Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2009 - 10:47

Silvia Almeida, da Anglo American Brasil, apoia Capacitação das Cidadãs Posithivas no Cerrado Mineiro

Encontro que acontece até 31 de julho tem como objetivo fortalecer a mulher soropositiva de todo o Brasil .

Uma das idealizadoras e membro do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas, Silvia Almeida, assistente de Responsabilidade Social da Anglo American Brasil para liderar iniciativas de prevenção à contaminação e inclusão social de soropositivos, é uma das organizadoras da Capacitação das Cidadãs Posithivas no Cerrado Mineiro. O encontro reúne mulheres portadoras do vírus HIV dos 27 Estados brasileiros, com objetivo de capacitá-las para fortalecê-las e torná-las disseminadoras de trabalhos de prevenção em todo o país. O evento, que começou no último dia 27, acontece em Belo Horizonte (MG) até 31 de julho (sexta-efira).

O intuito dessa ação é promover uma atualização da primeira capacitação para mulheres portadoras do vírus HIV, realizada em 2000, quando foi criado o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas. “Com isso, pretendemos promover o fortalecimento da mulher soropositiva em todo o Brasil, para que este movimento social cresça nacionalmente e garanta a cidadania e maior qualidade de vida a elas”, destaca Silvia, empregada da Anglo American há 24 anos e portadora do vírus desde 1994.

De acordo com a assistente de Responsabilidade Social da Anglo American, é importante ressaltar que a Capacitação das Cidadãs Posithivas no Cerrado Mineiro tem como premissa primordial o respeito à diversidade de cada região do país, bem como aos direitos humanos, controle social, aos direitos sexuais reprodutivos, entre outros aspectos de extrema importância a essa população. Para isso, entre as atividades, são realizadas palestras, mesas de debates e oficinas.

Por ter sua origem na África do Sul, um país atingido por uma forte epidemia de HIV, a Anglo American considera o combate a esta doença um dos pilares de sua política de desenvolvimento sustentável. “A Anglo American sempre foi muito parceira e sempre apoiou muito a causa, pois faz parte de seus valores. Para este encontro, a empresa doou materiais para uma das oficinas de artesanato”, afirma.

Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas - Oficializado em 2002, o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) é uma organização brasileira que tem como objetivo promover o fortalecimento de mulheres sorologicamente positivas para o HIV, em qualquer estágio, independentemente do credo, raça, cor, orientação político-partidária, em nível municipal, estadual, regional e nacional.

Por meio do estabelecimento de estratégias de atuação que levem as mulheres vivendo com HIV à aceitação de sua condição sorológica, o MNCP busca o fortalecimento destas cidadãs e a retomada de seu espaço social, combatendo o isolamento e a inércia, com a troca de informações e experiências e melhoria de qualidade de vida. Além disso, é princípio do MNCP o trabalho de prevenção à infecção pelo HIV das mulheres não infectadas.

Anglo American e Aids - A luta contra a Aids é uma bandeira tradicional da Anglo American e faz parte de sua política de responsabilidade social. A companhia foi uma das primeiras a desenvolver uma ampla estratégia de conscientização e prevenção com o objetivo de minimizar a contaminação entre seus empregados. Hoje, na África do Sul, onde a questão do HIV/Aids é mais crítica, a Anglo American fornece gratuitamente medicamentos para o tratamento de seus empregados portadores do HIV, além de oferecer tratamento terapêutico para o empregado e seus familiares. No Brasil, a companhia realiza em datas específicas ações para reforçar a briga contra o vírus HIV, e estas ações são extensivas às comunidades onde a empresa está presente. No Dia Mundial de Combate à Aids, em 1º de dezembro, a empresa faz ampla campanha de conscientização de seus empregados para a prevenção da contaminação e disseminação da doença.

Perfil da Anglo American - A Anglo American é um dos maiores grupos em mineração e recursos naturais do mundo. Com suas subsidiárias, joint ventures e associadas, é líder global em platina e diamantes, e tem participação significativa em metais básicos, minério de ferro e carvão, em operações na África, Europa, América do Sul e do Norte, Austrália e Ásia.

Com operações instaladas desde 1973 no País, a Anglo American Metais Básicos Brasil possui plantas de níquel em Niquelândia, nióbio em Ouvidor, fosfatados em Catalão, Ouvidor e Cubatão. A empresa também está investindo US$ 1,5 bilhão no Projeto Barro Alto para ampliar sua produção de ferroníquel - a nova planta irá produzir, em média, 36 mil t/ano de níquel contido em ferroníquel, a partir de 2011.

A Anglo American é uma empresa determinada a crescer no Brasil, trabalhando em conjunto com as comunidades locais e aplicando as melhores práticas de negócio adquiridas ao redor do mundo por quase um século.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira