Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/04/2007 - 08:19

Desafio Inacabado: A política externa de Jânio Quadros

Autonomia e independência nas relações diplomáticas são apresentadas como alguns dos motivos que provocaram a renúncia de Quadros

Um período marcante da história brasileira e a curta passagem de Jânio Quadros pela presidência da República, em 1961, é tema do novo lançamento da Editora Atheneu, Desafio Inacabado: A política externa de Jânio Quadros.

O centro da obra é a implantação de uma política externa independente. Leite Barbosa, que viria a ser embaixador de Roma e Paris e representante do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), faz uma análise objetiva das bases estabelecidas à época para a condução das relações diplomáticas, políticas e econômicas do país com as demais nações.

“Particularmente, acredito que a publicação é uma modesta contribuição para difundir às novas gerações os fatos que ocorreram. É importante disseminar os acontecimentos históricos recentes do Brasil”, considera o autor, Carlos Alberto Leite Barbosa, graduado em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil.

O autor chama a atenção para um episódio relevante do governo Jânio Quadros. Brasil e Argentina, nas figuras de seus presidentes respectivamente, se encontraram em Uruguaiana, onde discutiram temas da agenda continental e internacional, enfatizando o entendimento político-econômico. “Foi o primeiro grande passo para uma maior densidade à América Latina no contexto mundial”. O episódio da condecoração do Ministro da Industria de Cuba, Ernesto Guevara, também merece dedicada apreciação.

De acordo com Desafio Inacabado: A política externa de Jânio Quadros, o ex-presidente defendia que o país deveria estar mais presente no cenário político mundial. Tomou várias medidas de incentivo à abertura econômica e cultural com todos os povos do mundo, principalmente em relação aos países africanos, e ainda no diálogo com aqueles que passavam por um processo revolucionário de independência e autonomia. O desafio então lançado, até de forma vanguardista, foi, porém, interrompido pela renúncia do ex-presidente.

Editora: Atheneu, 1ª edição, 364 páginas, no formato16x 23, por R$ 42,30

Carlos Alberto Leite Barbosa diplomou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil em 1959, no mesmo ano em que inicia, com 23 anos, sua carreira diplomática após concluir o curso do Instituto Rio-Branco. Participante da campanha de Jânio Quadros à Presidência em 1960, foi chamado por José Aparecido para o Palácio do Planalto, mantendo-se desde então próximo ao ex-presidente. Nos 42 anos de exercício profissional, serviu em Nova York, Buenos Aires e Madri, tendo sido embaixador em Bogotá, Roma, Paris e Representante Permanente junto à Organização dos Estados Americanos em Washington. Atualmente divide seu tempo como consultor de empresas no Rio de Janeiro e criador de gado na sua fazenda em Uberada, Minas Gerais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira