Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2009 - 09:54

BNDES abre a terceira chamada para selecionar fundos de investimento

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a realização da terceira chamada do Programa de Fundos de Investimento, em que será selecionado um fundo na modalidade private equity.

O Programa de Fundos foi criado em julho de 2008, com orçamento de R$ 1,5 bilhão para investimento em oito Fundos de Investimento em Participações (private equity) e dois Fundos de Investimento em Empresas Emergentes (venture capital). O objetivo é ampliar o apoio à capitalização de sociedades empresariais de diferentes portes, difundir boas práticas de governança e a cultura do capital de risco no país, tendo como foco, basicamente, negócios voltados para setores considerados prioritários pelo BNDES.

Para esta terceira chamada, será realizada a seleção de um fundo na modalidade private equity, que deverá seguir uma política de investimentos voltada ao setor de petróleo e gás.

As propostas dos gestores interessados em participar dessa terceira chamada deverão ser elaboradas segundo o roteiro de informações para seleção e enquadramento divulgado no site do BNDES [www.bndes.gov.br] e deverão ser encaminhadas à Área de Planejamento do BNDES (Departamento de Prioridades), impreterivelmente, até o dia 28 de agosto de 2009. Todas as propostas serão avaliadas conforme os critérios eliminatórios e classificatórios, detalhados no Programa, também descrito no site.

Chamadas anteriores – Na primeira chamada do Programa, homologada em setembro de 2008, foram selecionados três fundos, através do critério de maior pontuação, na modalidade private equity, nas categorias agronegócio, bioenergia e governança, que foram, respectivamente, Brasil Agronegócio (Gestor: BRZ Investimentos S.A.), FIP Terra Viva (Gestor: DGF Investimentos) e CRP VII (Gestor: CRP Companhia de Participações). Na segunda chamada, ainda em processo de seleção, o BNDES escolherá um Fundo de Investimento em Participações com foco em ativos florestais. Tais investimentos não poderão abranger desmatamento de floresta nativa e estarão obrigados a recompor as Reservas Legais – RL e Áreas de Preservação Permanente – APPs, bem como visar à geração de oportunidades de emprego para a mão de obra local. O prazo de encaminhamento das propostas se encerrou em 17 de julho deste ano.

O BNDES participa de 31 fundos de investimento que totalizam um patrimônio comprometido de aproximadamente R$ 8 bilhões, com efeito alavancador de cerca de 4 vezes os recursos investidos pelo BNDES. Desde o início de sua atividade, via fundos, propiciou investimentos indiretos em mais de 150 empresas de diversos tamanhos e setores da economia brasileira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira