Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/07/2009 - 11:11

Fidelizar profissionais de TI é o desafio da USIX em 2010

Diretoria Administrativa e de RH inova oferecendo benefícios escolhidos pelos próprios funcionários e uma moderna gestão que alinha os interesses dos profissionais ao crescimento da empresa.

Muito disputados no mercado atualmente, os profissionais de TI são verdadeiros nômades nas empresas que precisam de seus serviços. Passam de uma companhia para outra, atraídos por salários cada vez melhores e mais competitivos. Como, então, “reter” o bom profissional de TI numa empresa que cresce a passos largos? Esse é o desafio da USIX, empresa cearense de produção de softwares para o mercado de seguros, em 2010.

“Temos como missão em 2009 e 2010 otimizar o nosso plano de RH. Prentendemos encontrar e definir uma ferramenta, um sistema de gestão e controle de currículos, além de implantar uma pesquisa de clima organizacional da empresa, porque temos a sensação de que nossos profissionais são motivados e felizes, porém, temos que ter a formalização e certeza disso. Pretendemos também promover um processo de análise de desempenho, controle de higiene e segurança do trabalho”, prevê Flavia Martins Babo, gerente de RH da USIX.

A empresa também aposta no seu plano de cargos e salários como grande atrativo para o mercado externo. “O plano de cargos e salários na USIX funciona de maneira formal. Temos um documento com a lista dos salários, dos benefícios, tudo que a empresa oferece vinculado ao plano de salário. O plano de cargos, por sua vez, é vinculado a esse plano de salário. Por mais que isso seja trivial no RH, é um diferencial interessante no setor de TI. Muitas empresas não trabalham com isso. O profissional gosta dessa definição, pois esse plano permite que ele identifique o que precisa fazer para alcançar o seu crescimento: seja um crescimento vertical, por meio de promoções e mudanças de cargo; seja um crescimento horizontal, com mais experiência, conhecimento e desafios”, explica Flavia Babo.

Além dos benefícios tradicionais, como seguro saúde e plano de previdência privada (que inclui seguro de Vida), existe também, os benefícios flexíveis, que dá ao funcionário a possibilidade de aplicar o valor do benefício recebido onde quiser. Ou seja, esse percentual varia de acordo com a faixa salarial e permite que o profissional o aplique num curso de inglês ou pós-graduação, por exemplo, de acordo com o que lhe é mais conveniente. “Com isso, conseguimos justamente flexibilizar os benefícios de acordo com a necessidade de cada funcionário”, justifica Flavia.

O bom relacionamento entre os funcionários também não fica de fora dos planos da diretoria. Além do trabalho de provisão e suprimento, há também a manutenção do próprio RH, que passa pela responsabilidade de manter um bom clima organizacional, pela escolha dos profissionais e por sua capacitação, não somente técnica, mas também pessoal. “Por meio de eventos internos como aniversariantes do mês e demais atividades organizacionais, a USIX investe no bom relacionamento entre os funcionários, em treinamento e capacitação interna, não só técnica como pessoal. Temos, como exemplos, o minicurso de Organização Financeira Pessoal e o auxílio da empresa na declaração do Imposto de Renda do funcionário. Esses incentivos não estão ligados a uma área técnica, porém, fazem com que o funcionário se torne mais completo, profissional e pessoalmente”, analisa a gerente de RH.

Expansão – A empresa possui sede em Fortaleza e uma filial no Rio de Janeiro. “Até o fim de 2009, a empresa pretende crescer 30% o número de funcionários. Grande parte dos que serão contratados até o fim do ano vão compor o corpo técnico da USIX”, afirma Kleisom Sabino, diretor administrativo financeiro da empresa, que acrescenta: “Na área administrativa, a empresa pretende contratar mais duas pessoas. Na área técnica, a USIX deverá dispor de 20 vagas, aproximadamente, para Fortaleza, até o fim de 2009. E 10 vagas para o Rio. Em função das futuras contratações, a USIX está ampliando sua estrutura física em Fortaleza para acomodar de forma harmônica todos os funcionários. Ocuparemos os 7º e 8º andares do prédio em que já estamos instalados”, afirma Kleisom Sabino.| VTN

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira