Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/07/2009 - 11:12

Copercana se moderniza com apoio da Unisys e prevê economia anual de US$ 50 mil em licenças de software

Novos mainframes ClearPath com tecnologia de automação somados à nova suíte de gerenciamento de infraestrutura e solução de virtualização compõem ambiente tecnológico inovador de uma das maiores cooperativas agrícolas do país.

São Paulo– O setor açucareiro é um grande negócio no Brasil. Milhões de toneladas de cana-de-açúcar in natura são colhidos todos os anos e usados para produzir vários derivados do açúcar. A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Copercana) é uma das maiores organizações do gênero no país. Como parte de um setor essencial, a Copercana valoriza tecnologias que permitam uma produção eficiente e sustentável do ponto de vista tanto do contato direto com o cliente quanto da retaguarda.

“Nos últimos anos, tivemos um aumento significativo no setor por demanda de produção, o que nos afeta diretamente”, afirmou Antonio Vitor Moretti, diretor de Tecnologia da Informação da Copercana. “Precisamos ser capazes de utilizar sistemas que apóiem de maneira econômica e em tempo real todos os nossos processos de negócios e cadeia de suprimentos.” Cliente da Unisys há quase 20 anos, a Copercana procurou seu tradicional parceiro para criar possíveis soluções.

Solução: agilidade de negócios através de tecnologias inovadoras -A Copercana precisava vencer alguns desafios: aumentar a disponibilidade dos servidores e a recuperação de desastres, além de reduzir custos através da otimização do gerenciamento e do suporte.

Para atender às demandas do seu ambiente de mainframe, a Copercana transferiu seu sistema de ERP personalizado, desenvolvido com a tecnologia Unisys Enterprise Application Environment (EAE), para uma plataforma Unisys ClearPath Libra Modelo 400 de maior capacidade. Resultado: melhoria nos níveis de serviço para todos os clientes da Copercana, que hoje somam 6 mil cooperados na organização fundada há mais de 40 anos em Sertãozinho (SP).

Ao mesmo tempo, a cooperativa implementou um Plano de Recuperação de Desastres através do qual a empresa estabeleceu uma unidade remota equipada com um outro Libra 400 para permitir a continuidade dos serviços. Automatizar cerca de 400 rotinas manuais era uma parte essencial dessa implementação. Para essa tarefa, a Copercana usou o software SMA OpCon/xps, que permite a automação de processos e a programação de trabalhos por evento no ClearPath, Windows, Linux e outros ambientes operacionais. Através dessa abordagem, a Copercana aumentou a eficiência e eliminou os erros associados ao processamento manual.

“A Copercana atua em um mercado dinâmico e em crescimento, e sua TI solicita novas ferramentas de negócios todos os dias. Ter o nosso próprio sistema de ERP com base no EAE nos permitiu manter as informações de negócios dentro da empresa. Isso, aliado à nossa capacidade de automatizar funções relacionadas, é o segredo das nossas soluções de implementação rápida”, afirmou o diretor de TI.

Gerenciamento aprimorado de infraestrutura em um ambiente virtual

Enquanto isso, a Copercana buscava também aumentar a agilidade do seu ambiente corporativo de servidores. Quando as soluções Unisys Infrastructure Management Suite (IMS) foram apresentadas, dois produtos rapidamente atraíram o interesse: o software Unisys uAdapt, que acelera a adaptação dos servidores; e o software uOrchestrate, com sua solução Orchestrated Resource Provisioning para automatizar o provisionamento de servidores e o processo completo de gerenciamento de ciclo de vida.

Especificamente, a Copercana percebeu que o uAdapt poderia aumentar a disponibilidade da sua infraestrutura Microsoft Windows e Linux, além de melhorar os aplicativos essenciais de email, finanças e do Oracle 9g contemplados por essa infraestrutura. Enquanto isso, a solução Orchestrated Resource Provisioning poderia automatizar as caras e demoradas tarefas manuais associadas ao provisionamento de servidores no ambiente de testes e desenvolvimento da Copercana.

“Com suas respectivas capacidades de acelerar a adaptação e o provisionamento de servidores, os produtos Unisys uAdapt e uOrchestrate nos ajudarão a aproveitar melhor nosso orçamento de TI e fazer mais com menos”, afirmou Antonio Vitor Moretti.

Antes de implementar essas soluções, a Unisys trabalhou com a Copercana para avaliar de maneira abrangente sua infraestrutura de TI, identificando qualquer problema relacionado à compatibilidade de hardware e aos requisitos de SAN/LAN. Os especialistas em serviço também definiram e homologaram todos os processos de fluxo de trabalho, depois instalaram todos os produtos de infraestrutura necessários e novos sistemas EMC CLARiiON para atender às necessidades de capacidade de armazenamento.

“A Unisys garantiu uma base sólida para o uAdapt e o uOrchestrate. Assim, conseguimos implantar rapidamente esses produtos e disponibilizá-los para uso em questão de semanas”, afirmou Moretti.

Em seguida, a Unisys estabeleceu um ambiente virtual com base no VMware ESX 3.5, instalado em dois servidores Unisys ES7000 Modelo 7405R. Um servidor atende à produção; o outro é dedicado à recuperação de desastres. Integrado a esse ambiente, o uAdapt ajuda a Copercana a contar com redundância e melhorar a recuperação de desastres para aplicações tais como bancos e crédito, permitindo que um servidor indisponível seja rapidamente restabelecido no ambiente virtual.

O uAdapt também beneficia os aplicativos Oracle 9g e de email da Copercana, que continuam em servidores físicos, permitindo o failover para um servidor físico ou virtual. O uAdapt não apenas adapta os servidores associados, mas também os reconecta automaticamente à rede e ao sistema de armazenamento adequados.

Enquanto isso, o uso do Orchestrated Resource Provisioning simplifica muito os processos de distribuição de máquinas virtuais (VM), além de facilitar e reduzir de maneira geral os custos do gerenciamento de ciclo de vida dos recursos de servidor como um todo.

Resultados: redução de custos e simplificação das operações - Utilizando as soluções Unisys IMS e a virtualização para otimizar seu ambiente de TI, a Copercana espera os seguintes benefícios: . Redução do custo de licenciamento de software – prevista em US$ 50 mil anuais.

. Redução da mão-de-obra necessária – e mais economia de custos – com a automação dos processos de provisionamento e adaptação de servidores e de distribuição de máquinas virtuais (VM).

. Melhoria na utilização de recursos e no controle de custos, através de uma melhor gestão do ciclo de vida dos recursos físicos e virtuais de servidor.

. Maior disponibilidade graças ao aumento da redundância e da melhoria na recuperação de desastres.

Esses benefícios ajudarão a Copercana a contar com a flexibilidade de que precisa para reagir às pressões da concorrência. Por exemplo, o Unisys uOrchestrate e o recurso Orchestrated Resource Provisioning podem automatizar em mais de 90% os processos manuais usados na distribuição de servidores, reduzindo o tempo de alocação de servidores de dias para minutos – e permitindo que os desenvolvedores da Copercana estabeleçam rapidamente seus ambientes de teste. Além disso, o uso futuro dessa solução poderá incluir a gestão e a distribuição de VMs para áreas de trabalho virtuais, permitindo reduzir ainda mais os custos com a eliminação dos respectivos processos manuais e das necessidades de pessoal.

“À medida que as necessidades de negócios ganham complexidade, devemos continuar otimizando nosso ambiente de TI para atendê-las”, afirmou Moretti. “Através da virtualização e das novas soluções de IMS, podemos atender à necessidade fundamental de operações otimizadas e mais econômicas.”

Perfil: A Unisys é uma empresa mundial de Tecnologia da Informação. Seu portfólio abrange produtos de TI, serviços, software e tecnologia que solucionam desafios dos clientes, bem como colaboram com a segurança de suas operações, aumentam a eficiência e utilização de seus data centers, melhoram o suporte aos seus funcionários e usuários finais, e modernizam suas aplicações corporativas. Para prover estes serviços e soluções, a Unisys reúne ofertas e competências em outsourcing, integração de sistemas e serviços de consultoria, de infraestrutura, de manutenção, e tecnologia de última geração de servidores. Com mais de 28 mil colaboradores, a Unisys atende organizações privadas e públicas ao redor do mundo. [www.unisys.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira