Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/07/2009 - 11:22

Repsol já colhe frutos de projeto de responsabilidade social


Repsol já colhe frutos da primeira etapa do projeto Plataforma Educativa Repsol, inaugurado em julho e que encerra as atividades em Ubatuba na próxima semana. O curso de “Mecânica de Motores Náuticos”, ministrado pela fabricante Yanmar, foi bastante disputado, e bateu recorde no número de inscrições, mais de 100 participantes. A “Legalização de Embarcações”, atividade promovida pela Marinha do Brasil, também apresentou resultado expressivo. Em apenas dois dias, a Marinha realizou 120 atendimentos e ainda forneceu licenças para “Mestre de Arrais” (licença que dá direito ao usuário pilotar barcos de pesca).

Através de uma unidade móvel itinerante, o programa pretende capacitar mais de 600 pessoas até dezembro, oferecendo cursos gratuitos e palestras, sempre com foco no cidadão e na atividade econômica local nas cidades onde a empresa mantém operações.

Por ser itinerante, o programa será realizado por tempo indeterminado e pretende “revisitar” os locais já atendidas. Caraguatatuba é a próxima parada da unidade móvel (a partir de 03/08), que tem 15 metros de comprimento, é equipada com computadores e kit multimídia, e tem capacidade para receber até 25 alunos por turma.

1ª Cidade atendida / resultados:(Atividades Mais Concorridas): Legislação e legalização de barcos - Além dos cursos, a Plataforma Educativa Repsol ofereceu o atendimento da Marinha do Brasil, que ofereceu a oportunidade de os pescadores locais legalizarem suas embarcações sem ter de deixar a cidade. Hoje, os pescadores precisam ir até São Sebastião para legalizar o barco. Com essa atividade, tiveram acesso aos trâmites legais e burocráticos sem deixar Ubatuba. Além disso, a Marinha do Brasil realizou provas para fornecer licenças de “Mestre Arrais” aos participantes.

Em apenas dois dias foram realizados 93 atendimentos. Para se ter ideia da dimensão do projeto, no Campeonato de Vela (em Ilhabela/SP), que teve duração de 13 dias (29/06 a 10/07), a Marinha do Brasil realizou atividade semelhante e efetuou 120 atendimentos.

Curso “Mecânica de Motores Náuticos”- No curso programado pela Yanmar, “Mecânica de Motores Náuticos” que será realizado nos dias 23 e 24/07, o fabricante vai oferecer aos participantes aulas teórica e prática para operar e fazer reparos em suas embarcações. O curso teve grande aceitação da população local e bateu recorde de inscrições, mais de 100 pessoas participarão da atividade.

Cronograma de atividades: 17, 18 e 19/07 – Legislação e Legalização de embarcações / Marinha do Brasil | 19/07 – Curso relativo a Roedores 20/07 – Curso relativo a Dengue | 21/07 – Posse Responsável de Animais | 22/07 – Pombos, Escorpiões e Carrapatos | 23 e 24/07 – Curso de Mecânica de Motores Náuticos | 27/07 – Hortas Suspensas | 28/07 – Qualidade do Pescado.

Cronograma de cidades: Caraguatatuba – A partir de 03 de agosto | São Sebastião – Setembro | Ilhabela – Outubro | Próximas cidades / Litoral Fluminense: Angra dos Reis, Paraty, Macaé e Cabo Frio.

Perfil institucional.: Capacitação profissional: Repsol lança projeto educacional para população litorânea - Inclusão e capacitação profissional para todos. Esse é o conceito do projeto “Plataforma Educativa Repsol”, inaugurado em 14 de julho, em Ubatuba (SP), e que congrega educação e cidadania com ações efetivas de responsabilidade social corporativa. O objetivo é tentar transferir benefícios e melhorar as condições de vida da população nos locais onde a empresa mantém operações.

Em conjunto com o Instituto Atlantis, conhecido notadamente por sua experiência com projetos educacionais e ambientais, a Repsol elencou as cidades litorâneas onde atua nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a fim de dar o pontapé inicial ao programa. Com uma unidade móvel itinerante (programa permanece por tempo indeterminado e promete “revisitar” cidades já atendidas), de 15 metros de comprimento, equipada com computadores e kit multimídia, e com capacidade para receber até 25 alunos por turma.

Os cursos oferecidos são totalmente gratuitos e os temas, em sua maioria, têm relação com as atividades socioeconômicas da região. Por exemplo, o “Plataforma Educativa Repsol” vai oferecer módulos de: Mecânica de Motores Náuticos | Legislação Marítima | Legalização de Embarcações \ Educação Ambiental | Tecnologia do Pescado; entre outros.

.[As aulas serão ministradas das 9h às 12h ou das 14h às 17h. Para mais informações, contate o e-mail [email protected]].

Para definir a tabela de cursos oferecidos, o Instituto Atlantis e a Repsol se reuniram com as autoridades locais (as secretarias de Desenvolvimento, Planejamento, Saúde, Trabalho, Pesca e Agricultura), que somaram esforços à iniciativa. E também convidaram instituições de ensino, Marinha Mercante, e outros órgãos para aderirem ao projeto.

“Realizamos uma consulta prévia com a população local a fim de levantar as principais demandas da comunidade. Depois disso, buscamos parceiros locais interessados em oferecer os cursos”, explica Leandro Guerise, diretor do Instituto Atlantis. “A Yanmar, por exemplo, ministra o curso de Mecânica de Motores e a própria Marinha se interessou em tratar o tema de Legislação Marítima, em Ubatuba”, completou.

A empresa deseja ampliar a capacitação profissional e à inclusão dos profissionais de pesca dos municípios assistidos. “Os moradores dessas comunidades dificilmente teriam acesso a cursos de formação como os oferecidos pela companhia. E não se trata de um projeto de assistencialismo, queremos somar à vida dessas pessoas”, ressalta Alejandro Roig, diretor de Comunicação e Relações Externas da Repsol.

A Repsol pretende manter o programa por tempo indeterminado, e vai percorrer todo o litoral brasileiro, nas três bacias onde a empresa mantém operações: Santos, Campos e Espírito Santo. Depois de Ubatuba, o itinerário do “Plataforma Educativa Repsol” inclui as cidades de Caraguatatuba (a partir de 03/08), São Sebastião e Ilhabela, no litoral paulista, e Angra dos Reis, Paraty, Macaé e Cabo Frio, no litoral fluminense.

Vale lembrar que o “Plataforma Educativa Repsol” não se restringirá a atividades de formação e capacitação profissional. A unidade móvel também poderá ser usada com campanhas de vacinação, emissão de documentos, doação de alimentos e agasalhos, palestras e esclarecimentos diversos à população.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira