Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2007 - 09:21

Simulador de Operações Aéreas Militares, que cria cenários para operações de defesa, é destaque na LAAD

Tecnologia SOPM, desenvolvida pela ATECH, permite a criação de cenários fictícios de operações aéreas para formação e treinamento de controladores de operações militares da Força Aérea Brasileira.

A brasileira Atech Tecnologias Críticas vai apresentar na LAAD 2007 (Latin America Aerospace and Defence), o Simulador de Operações Aéreas Militares (SOPM). O software, que está em operação no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos, tem capacidade de reproduzir ambientes para simulação de exercícios táticos e é utilizado na formação e treinamento de controladores de operações militares da Força Aérea Brasileira (FAB). A LAAD ( Latin America Aerospace and Defence) -- maior feira voltada às Forças Armadas e às indústrias de defesa da América Latina, acontece do dia 17 a 20 de abril, no RioCentro, no Rio de Janeiro. O evento reúne em uma única exposição as novidades do setor tecnológico de defesa para as três forças (Marinha, Exército e Aeronáutica).

Entre os principais benefícios gerados pelo SOPM destacam-se a diversidade de opções na criação de cenários fictícios de operações aéreas, a capacidade de geração de vôos programados, inserção de condições inesperadas nos cenários (pilotagem manual) e execução paralela de múltiplos exercícios no mesmo ambiente operacional.

Outro recurso é a simulação de exercícios em modo de "jogos de guerra", no qual um mesmo cenário fictício fornece dados simulados para um exercício que envolva dois centros operacionais distintos. O SOPM tem também outras características, tais como, a capacidade de simulação de interfaces externas de um Centro de Operações Militares; a preparação, armazenamento e execução de treinamentos; a criação e evolução automática de aeronaves do cenário; a criação e evolução de aeronaves controladas manualmente (pilotagem); a gravação, revisualização e replay do exercício; o registro de dados para avaliação do aluno; e a execução simultânea de exercícios.

A solução também funciona acoplada ao Sistema de Defesa Aérea e Circulação Operacional Militar, chamado ASDS, e é capaz de gerar cenários de operações aéreas, envolvendo a circulação aérea geral e operacional militar. O ASDS responde pela vigilância do espaço aéreo brasileiro e pelo controle de operações aéreas e militares, garantindo o tratamento de informações e a tomada de decisões nas operações de interceptação, recolhimento, busca e salvamento, e apoio nos exercícios militares da FAB.

A ATECH - Desenvolvidos com tecnologia 100% brasileira, os sistemas Atech reúnem ferramentas estratégicas imprescindíveis para as três forças (Marinha, Exército e Aeronáutica) gerenciarem a Defesa do País. A Atech Tecnologias Críticas é uma organização nacional criada em 1997 para integrar e viabilizar o mais importante sistema de monitoramento territorial e de meio ambiente do mundo: o SIVAM (Sisitema de Vigilância da Amazônia) , instalado na Amazônia Legal, responsável pelo monitoramento de 60% do território brasileiro.

Em 2005, a Atech recebeu o Prêmio Destaque de Comércio Exterior 2005, na categoria "Exportador de Serviços" (no caso, exportação de conhecimento como provedora de soluções em tecnologia), concedido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).

Além de clientes no setor público, a Atech também se destaca no desenvolvimento de soluções para o mercado privado, como por exemplo, o sistema Ares de logística, cujo objetivo é aumentar a produtividade, otimizar o uso de recursos e diminuir custos em todos os passos e segmentos que envolvem o transporte de cargas. A Atech tem sede em São Paulo, além da subsidiária AmazonTech, na Flórida (EUA).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira