Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2009 - 08:16

Vale inicia programa de formação de mão-de-obra em Moçambique

A Vale, em parceria com o SENAI, realizou no dia 27 de julho (segunda-feira), a aula inaugural do programa Formação Profissional em Moçambique. É a primeira vez que o programa é ofertado fora do Brasil. Composta por jovens saídos do ensino médio, a turma terá 26 alunos, que serão formados no curso de Operação de Mina. O objetivo do programa é capacitar profissionais para o Projeto Carvão Moatize, em Moçambique, na África.

A aula inaugural aconteceu no Colégio Dom Bosco, localizado na província de Tete. Os alunos assistiram palestras do gerente-geral de implantação da Vale, Virgílio Reis, do Gerente-Geral de RH da Vale, João Menezes, e da gerente executiva do SENAI, Mônica Domênico. Está é a primeira turma de formação de mão-de-obra em Moçambique. Ainda em 2009, está prevista uma segunda turma, também para o curso de Operação de Mina, que terá 25 participantes.

De acordo com a nota da empresa, o programa de Formação Profissional é composto por duas fases. A primeira, teórica, tem duração de três a cinco meses. Nesta fase, os jovens fazem curso de qualificação e estudam em tempo integral. Na segunda fase, com duração de seis a 12 meses, será oferecida uma formação prática que acontecerá nas unidades da Vale e com o acompanhamento de um mentor com vasta experiência na atividade.

A versão internacional do programa seguirá o formato brasileiro que, em 2008, recebeu cerca de 1.700 jovens em diversos estados onde a Vale está presente. O programa é uma ação da Valer, Departamento de Educação da Vale, que tem como um dos principais objetivos qualificar mão-de-obra técnica e promover o desenvolvimento local a partir do acesso a educação, emprego e renda.

Valer em Moçambique - Em 2010 ficará pronta a unidade da Valer de Moçambique, que já está em fase de construção. Esta unidade será um moderno centro de treinamento com salas de estudo, auditório, laboratório, sala de informática e oficinas. Para o treinamento dos profissionais de mineração haverá um simulador de equipamentos pesados, que, dependendo do software, funciona como um simulador de caminhão fora de estrada ou de retroescavadeira, entre outros.

O Projeto Carvão Moatize - Em março de 2009, a Vale lançou a pedra fundamental do Projeto Carvão Moatize, com investimento total acima de US$ 1,3 bilhão e capacidade nominal de produção de 11 milhões de toneladas por ano de produtos de carvão (metalúrgico e térmico). O início das operações está previsto para o segundo semestre de 2010. Presente em Moçambique desde novembro de 2004, a Vale detém a concessão de exploração de uma das maiores reservas carboníferas do mundo. O projeto é o maior investimento da Vale no negócio de carvão.

Já estão trabalhando no projeto e na implantação do empreendimento cerca de 3,5 mil pessoas, sendo 90% de Moçambique. No pico das obras de implantação, o número de trabalhadores deverá ultrapassar quatro mil e, para a fase de operação, prevê-se um efetivo de cerca de 1.500 empregados.

“Além do compromisso com a geração de emprego, a Vale busca estimular e desenvolver fornecedores Além do compromisso com a geração de emprego, a Vale busca estimular e desenvolver fornecedores de serviços e produtos nas regiões onde atua. Para isso, a empresa está capacitando fornecedores locais e criando oportunidades de negócios e empregos na região de forma sustentável e permanente. Durante a fase de estudo de viabilidade, a Vale investiu cerca de US$ 7 milhões em projetos sociais nas áreas de saúde, agricultura, infraestrutura e educação”, concluiu a nota.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira