Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/04/2007 - 08:41

Sistema Firjan mostra crescimento da atividade industrial na indústria fluminense


Os aumentos mais expressivos ocorreram nos setores de vestuário e calçados, material elétrico, minerais não-metálicos, químico e material plástico.

A pesquisa Indicadores Industriais do Sistema Firjan, divulgada na primeira quinzena de abril, confirma o aquecimento da economia neste início de ano. A indústria fluminense, com ajuste sazonal - procedimento estatístico que retira os efeitos de variações típicas de determinada época do ano -, registrou aumento de 2,3% do número de horas trabalhadas em fevereiro frente ao mês anterior. E a utilização da capacidade instalada, também com ajuste sazonal, acusou crescimento de 79,2% para 81,7% entre janeiro e fevereiro.

Mais horas trabalhadas e maior utilização da capacidade instalada, em fevereiro, mostram o crescimento do ritmo da atividade industrial, apesar de as vendas reais da indústria fluminense terem se mantido estáveis. Na série ajustada, houve ligeira diminuição de 0,3%, em igual comparativo. Em relação ao mesmo mês de 2006, o recuo é de 1% e se reduz a 0,5% no primeiro bimestre deste ano sobre igual período do ano passado. Dez dos 13 setores pesquisados tiveram retração de vendas, atribuída principalmente ao menor número de dias do mês de fevereiro, além da concessão de férias coletivas pela indústria de perfumaria, sabões e velas e de problemas técnicos enfrentados por uma das maiores indústrias do setor químico.

Luciana de Sá, diretora do Desenvolvimento Econômico do Sistema Firjan, avalia que os resultados da pesquisa são decorrentes da continuidade do processo de queda das taxas de juros e do contexto favorável do mercado de trabalho. "Mesmo com crescimento mais significativo, é importante que não seja minimizada a importância das reformas estruturais que colocariam o país em melhores condições de competitividade na economia global", disse ela.

Os dados da pesquisa do Sistema Firjan indicam que a indústria do estado do Rio de Janeiro mantém a tendência de moderada recuperação verificada no fim do ano passado. As boas perspectivas de desempenho em 2007 incluem o mercado de trabalho que, em fevereiro, registrou aumento de 4,59% do pessoal ocupado sobre o mesmo mês de 2006, o maior crescimento nessa comparação da série histórica iniciada em 1992. Os setores mecânico, metalúrgico, de minerais não-metálicos e de material elétrico lideraram essa expansão. Também na comparação dos dois primeiros meses entre 2006 e 2007 o total de empregados da indústria aumentou, com alta de 4,17%.

Os salários dos trabalhadores da indústria fluminense também aumentaram em fevereiro contra o mesmo mês do ano passado. A alta foi de 6,66% e alcançou 8,7% na comparação entre os períodos janeiro-fevereiro deste ano e o de 2006. A pesquisa do Sistema Firjan mostra, nesse comparativo, que a maioria dos setores da indústria do estado apresentou ganhos reais do poder de compra dos seus trabalhadores, destacando-se vestuário e calçados e mecânico, com aumentos de 29,75% e 16,87%, respectivamente.

As horas trabalhadas na indústria do estado do Rio de Janeiro, além do avanço em fevereiro ante janeiro deste ano, aumentaram 6,44% em relação ao mesmo mês de 2006. Os aumentos mais expressivos ocorreram nos setores de vestuário e calçados, material elétrico, minerais não-metálicos, químico e material plástico. Também na análise do primeiro bimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2006, as horas trabalhadas tiveram expansão, com avanço de 5,53%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira