como manuseá-los”.

O investimento médio para a abertura de uma unidade da Casa do Construtor é de R$ 450 mil (sem ponto comercial). Segundo o franqueador Altino Cristofoletti, que recomenda a abertura de franquias em localidades com mais de 100 mil habitantes, o negócio é bastante rentável, mas requer dedicação do franqueado. “E nós, da franqueadora, também fazemos muito investimento em prol da rede”.

Os franqueados contam com apoio e consultoria técnica da franqueadora; software de gerenciamento, Central de Compras e a Universidade Casa do Construtor – que, continuamente, elabora programas de treinamento para toda a rede, inclusive em parceria com fornecedores. “Mantemos, ainda, um programa de Cliente Oculto e uma auditoria constante, feita pela Bureau Veritas, que checa como a rede caminha nos âmbitos da Qualidade, Saúde e Segurança, Responsabilidade Social e Ambiental”, ilustra Cristofoletti. “Boas práticas administrativas e operacionais fazem parte dos nossos valores”, completa Arena.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira