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18/04/2007 - 08:27

Boehringer Ingelheim cresce mais que o mercado pelo sétimo ano consecutivo

Spiriva®, Micardis® e Secotex® são os produtos “top”da empresa. O número de empregados também cresceu Ingelheim.

Alemanha – A Boehringer Ingelheim mantém, mais uma vez, seu curso de sucesso e, pelo sétimo ano consecutivo, cresceu acima do mercado farmacêutico. As vendas líquidas da companhia aumentaram, no ano passado, 11%, o que representa € 10,6 bilhões, enquanto em 2005 foram € 9,5 bilhões. Excluindo os efeitos de câmbio, o crescimento foi em torno de 12%. O resultado operacional, comparável com o EBIT (lucro antes de juros e impostos) também cresceu 11% para mais de € 2,1 bilhões (em 2005 foram € 1,9 bilhão). O número de funcionários em nível mundial teve uma elevação superior a mil, alcançando a marca de 38.400 pessoas (+3%). No Brasil a companhia teve, em 2006, um faturamento líquido de R$ 539 milhões – R$ 10 milhões a mais que o comercializado em 2005, o que levou a filial brasileira ao 8º no ranking em vendas e 6º em unidades de acordo com o Instituto IMS Health.

Para 2007, a previsão dos executivos da Boehringer Ingelheim é de um crescimento das vendas líquidas um pouco acima do mercado, algo em torno de um dígito.

O presidente do board corporativo da Boehringer Ingelheim e responsável pelas áreas de Marketing e Vendas, Dr. Alessandro Banchi, disse que 2006 foi mais um ano excelente para a companhia. Apesar da competição dos genéricos com o Movatec®, o anti-reumático de alto faturamento da Boehringer Ingelheim nos EUA, e com o Movatec® e Secotex® na Europa, a empresa cresceu mais rápido que a média de mercado, que foi de 6%, de acordo com análises do segmento de saúde do Instituto IMS Health. Com uma participação de mercado de aproximadamente 2%, a Boehringer Ingelheim está na 15ª posição no ranking internacional das companhias farmacêuticas.

O desenvolvimento positivo das vendas também refletiu nos resultados da companhia. A margem operacional (receita operacional como um percentual de vendas) combinou com o excelente resultado no ano passado que foi de 20,2%. A receita após o pagamento de impostos foi de € 1,7 bilhão, correspondendo a um crescimento acima de 17% sobre o ano anterior. Como explicou o responsável por Finanças e Recursos Humanos do Board, Professor Marbod Muff, o resultado somente mostrou parte de todos os encargos fiscais, uma vez que o imposto de renda dos acionistas, segundo as regras contábeis alemãs, deve ser demonstrado como redução de capital.

“Orgulho de nossos medicamentos que ajudam os pacientes” - O crescimento em 2006 foi novamente conduzido pelas marcas da área de medicamentos de prescrição (aqueles que só podem ser vendidos com receita). Além do produto “top” Spiriva® (brometo de tiotrópio, medicamento difundido em todo o mundo para o tratamento da DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), as vendas elevaram-se 45% em 2006 para aproximadamente € 1,4 bilhão, juntamente com Micardis® (telmisartana, um bloqueador do receptor de angiotensina para o tratamento da hipertensão), que cresceu 34% para € 967 milhões, e Secotex® (tamsulosina, para o tratamento da hiperplasia prostática benigna), cujo aumento foi de 28% para € 922 milhões e que também mostrou alto desenvolvimento. Todos esses três produtos são considerados blockbusters, de acordo com o conceito do mercado mundial, pois são fármacos cujas vendas anuais ultrapassam a cifra de US$ 1 bilhão.

A Boehringer Ingelheim vê o desenvolvimento saudável desses produtos como a confirmação dos objetivos da companhia em produzir medicamentos inovadores para os pacientes. “Estamos muito orgulhosos porque nossos medicamentos são aceitos pelos pacientes. E também porque esses fármacos efetivamente ajudam que as pessoas tenham uma vida melhor, por tratar as doenças que acometem a população", comentou o Dr. Banchi. O reconhecimento dos produtos da Boehringer Ingelheim por parte de médicos e pacientes é a base do sucesso da companhia.

“Numa boa posição” - A Boehringer Ingelheim é guiada pela pesquisa farmacêutica com foco no desenvolvimento de produtos de prescrição, que respondem por 80% das vendas líquidas da empresa. Na matriz da companhia, na Alemanha, essas vendas cresceram cerca de 15% (em câmbio ajustado, por volta de 16%) para € 8,3 bilhões em 2006. A área de medicamentos isentos de prescrição (Consumer Health Care – CHC), cresceu 1%, algo em torno de € 1,1 bilhão, o que significa um incremento de aproximadamente 3%, excluindo os efeitos cambiais. A divisão de Saúde Animal (Animal Health) registrou uma expansão em torno de 4% para € 374 milhões. Descontando todos esses efeitos extraordinários, o crescimento deste segmento foi de 8%.

A área Negócios Industriais (Biofarmacêutico, Produção Farmacêutica e Farmoquímica), teve um decréscimo de 5%, aproximadamente, para € 809 milhões (com câmbio ajustado para – 4%), devido, principalmente, aos efeitos no segmento biofarmacêutico, que após um excepcional crescimento em 2005, caiu em 2006, apesar de uma excelente carteira de pedidos.

Mais uma vez no ano passado as Américas foi a região com as vendas mais altas. No geral, as vendas líquidas totalizaram € 5,4 bilhões (em 2005, foram € 4,6 bilhões), o equivalente a mais de 50% do total das vendas globais. Sozinhos, os EUA contribuíram com € 4,5 bilhões, com um crescimento em torno de 20%. Com € 3,3 bilhões, a Europa atingiu quase 6% de crescimento. Os negócios na Alemanha estagnaram-se em torno de € 800 milhões, devido à competição de Secotex® com os genéricos e impactos farma-políticos, enquanto os negócios na Ásia, Australasia (região que compreende a Austrália, Oceania e Nova Zelândia) e África ficaram tal como em 2006. Entretanto, em moeda constante, o Japão classificou-se como o de maior venda da região citada com um crescimento de 15% no segmento de medicamentos de prescrição. Em 2006, pelo segundo ano consecutivo, a Boehringer Ingelheim Japão foi a companhia internacional que mais cresceu no segmento.

Para o Prof. Muff, a situação mundial da Boehringer Ingelheim é muito positiva. “Nos consideramos em ótima posição, por sermos capazes de proteger nossa independência e por poder financiar produtos de outras companhias para adicioná-los ao nosso pipeline (moléculas em fase de pesquisa com promissor potencial comercial) e complementar nosso próprio desenvolvimento”, ressalta. O executivo se refere à liquidez de aproximadamente € 4 milhões e fluxo de caixa 12% superior ao registrado em 2005, de € 2,3 bilhões. Os investimentos em ativos fixos totalizaram quase € 600 milhões, ou seja, aproximadamente 12% acima que a previsão anual.

Empregados: o mais importante pré-requisito para o sucesso futuro - O Dr. Banchi e o Prof. Muff enfatizaram como a empresa valoriza seus colaboradores, considerados o mais importante requisito para o desenvolvimento da companhia. A empresa tem prazer de liderar posições em termos da satisfação dos empregados, de acordo com a visão de independência em muitos países. Nos últimos 10 anos, a empresa vem mantendo um aumento médio anual de 5% em novos postos de trabalho. Desde 2002, mais de 6,6 mil novos empregados (+ 21%) incorporaram-se à companhia em todo o mundo.

O Dr. Banchi retratou um panorama positivo para o futuro. “O pipeline de produtos têm melhorado consideravelmente o e inclui um número de candidatos com perspectivas de sucesso em todas as áreas terapêuticas das pesquisas próprias da empresa, incluindo oncologia”, afirma o executivo. Ainda segundo ele, esforços também estão sendo feitos para a conclusão de acordos de cooperações ou licença, bastante promissores. Em 2006, quase € 1,6 bilhão foi investido em Pesquisa & Desenvolvimento de medicamentos, 16% a mais que o previsto para o período. As pesquisas para o desenvolvimento de medicamentos de prescrição representaram em torno de 18% das vendas nesta área de negócio.

Novos lançamentos de produtos e aprovações estão pendentes. Em 2007, haverá o inalador Respimat® Soft MistTM*, um inalador dosificador livre de propelente que gera um refinado aerossol e cujo lançamento nos principais mercados é esperado juntamente com o “top” Spiriva®. Foi protocolado na Europa o registro de dabigatran*, para a prevenção de eventos trombolíticos. Estudos clínicos feitos em larga escala com dabigatran, Spiriva®, Micardis® e Aggrenox* com cerca de 90 mil pacientes estão quase concluídos e os primeiros resultados são esperados para 2008. “Estamos muito otimistas porque as perspectivas continuam encorajadoras”, finaliza o Dr. Banchi.

Perfil da Boehringer Ingelheim - A corporação Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais companhias farmacêuticas do mundo. Com matriz em Ingelheim, Alemanha, opera globalmente com 137 afiliadas em 47 países e 38.400 funcionários. Desde sua fundação em 1885, a empresa familiar é comprometida com a pesquisa, o desenvolvimento e a comercialização de produtos de alto valor terapêutico para a medicina humana e a animal.

Em 2006, a Boehringer Ingelheim registrou vendas líquidas de € 10,6 bilhões, dos quais investiu aproximadamente um quinto das vendas líquidas de seu maior segmento de negócios de medicamentos sob prescrição médica em Pesquisa & Desenvolvimento. | www.boehringer-ingelheim.com.br

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