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30/07/2009 - 11:21

Comportamento - Muito além de um aplicativo de localização

Realizado no mês de fevereiro, em Barcelona, o evento Mobile World Congress 2009 reuniu operadoras de celulares e fabricantes do mundo inteiro, que estavam focadas em apresentar suas estratégias e seus lançamentos para o ano de 2009. Seguindo o modelo de sucesso da Apple, com sua plataforma de distribuição de aplicativos de outros desenvolvedores para o iPhone, muitos fabricantes anunciaram o lançamento de suas Application Stores (App Store) junto com os modelos de negócios.

A Nokia fez o anúncio para Maio de 2009 do lançamento da Ovi Store, para distribuição de aplicativos, jogos da plataforma NGAGE, vídeos, widgets, podcast e não podia faltar LBS (Serviços baseado em localização) para os Nokia Serie 40 e Serie 60, ou seja, uma base instalada de dezenas de milhões de celulares. A Microsoft lançará no segundo semestre a Windows Mobile Marketplace, enquanto o Android vem com aplicativos pagos e novos fabricantes adotando este sistema operacional. Já a RIM fez o anúncio da sua entrada nesse meio com o Blackberry App World.

Com o crescimento e popularização desse mercado, passaremos a encarar o celular não somente como um meio de nos comunicar, mas também como uma fonte de milhares de serviços e aplicações. Muitas empresas já estão investindo em desenvolvimento de aplicativos com algum recurso de localização, que acaba gerando maior interesse dos usuários devido ao contexto e a relevância que isto traz.

A Smule, em 2008, lançou o aplicativo Sonic Lighter, que acabou virando febre. O aplicativo que obteve mais de 70 mil downloads consiste em acender o isqueiro, movimentar a chama através do sopro, acender a chama ao aproximar um aparelho do outro, e outras distrações. Quando os usuários brincam com o aplicativo, as informações de localização são mandadas diretamente para um sistema que permite que o usuário visualize a área com maior concentração de pessoas, ou seja, o mapa fica pegando fogo. Isso fez com que muitos franceses e japoneses começassem a se deslocar pela cidade para aumentarem estas manchas de fogo.

Entramos numa nova era da mobilidade, em que o objetivo da distribuição de aplicativos é induzir os usuários a dizerem de forma indireta onde estão e o que estão fazendo. Por traz de todos estes aplicativos já existem empresas e universidades que vem investindo em estudos do comportamento humano baseado no contexto da sua localização e interesse. Dependendo da forma que você utilize, a hora que utilize, o tipo do aplicativo que você utilize é possível anonimamente determinar o perfil daquele usuário, onde ele mora, onde ele trabalha, quando gosta de ir ao cinema, o que faz de sábado a tarde, seu nível social, faixa etária, sexo, etc.

Essa coleta de informações levanta a movimentação dos usuários, os agrupa em tribos, assim começa-se a entender em tempo real o que esse usuário quer e leva até ele o que é realmente relevante para aquele momento. Esse fornecimento de serviços leva por trás muita inteligência embutida, onde é possível fazer estudos de concentração de pessoas, ajudando as empresas a entenderem o padrão da cidade e de seus clientes. A publicidade começa a ser direcionada, com as empresas focando seus clientes reais e suas necessidades.

Para quem mora em San Francisco, Califórnia, um serviço chamado Citysense vem chamando a atenção. Através dele você pode visualizar de forma ampla as opções de balada, bares e locais de agito, e onde está concentrado o maior número de pessoas de mesmo interesse que você através da tela do celular.

Conforme o usuário usa o programa, a aplicação aprende sobre os lugares que o mesmo gosta de ir, através de suas preferências e histórico. Dessa forma, o usuário poderá visualizar no mapa e escolher o local aonde irá, dependendo de onde está concentrado um maior número de pessoas com preferências parecidas com as suas ou um local com pessoas de gostos diferentes. Tudo isso se mantendo em cima da privacidade, onde as informações jamais serão compartilhadas.

. Por: Rafael Siqueira, CTO do Apontador MapLink

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