Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2009 - 11:54

Maior teatro do Paraná une praticidade ao conforto

Arquitetura, acústica e visão privilegiada de qualquer lugar da platéia são alguns dos principais atrativos do Teatro Positivo.

Curitiba – ­­O Teatro Positivo – Grande Auditório, localizado em Curitiba (PR), é um exemplo de como a beleza de um espaço pode estar intimamente alinhada à funcionalidade e conveniência dos serviços oferecidos. Inspirado no famoso Teatro de Epidaurus, da Grécia Antiga, é considerado o maior teatro do Paraná e um dos maiores do Brasil, por dispor de 2,4 mil lugares e área total de seis mil m2. O local foi pensado e desenvolvido para realização de eventos de todos os tipos e tamanhos, desde palestras a grandes produções musicais e artísticas.

Com projeto desenvolvido pela equipe do arquiteto Manoel Coelho, a construção levou sete meses para ser executada e foi inaugurada em 29 de março de 2008. Coelho conta que um dos maiores desafios foi desenvolver o sistema acústico, que, hoje, é elogiado por renomados maestros. Sua equipe trabalhou em conjunto com um engenheiro especialista em acústica para encontrar soluções técnicas apropriadas que inibissem eventuais problemas de reverberação do som no espaço (eco). Assim, o projeto aproveita o próprio aspecto interno do teatro, como a forma arredondada do teto em cima do palco e os painéis laterais em volumes de madeira, como medidas para absorver as ondas de som, mostrando que o interior do auditório reflete sua finalidade e não é meramente decorativo. “O mais curioso é que o teste final foi feito pelo tenor espanhol José Carreras, que se apresentou no dia da inauguração, pois anteriormente só tínhamos as simulações feitas em computador”, ressalta Coelho.

Outro ponto valorizado na concepção do projeto, estruturado para receber eventos de grande porte, é a praticidade e a funcionalidade no processo de embarque e desembarque de equipamentos e de cenários. Na parte externa, atrás do palco, há uma doca – local em que a traseira do caminhão se encaixa para carregamento – que possui ligação direta com o palco. De acordo com Marcelo Franco, diretor-executivo do Teatro Positivo – Grande Auditório, esse recurso pode diminuir em até dois dias a montagem de um espetáculo e é dificilmente encontrado em empreendimentos desse perfil. “Outra vantagem é exigir uma equipe menor no backstage”, completa Franco.

O palco do teatro tem 18 metros de boca de cena e 17 metros de profundidade, proscênio com fosso móvel para orquestra, fosso cênico do palco com quarteladas móveis e amplas coxias. Também há duas telas laterais de 120 polegadas, além de projetores multimídia. Para oferecer completo suporte técnico às apresentações, o Teatro Positivo – Grande Auditório também possui cabines técnicas para equipes de som, de iluminação, além de projeção e tradução, quando necessário.

Já em relação às vantagens oferecidas ao público, outro aspecto priorizado no projeto do Teatro Positivo – Grande Auditório diz respeito ao conforto dos espectadores, tanto na forma de acomodação quanto no serviço disponível aos clientes. Quatro camarotes com ante-sala para recepções e capacidade de 25 lugares cada oferecem um espaço diferenciado e privativo aos usuários e seus convidados. Na grande platéia as poltronas são dispostas em formato de semi-circunferência, o que faz com que a distância entre a última fileira de assentos e o palco seja apenas de 27 metros. O desnível entre as fileiras é outro benefício significativo, ele alcança entre a primeira e a última fila a altura de 11,5 metros, possibilitando uma ótima curva de visibilidade. Desta forma, de todos os assentos, o espectador possui perfeita audição e visão de tudo o que acontece no palco.

Outra comodidade importante, mas pouco citada, é o número de banheiros disponibilizados para o público. No total, o Teatro Positivo – Grande Auditório possui seis (três masculinos e três femininos). “O que mais desejamos é que os espectadores percebam que estão sendo bem atendidos, por isso, o estacionamento é gratuito. A segurança é fator primordial e, pelo fato de o teatro estar localizado dentro da Universidade Positivo, nunca tivemos registro de assalto”, finaliza Marcelo Franco.

Palco com duas plateias – Um detalhe arrojado é abertura no fundo do palco para um lago o que traz para o teatro um clima mágico e possibilita realizar produções ao ar livre e até transformá-lo em duas platéias (uma interna e outra externa). As janelas laterais também são inusitadas em um ambiente dessa tipologia e colocam o público em sincronia com a paisagem do câmpus da Universidade Positivo além de possibilitar a entrada de luz natural quando necessário.

“O intuito dessas inovações é mostrar que o teatro está em harmonia com o ambiente externo e oferecer condições para que os produtores criem e utilizem novos recursos artísticos nos espetáculos realizados no local. Por exemplo, eu sempre imaginei que, ao assistir a um espetáculo à noite, no Teatro Positivo, as janelas laterais da plateia poderiam estar abertas e visualizaríamos todo bosque e lago que se integram aos edifícios da universidade. Ao primeiro sinal, as cortinas fechavam e depois o espetáculo começaria naquele sofisticado ambiente”, comenta o arquiteto que elaborou o projeto, Manoel Coelho.

Dentro da Universidade Positivo, há também o Teatro Positivo – Pequeno Auditório , com capacidade para 714 lugares, uma sala de eventos com mil m² e um moderno Centro de Exposições com salas modulares e área para stands com 8,3 mil m².

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira