Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/07/2009 - 08:19

Sustentabilidade premiada

Prêmio CNI 2009 reconhece melhores projetos de desenvolvimento sustentável de indústrias de todo país.

O desenvolvimento sustentável é um dos pré-requisitos que garantem a competitividade das indústrias, além da sobrevivência das gerações futuras. Identificar e reconhecer as melhores práticas na indústria é o objetivo do Prêmio CNI 2009, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) anualmente com indústrias de todo o país.

O consumidor moderno tem consciência da necessidade de comprar produtos que respeitem o meio ambiente e sejam sustentáveis ao longo do tempo e, por isso, está mais exigente. A indústria percebeu essa mudança de comportamento e tem aumentado, nos últimos anos, seus investimentos em sustentabilidade.

Para o gerente executivo de Competitividade Industrial da CNI, Augusto Jucá, outro fator determinante para a opção pelo desenvolvimento sustentável é a crescente carência de recursos naturais. “A escassez de matérias primas criou a necessidade de investimento em técnicas sustentáveis de uso e reuso de recursos naturais, de reaproveitamento de resíduos e de redução de gastos com as fontes energéticas”, explica Jucá.

A partir dessa premissa, a empresa paulista Termogal Tratamento de Superfícies, de Itu, implementou um projeto de descarte zero de efluentes industriais. A empresa venceu o Prêmio CNI 2008 com um projeto de recuperação de matéria prima e reuso de água em circuito fechado de galvanoplastia – processo em que metais são revestidos por outros mais nobres. Um dos resultados foi a redução de até 95% no uso de água nova. Com esse projeto, a Termogal venceu na categoria Desenvolvimento Sustentável. “O prêmio foi importante porque resultou em uma mudança de paradigma, criando uma nova consciência no setor galvânico brasileiro”, conta Pedro de Araújo, consultor responsável pela implantação do projeto na Termogal.

A premiação não repercute apenas no curto prazo. A Indústria e Comércio de Madeira Nova Canaã, do Acre, vencedora desta mesma categoria em 2005, reverteu a imagem negativa do setor madeireiro com um projeto de conservação e uso sustentável da biodiversidade. “O prêmio foi importante no sentido de mostrar um lado positivo do setor, o da preocupação com a sustentabilidade”, conta a diretora da empresa, Adelaide de Fátima Gonçalves de Oliveira. Para ela, o projeto ainda trouxe uma motivação a mais para os colaboradores. “Ele gerou nos funcionários uma satisfação pessoal por saberem que este é o reconhecimento de um trabalho realizado por todos da empresa, como um time”, comemora Adelaide. Ela revela que alguns funcionários guardam até o hoje as notícias publicadas sobre a premiação da empresa.

Além de Desenvolvimento Sustentável, o Prêmio CNI 2009 recebe inscrições de micro, pequenas, médias e grandes indústrias nas categorias Design, Inovação e Produtividade. Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de setembro pelo site da CNI.

Os três finalistas de cada categoria serão convidados a participar da solenidade de premiação que será realizada no dia 17 de novembro, em Brasília. O evento encerra as atividades do primeiro dia da edição 2009 do Encontro Nacional da Indústria (ENAI). | www.cni.org.br/premiocni

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira