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17/04/2007 - 09:31

Limpeza em condomínios: a ponta do iceberg

Administradoras e síndicos estão descobrindo as vantagens da terceirização da limpeza.

Todos os meses a mesma cena se repete quando chega a conta do condomínio. Os inquilinos/proprietários se espantam com o alto valor impresso - quase sempre acima do que foi programado - e iniciam intermináveis reuniões para tentar entender o por quê.

Uma das razões está nos custos invisíveis embutidos em cada contratação ou serviço feito pelo condomínio. Ou seja, cada um camufla despesas não contabilizadas que aumentam o balancete final. No caso da limpeza, tais custos invisíveis são tão grandes que podem ser comparados a um iceberg - aquela massa de gelo flutuante temida pelos navegadores porque mostra apenas parte do seu volume. O mesmo acontece com a limpeza: apenas um pequeno pedaço do custo aparece, enquanto a maior parte fica escondida.

Ao manter uma equipe própria ou contratar um serviço tradicional de locação de mão-de-obra para fazer a limpeza são considerados a soma dos salários, transporte, décimo terceiro e férias de cada trabalhador - a parte visível do iceberg. Quase nunca são contabilizados os custos embutidos nessas contratações como questões trabalhistas, falta de supervisão, desperdício de material, baixa performance e produtividade, e tantos outros custos que, mais cedo ou mais tarde, resultarão em problemas para o condomínio.

Por isso, o trabalho de limpeza da Jani-King vem despontando com força em condomínios residenciais e comerciais. Ao Adotar a terceirização, os contratantes passam a dispor de solução eficaz não apenas para redução de custos, mas também para melhorar a produtividade e qualidade dos serviços.

Com atuação em diversas regiões do Brasil, a Jani-King oferece aos seus clientes padrão de qualidade internacional, atestado por diversos prêmios. Além disso, foi a pioneira ao implantar o conceito pay-per-use para condomínios - onde o cliente paga apenas pelo que, efetivamente, utilizar - o que facilita a gestão para os administradores. Nessa opção, o cliente pode escolher o melhor escopo de serviços, além da freqüência, quantidade de dias e horário para execução da limpeza, o que proporciona a redução global de custos, conveniência proporcionada pela flexibilidade na contratação dos serviços e diminuição do fluxo de pessoas estranhas transitando no local, evitando, assim, ter um iceberg pela frente.

. Por: Tomas Crhak, diretor da Jani-King do Brasil – Jani-King, nasceu nos EUA em meados da década de 60, a rede de franquias Jani-King chegou ao país em 1991 com a proposta de oferecer um novo negócio: um sistema de trabalho diferenciado que confere um alto padrão de atendimento em serviços de limpeza e conservação. A Jani-King do Brasil conta com sistema de franchising que permite ao empreendedor interagir diretamente com seus clientes, garantindo altos índices de satisfação. Com 70 franqueados brasileiros que atendem 1200 clientes em 13 Estados, a empresa atua nos segmentos de condomínios, escolas e escritórios, entre outros. Além disso, a rede conta com Escritórios Regionais em São Paulo e Rio de Janeiro que proporcionam consultoria e assistência operacional às atividades exercidas. Entre os serviços oferecidos estão: limpeza e conservação de ambientes, pós-obra, fachadas, limpeza pós-sinistro, polimento de mármore e granito e impermeabilização de pisos, além de serviços de apoio como copa, recepção e portaria.| Site: www.janiking.com.br

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