Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/04/2007 - 08:32

Vinhos finos miolo chegam ao mercado em embalagens Bag in Box

Os vinhos da linha Terranova da Miolo Wine Group chegam às principais redes de varejo do País e lojas especializadas nas embalagens "bag in box" de 3 litros (equivale a 4 garrafas) e 5 litros (equivale a 6,5 garrafas). Embora ainda não muito conhecidas no Brasil, as embalagens bag in box para o vinho fino conquistaram espaço na Austrália, Europa e nos Estados Unidos por seu preço competitivo e sua capacidade de preservar a qualidade do vinho. A tecnologia da embalagem proporciona resistência à degradação provocada pelo oxigênio, prolongando a durabilidade após semanas aberto. “Nosso desafio é tornar o vinho mais acessível ao consumo dos brasileiros com a mesma qualidade oferecida pelo envase em garrafas de vidro”, afirma a gerente de marketing da Miolo Wine Group, Raquel Knies.

Empresas como Diageo, da Inglaterra, Black Box Wines, dos Estados Unidos, e a Banrok Station, da Austrália, conquistaram os consumidores com a embalagem bag in box por permitir que o vinho seja apreciado mais freqüentemente e em menores quantidades. No Brasil, 8% do vinho fino nacional consumido no País já é comercializado em embalagens bag in box, de acordo com Scholle Packaging, líder mundial na fabricação dessas embalagens. A previsão é de que essa participação cresça para 15% até o final de 2007. "Os consumidores que têm o hábito de beber um cálice de vinho diariamente, por exemplo, não perdem a qualidade do produto e ganham em conveniência, pois as caixas são mais. Além disso, são práticas para serem utilizadas em festas e passeios", destaca Raquel.

A Miolo Wine Group entrará nessa categoria de mercado com dois vinhos da linha Terranova, o Shiraz e o Dry Muscat, produtos já consolidados no mercado nacional e internacional. O Terranova Shiraz, exportado principalmente para Inglaterra, já conquistou 13 prêmios em diferentes países, como França, Argentina e Estados Unidos. O Terranova Dry Muscat é comercializado na Alemanha e Noruega e já teve sua excelência reconhecida em seis premiações, em países como Panamá e Eslovênia. Os dois vinhos receberam recentemente uma rotulagem mais moderna.

Elaborados na Fazenda Ouro Verde, no Vale do Rio São Francisco (BA), a produção do Shiraz chegou a 90 mil litros em 2006 e a do Dry Muscat, a 40,5 mil litros. Para 2007, a produção estimada de vinho tinto a ser destinado para as embalagens “bag in box” supera os 500 mil litros.

Projeto Fazenda Ouro Verde - Adquirida em 2000 a partir de uma parceria entre as Vinícolas Lovara e Miolo, a Fazenda Ouro Verde possui 700 hectares, dos quais 200 hectares cultivados com vinhedos. Tal área duplicará até 2012 e estará produzindo 7,5 milhões de litros de vinhos.

Localizada em Casa Nova, no Vale do Rio São Francisco, a 550 quilômetros de Salvador, a Fazenda Ouro Verde produz cinco vinhos da linha Terranova: o branco Dry Muscat, os tintos Shiraz e Cabernet Sauvignon Shiraz, o vinho de sobremesa Late Harvest e o espumante Moscatel. Também é com as uvas da Ouro Verde que é produzido o Brandy Osborne, produto resultante de uma parceria com a espanhola Osborne, uma das mais tradicionais fabricantes de bebidas do país.

O expressivo aumento das vendas dos vinhos da Fazenda a cada ano demonstra a aprovação dos consumidores brasileiros e de outros países. Foram 730 mil litros em 2003, 1 milhão de litros em 2004 e 1,5 milhão em 2005. Este ano, a produção deverá alcançar 2,5 milhões de litros. Do total, 16% será destinado para mercados internacionais, como França, República Tcheca, Alemanha e Estados Unidos.

A empresa preparou um plano de expansão para ser concluído em 2012. Ao seu final, a Bahia estará com um vinhedo de 400 hectares, suficiente para a produção de 7,5 milhões de litros de vinhos, considerando que a região produz mais de duas safras por ano. Do total, 30% será destinado ao mercado internacional. Hoje, os vinhos da Bahia respondem por cerca 10% das vendas externas da empresa. Os carros-chefe são o Shiraz, enviado para os Estados Unidos, e o Late Harvest, bastante consumido na República Tcheca.

A simpatia pelos vinhos do Vale do São Francisco ultrapassou as fronteiras do estado e do Brasil. A região tornou-se mundialmente conhecida depois que personalidades do mundo do vinho, como Jancis Robson e Michel Rolland, destacaram a região com condições únicas de produção de vinhos no mundo, graças às suas características de clima e solo.

Miolo Wine Group - A Miolo Wine Group foi criada em 2006 para reunir uma linha de mais de 60 produtos elaborados a partir de parcerias nacionais e internacionais. Formada por Miolo, Lovara, a chilena Via Wine e a espanhola Osborne, tem por objetivo atuar no mercado mundial com uma variedade de vinhos de qualidade que agradem aos mais diferentes paladares. O Grupo possui sete projetos: Miolo Vinhedos e Vinhos Finos (Vale dos Vinhedos, RS), Fortaleza do Seival Vineyards (Campanha, RS), Fazenda Ouro Verde (Vale do São Francisco, NE), Lovara Vinhos Finos (Serra Gaúcha, RS), RAR (Campos de Cima da Serra, RS), Viasul e Osborne.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira