Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/04/2007 - 08:03

Petrobras patrocina projeto que beneficia três mil famílias no Nordeste

Agricultores do semi-árido terão acesso a tecnologias de aproveitamento da água das chuvas

A comunidade Lajedo de Timbaúba, localizada no Semi-Árido nordestino, foi palco do lançamento, do programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), no dia 17 de abril. O programa, que tem como parceiros a Petrobras, a Fundação Banco do Brasil e a ONG ASA (Articulação no Semi-Árido Brasileiro), busca a promoção da segurança alimentar e geração de renda dos agricultores familiares a partir do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos. O evento agitou a rotina dos agricultores da comunidade, que fica no município de Soledade, a 71 km de Campina Grande, na Paraíba.

No lançamento, o coordenador de Tecnologia Social da Petrobras, Lenart Nascimento Filho, destacou o trabalho de articulação desenvolvido pela Rede de Tecnologia Social (RTS). A Rede é formada por órgãos, empresas e entidades - entre elas, a Petrobras -, com o objetivo de disseminar práticas de tecnologia social. O coordenador explicou, ainda, que iniciativas como o apoio ao programa P1+2 refletem a política de Responsabilidade Social da companhia, que busca trabalhar para além de ações pontuais. "Não são ações de curto prazo ou assistencialistas. A Petrobras busca a geração de renda, a capacitação", disse.

O investimento dos parceiros no projeto se estenderá por um ano, totalizando R$ 2,5 milhões. O objetivo é capacitar agricultores de pequeno porte dos estados do Nordeste e de Minas Gerais a utilizar, no plantio, a água das chuvas que, por quatro meses consecutivos, caem na região e antecedem o longo período de seca. Para tanto, serão utilizadas tecnologias de contenção das águas da chuva (tanques, barragens, cisternas e trincheiras).

O lançamento contou com visitas às barragens subterrâneas de três famílias agricultoras. Experiências comunitárias foram mostradas, como o trabalho de um grupo de mulheres de Lajedo de Timbaúba no beneficiamento de frutas e vegetação nativa, e o Banco de Sementes Comunitário - onde são armazenadas sementes crioulas que garantem, ao agricultor, autonomia produtiva e segurança alimentar. Uma Feira de Saberes e Sabores foi instalada no local com sucos, frutas, artesanato e outros produtos relacionados ao clima Semi-Árido. Na feira, os agricultores de outras regiões tiveram oportunidade de trocar experiências e comercializar a produção.

A fase demonstrativa do programa terá duração de um ano. As atividades desta primeira etapa serão desenvolvidas em 60 municípios de dez estados (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Minas Gerais), através da sistematização, do intercâmbio e de implementações de 144 experiências de captação da água para produção agrícola familiar. Serão beneficiadas 818 famílias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira