Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/07/2009 - 11:29

Recuperação na produção de pintainhos sinaliza retomada da produção avícola paranaense

Depois do período de crise econômica, setor retoma produção de frango. Indústria avícola de Maringá atinge, no mês de agosto, a marca de 100 milhões de pintainhos produzidos em seu incubatório.

Depois da crise, vem mais trabalho. Essa é a ideologia que norteia o setor avícola do Paraná. Com o cenário tranqüilo depois da fase de crise econômica mundial, as indústrias avícolas paranaenses estão otimistas para o segundo semestre do ano. A projeção é de que a avicultura de corte do Paraná atinja no segundo semestre crescimento na produção e exportação. Segundo dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) a estimativa de crescimento do setor é de 10% no período de julho a dezembro de 2009. Um indicador desses “novos tempos” para o segmento é a retomada na produção de pintainhos (pintinhos de até um dia) que são a base para a produção avícola.

Segundo dados do DATAPINCO, um quarto da produção nacional de pintainhos de corte é do Paraná, desempenho que é um dos responsáveis pela liderança paranaense no abate de frango de corte do Brasil, posição alcançada desde o ano 2000. No acumulado janeiro-maio deste ano, os incubatórios do Estado produziram 558.124.566 pintainhos, um desempenho que torna o estado responsável por 25,75% da produção nacional. No entanto, a partir de maio que o Estado recuperou os números de produção dos primeiros dez meses de 2008 – período pré-crise. Com isso, a recuperação na produção de pintainhos traz como consequência uma perspectiva de recuperação na produção para a avicultura.

Um exemplo positivo é verificado na indústria avícola Frangos Canção, de Maringá. A empresa irá atingir no mês de agosto a histórica marca de 100 milhões de pintainhos produzidos em seu incubatório, no município de São Manoel do Paraná, próximo a Maringá. De acordo com o Gerente Agroindustrial da Frangos Canção, Valmor Ceratto, a empresa ainda não é auto-suficiente na produção de pintainhos, com uma produção mensal de cerca de 4 milhões de pintainhos e outros 550 mil comprados de outros incubatórios do Paraná.

Essa estratégia auxilia o Grupo Frangos Canção a ser a principal produtora e exportadora de frangos de corte da região de Maringá. “Pretendemos ampliar as instalações e chegar ao final de 2010 ou início de 2011 com uma produção mensal de 9.000.000 de pintainhos, para atender a demanda de nosso crescimento de abate”, revela Ceratto.

No dia 1º de agosto, o incubatório da empresa chegará ao patamar de 100 milhões de pintainhos produzidos desde a sua inauguração, em junho de 2006. “Atingir essa marca significa a concretização de um projeto de viabilidade do ciclo produtivo completo de toda a cadeia de frango de corte dentro da nossa empresa”, afirma o Gerente Agroindustrial da Frangos Canção.

O incubatório, situado no município de São Manoel do Paraná, emprega 52 funcionários e é com­posto por equipamentos de última geração, inclusive com aplicação de vacinas em ovos. “No local, fazemos todas as etapas que um incubatório necessita, desde a recepção de ovos, classificação, pré-aquecimento e incubação, até a aplicação de vacinas no ovo, nascimento, vacinas nos pintainhos, classificação dos pintainhos e expedição. A partir daí, o pintinho está apto a ir para a fase de fomento, centralizado em 23 municípios da região, até ser encaminhado para o abate, na indústria de Maringá”, explica Ceratto.

Números da avicultura do Paraná - De acordo com levantamento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná (SEAB), cada vez mais produtores rurais estão se dedicando à produção de frango de forma integrada, isto é, com subsídio das indústrias avícolas no Paraná. Em agosto do ano 2000, havia 5.810 aviários cadastrados pela SEAB no estado. Hoje eles somam 11.465, o que representa um aumento de 50,6% em apenas quase nove anos. O número de granjas dobrou em menos de uma década, impulsionado pelo boom da avicultura no Paraná. Hoje, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), o estado é o principal produtor nacional de frango de corte, com a produção de 594.832.317 cabeças de frango no acumulado do primeiro semestre de 2009. No ano passado, foram produzidas 1.222.123.962 cabeças de frango no período de janeiro a dezembro de 2008.

Nas exportações, o estado comercializou com o mercado externo 441.599.006 quilos de frango no acumulado janeiro-junho, o que rendeu um faturamento de 609.230.575 dólares no mesmo período. Com esse desempenho, o Paraná representa 25,71% do volume de frango de corte exportado pelo Brasil, ocupando o segundo lugar no ranking nacional de exportações do produto, atrás apenas de Santa Catarina.

Perfil da Frangos Canção - A Frangos Canção iniciou suas atividades em 1992, na região de Maringá. Para promover o negócio, aos pou­cos a organização buscou ampliar a sua área de atuação, optando pela criação de frangos de maneira integrada. Atualmente, a Frangos Canção abate 202 mil aves por dia e, com os investimentos realizados em todas as etapas de produção e excelente infra-estrutura, chegará a abater 210 mil aves por dia até o final de 2009. O Grupo atende os mais exigentes clientes, inclusive do mercado internacional, oferecendo produtos de excelente qualidade. Para isso, utiliza um pro­cesso de produção com alta tecnolo­gia, agindo sempre com responsabi­lidade social e ambiental.

O Grupo Frangos Canção se lançou às exportações em 2006 e em seu terceiro ano operando com o segmento internacional já conquistou mercados consumidores importantes. Hoje, são aproximadamente 35 países que recebem com regularidade produtos feitos dentro da indústria.

Para 2009, há uma previsão de aumento da produção do grupo, o que também vai desencadear em um maior porcentual de exportações. Atualmente, as exportações representam 30% do montante da produção do Grupo e a meta é chegar aos 45% já no ano de 2009. Com isso, também haverá geração de empregos. Estima-se que aproximadamente 600 postos de trabalho sejam criados ainda este ano, viabilizando a a criação do 3º turno de trabalho. Este novo turno será destinado especificamente a produtos voltados à exportação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira