Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/07/2009 - 12:34

Inverno é a época de reformar piscinas

A Sika, líder mundial de impermeabilizante já oferece produtos que permitem reparos em piscinas sem a necessidade de esvaziar o reservatório.

A chegada do inverno é uma boa oportunidade para se pensar em reformar ou realizar manutenção de piscinas em casas, condomínios e clubes. Dependendo da dimensão do reparo e da necessidade da manutenção, as obras de reforma nem sempre necessitam que o reservatório seja esvaziado. Um eficiente grau de impermeabilização é o principal componente a ser considerado nos materiais a serem utilizados na manutenção e construção de piscinas, tanto na questão estrutural como também nos processos finais de acabamento.

A relação custo/ benefício é evidente, uma vez que a impermeabilização corresponde apenas a 2% do total do custo de construção de uma piscina. Segundo a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 9575/2003), há duas formas de impedir a infiltração de água.

A primeira é conhecida como sistema rígido. Neste caso, um aditivo líquido é misturado à massa do reboco ou concreto para reforçar o grau de impermeabilização. Ainda dentro do contexto dos sistemas rígidos há produtos que revestem a estrutura da piscina sob a forma de membranas líquidas, aplicadas como pinturas à base de cimento modificado com cristalizantes, hidrofugantes ou polímeros. A eficácia se dá pelo fato do sistema aplicado impedir a penetração da umidade na estrutura do concreto.

A outra opção são as mantas asfálticas ou de PVC, caracterizadas como sistemas flexíveis e que são aplicados como uma pintura impermeabilizante formando uma camada sobre a superfície a ser protegida.

Caso a superfície seja de concreto e tenha aço, não pode apresentar barras expostas, caso contrário, a primeira providência é preparar e tratar as barras com um anticorrosivo e depois recobri-las com uma argamassa. Buracos na estrutura também devem ser eliminados com a utilização de graute ou argamassa especiais para reparo.

De maneira geral, as superfícies devem estar ásperas, sem partículas soltas ou exibindo pó e materiais estranhos como pontas de ferro e pedaços de madeira. A base precisa ainda estar limpa e isenta de resíduos de desmoldantes, óleos ou graxas, utilizados nas fôrmas de madeira e outros materiais liberados após a realização da concretagem.

Se houver água escorrendo, são necessárias obras de “estanqueamento” ou “tamponamentos”, com a utilização de aceleradores ultra-rápidos de endurecimento do cimento, como Sika 2, que em 30 segundos bloqueia a água, permitindo ao profissional dar prosseguimento ao serviço de impermeabilização.

A Sika, líder mundial de impermeabilizantes oferece soluções completas para impermeabilização de piscinas, que englobam as fases de chapisco aderente, a massa impermeável de regularização, a impermeabilização com cimento polimérico e o acabamento final.

Para impermeabilização os produtos indicados são: SikaTop 100 -para piscinas enterradas de até 10m de coluna dágua. | SikaTop 107 -alto desempenho - para piscinas enterradas de até 30 m de coluna dágua. | SikaTop Flex - alto desempenho – para piscinas enterradas e elevadas de até 30m de coluna dágua.

Outra ocorrência comum em piscinas é o descolamento de placas do revestimento cerâmico, com a área cheia de água. Não é necessário esvaziar todo o reservatório, o que implicaria em custo elevado para reposição da água, sem falar na questão ecológica do desperdício de água.

Com o Sikadur 31, o revestimento pode ser recolocado com a piscina cheia. O produto é aplicado no revestimento, para ser fixado diretamente no local a ser reparado.

Para fase anterior ao revestimento, como o fortalecimento do concreto armado ou argamassa estrutural da piscina durante a construção, pode ser usado o impermeabilizante em pó Sikalite, de fácil dosagem que impermeabiliza e plastifica a argamassa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira