Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2009 - 08:17

Como administrar bem o consultório médico?

Hoje, o profissional de saúde precisa dominar a técnica da profissão, mas precisa também saber gerenciar o próprio negócio.

Há na classe médica um certo pudor em usar a palavra “lucro” e em admitir que se utilizem recursos gerenciais e mercadológicos para otimizar os procedimentos comerciais com a finalidade de ampliar a receita da clínica/consultório. “Esta reserva é compreensível, visto que medicina e mercantilismo não devem andar juntos, mas capital e trabalho, sim. Ao optar por manter um consultório ou uma clínica, o médico atua como um prestador de serviços e concorre com outros fornecedores do mesmo serviço. Ele terá que perceber que ingressou em um mercado competitivo, que tem regras muito rígidas e terá que fazer parte de uma extensa rede de negócios que gravita em torno dele. É preciso preparar-se não só para se manter nele, mas para tirar o máximo de proveito dele”, afirma o Prof. Fernando Schiavetto, coordenador do Curso Como Administrar o Consultório Médico, oferecido pelo ICS, Instituto de Ciências da Saúde, em São Paulo.

“Não existe uma fórmula de sucesso para uma clínica. Por isto, o lucro será sempre a natural decorrência de um trabalho árduo, ético e respaldado em princípios administrativos e financeiros, que podem complementar a formação médica tradicional, fortemente marcada pelo desconhecimento sobre administração e finanças”, destaca Schiavetto.

Gestão profissional - Procedimentos simples, gerenciais e de mercado devem ser implementados para aumentar a lucratividade da clínica. Já se foi o tempo em que o médico podia se dedicar exclusivamente a clinicar, a operar, a pesquisar... “O tempo dos profissionais de saúde passou a ser fragmentado com atribuições muito distintas do seu campo de atividade. Uma dessa fatias de atuação diz respeito ao setor financeiro. A administração de uma clínica, o pagamento de funcionários, o gerenciamento de compras e de receita: tudo isso faz parte da rotina do médico, até mesmo dos menos familiarizados com os números”, diz o coordenador do Curso Como Administrar o Consultório Médico.

Mas um item ainda é quase um tabu, pelo menos entre os médicos: o investimento dos recursos que sobram no fim do mês. Qual a melhor opção para não perder dinheiro e, ainda, ver seus rendimentos aumentarem, sem colocar em risco o sucesso do empreendimento? “Antes de pensar em retorno financeiro e, por conseqüência, em qual a melhor quantia para investir, o médico deve levar em consideração o perfil do cliente/paciente que se deseja abordar. Precisamos saber qual a real fonte pagadora desse público que se quer atingir. Quanto ele está disposto a desembolsar para ser atendido? Essa é primeira conta que precisa ser feita pelo especialista”, recomenda Fernando Schiavetto, que é consultor empresarial.

“Poucos profissionais se especializam no gerenciamento do próprio dinheiro, dada a complexidade das ações e o dinamismo do mercado financeiro. Muitos médicos dedicam-se exclusivamente às suas atividades e não priorizam o investimento dos recursos que ganham. Eles podem, por esse motivo, deixar de ganhar com aplicações no tempo certo. Nessa situação, o auxílio de um profissional que dedica o seu tempo para essa finalidade com relatórios periódicos pode ser uma alternativa. A contratação de um profissional do ramo é a melhor opção de crescimento financeiro sustentado. O preço do honorário pode ser condicionado ao rendimento obtido”, recomenda o professor do ICS.

Informações sobre o Curso: - Curso Como Administrar um Consultório Médico: Objetivo: Ampliar os horizontes profissionais do médico, oferecendo-lhe noções de administração para que ele possa encarar os desafios de sua carreira.

Conteúdo: Como fazer entrevistas de seleção, formas e opções de contratação e demissão de funcionários, fluxo de caixa, contas a pagar e receber, livro caixa, estrutura tributária, custos diretos e indiretos, demonstrativos de resultados com análise e apuração de resultados, cálculos financeiros do ciclo financeiro,planejamento financeiro e contábil, ponto de equilíbrio operacional, planejamento de viabilidade econômica.

Coordenação: Prof. Fernando Schiavetto, administrador de empresas, mestrando em Administração (Planejamento Estratégico) UNIP e consultor Empresarial. De 02 a 30 de setembro – sempre às quartas-feiras, das 13 às 17 horas

ICS - O Instituto de Ciências em Saúde é uma entidade privada que visa o aprimoramento de profissionais da área da Saúde – Medicina, Psicologia, Nutrição, Biologia e Biomedicina – em nível de extensão e pós-graduação. Tem como missão aprimorar técnicas e conceitos já existentes, bem como avançar no campo da pesquisa, empregando tecnologias de ponta, trazendo benefícios para a prática diária dos profissionais de saúde e agregando valor e satisfação ao atendimento prestado aos pacientes.

O Instituto de Ciências em Saúde está fazendo o recrutamento de casais que apresentam problemas de infertilidade para serem atendidos pelos professores e alunos dos cursos de especialização e extensão em reprodução humana assistida da instituição. O ICS fará uma adaptação dos custos do tratamento, de acordo com a classificação sócio-econômica de cada casal. Para obter mais informações sobre os benefícios oferecidos é preciso telefonar para (11) 5052 1409 e falar com Nany.

. [ICS - Instituto de Ciências em Saúde, Avenida Indianópolis, 171, Moema,São Paulo | Tel: (11) 5052 1409 | Site: http://www.ics.med.br |[email protected]].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira