Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2009 - 11:36

Em busca de uma vida saudável

Especialistas falam como as mulheres podem viver uma velhice confortável e aproveitar ainda mais o Dia da Vovó.

Brasília– Cabelos brancos, xale, coque, óculos redondos, olhar ingênuo, bordado e tricô. Geralmente, é essa a imagem que as pessoas têm quando se lembram de suas vovós, principalmente no Dia da Vovó, comemorado em 26 de julho. As características, que as tornam quase angelicais, parecem ser uma regra na personificação de todo o carinho que a mãe de nossos pais representa. A data é tão especial quanto o Dia das Mães, afinal, é o dia daquela que é mãe duas vezes.

Mas o perfil dessas senhoras está mudando. Cada vez mais ativas, as vovós participam ativamente da educação e no sustento dos netos. Elas dão conselhos, educam, estabelecem limites e até participam das reuniões escolares. Além disso, vão a bailes, reuniões entre amigos, confraternizações, fazem viagens, entre outras atividades.

“As pessoas estão percebendo que a terceira idade não é sinônimo de limitações. Pelo contrário, estão aprendendo que, quanto mais se exercitarem, se alimentarem bem e terem uma vida social, terão uma velhice confortável, cheia de saúde e vitalidade”, afirma a geriatra Dra. Célia Maria Cals Vasconcelos.

Cada vez mais preocupadas com a saúde, as mulheres estão procurando mais cedo os consultórios dos geriatras. “Comumente, mulheres por volta dos 45 anos nos procuram para avaliar como está sua saúde. Isso revela uma tendência natural que as pessoas estão tendo com o intuito de se prevenirem de várias doenças”, expõe Célia.

Esse fato, segundo ela, prova que a geriatria não é, especificamente, uma especialidade para idosos. “Quanto mais cedo as pessoas se prevenirem, buscarem um acompanhamento médico, terem uma alimentação saudável e praticarem exercícios físicos maiores são as chances de não desenvolverem doenças cardiovasculares, endócrinas ou ósseas”, orienta.

O ginecologista Dr. Luciano Pina Gois garante que é possível envelhecer sorrindo. “As pessoas costumam acreditar que a terceira idade representa o fim da vida, mas na verdade, ela é o começo de uma nova vida. Ter uma velhice saudável e cheia de vitalidade é, apenas, uma questão de escolha. Temos que nos encontrar felizes antes de optar por qual caminho devemos ou queremos seguir e não se iludir que algum caminho possa nos levar a felicidade, pois ela não se encontra fora de nós”, diz o médico.

Com o intuito de oferecer serviços de informação para uma melhor qualidade de vida e conscientizar a terceira idade sobre a importância da prevenção, a Farmacotécnica criou o “Programa Melhor Idade”. O projeto é composto por um ciclo de palestras que abordam temas relacionado à saúde desse público. Todas as programações são gratuitas.

Além disso, a empresa é especializada em homeopatia e manipulação, onde o medicamento é personalizado e preparado exclusivamente para as necessidades de cada pessoa. Isso representa uma opção economicamente viável ao paciente, já que a quantidade manipulada é adequada ao seu tratamento.

A farmacêutica Luciana Pitta, especialista em manipulação magistral, explica que a particularização do tratamento deve-se ao fato de que o idoso apresenta alterações fisiológicas que são inerentes nessa etapa da vida. “Uma delas é a constituição corporal, que diz respeito à diminuição da massa corporal (músculos) e aumento dos estoques de gordura. Esse efeito acarreta mudanças da farmacologia de alguns fármacos, propiciando um aumento da duração do efeito, que pode chegar, inclusive, a concentrações sanguíneas não desejadas”, esclarece Luciana.

“Além dessa alteração, podemos citar ainda a redução da capacidade de metabolização e eliminação, que são etapas fundamentais para que os níveis plasmáticos de certas drogas não alcancem níveis tóxicos. Dessa forma, tratar o idoso de uma maneira em que sejam respeitadas suas peculiaridades, é imprescindível para o sucesso dos tratamentos realizados com medicamentos”, finaliza a farmacêutica.

Perfil da Farmacotécnica – A Farmacotécnica – Instituto de Manipulações Farmacêuticas, empresa genuinamente brasiliense, oferece assistência farmacêutica há mais de 30 anos com o objetivo de dar opções ao médico de prescrever o medicamento sob medida e na dose certa para cada paciente. Para isso, trabalha com farmacêuticos especializados credenciados pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). A sua missão é manipular medicamentos com precisão, produzir e comercializar produtos diferenciados no mercado. Atualmente, a Farmacotécnica conta com oito farmácias equipadas com laboratórios de última geração. Sua estrutura compreende laboratórios de sólidos, semi-sólidos e de líquidos, uma indústria de cosméticos, laboratórios de controle de qualidade, e uma chácara de cultivo de ervas medicinais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira