Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2009 - 11:32

Sociedade Hípica Paranaense presente no maior circuito hípico do mundo


Três cavaleiros saltarão no Athina Onassis International Horse Show, no Rio de Janeiro.

Fernando Sperb, Omar Camargo Neto e Andressa de Mari são os ginetes da Sociedade Hípica Paranaense que participarão do Athina Onassis International Horse Show, segundo o site oficial do torneio. Esta é a etapa brasileira do maior circuito hípico do mundo, o Global Champions Tour (GCT). O evento acontecerá entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro.

Esta é a terceira vez que o Athina Onassis International Horse Show é organizado, sendo que São Paulo foi a sede das edições de 2007 e 2008. Segundo os organizadores do GCT, a etapa brasileira é a melhor do circuito desde a sua criação. Cavaleiros do gabarito de Doda Miranda – idealizador do evento – e Rodrigo Pessoa vêm ao Brasil com suas melhores montarias para o concurso, cuja premiação total será de 775 mil euros.

Algumas vagas do torneio são para convidados e outras para os 30 melhores conjuntos do mundo no circuito do Global Champions Tour. Os paranaenses foram convidados, mas os critérios dos convites levaram em consideração os resultados dos atletas. As três indicações de ginetes da Hípica Paranaense mostram que o hipismo do Paraná está em franca ascensão e o Clube tem lugar de destaque nesse cenário.

Fernando Sperb e Omar Camargo Neto irão disputar a prova de 1,35m, na categoria Amador Top. Para o primeiro, defender o nome da SHPr em um torneio de tamanha grandeza é um privilégio carregado de ansiedade e prazer. “Representar a Hípica, ainda mais enquanto sou presidente, traz responsabilidade e emoção, pois me orgulho muito da nossa Hípica e da evolução que o esporte está tendo no Clube”.

Competir com os melhores cavaleiros e amazonas, em uma arena fechada e com bastante público e uma armação de nível olímpico será um desafio interessante, mas que não amedronta nenhum dos ginetes. Sperb segue a rigor o programa de treinamento para chegar ao torneio em ótima forma, já tendo escolhido sua montaria; a sua égua Safira. “É um grande desafio, mas estou bem confiante em bons resultados”.

Omar, que já teve a chance de marcar presença em torneios de nível internacional, como o Pan-americano de mirins que disputou na Colômbia, divide a opinião com o amigo. Após 15 dias de trabalho mais leve para suas éguas se recuperarem, o cavaleiro entra na fase de intensificação dos treinos para chegar ao Rio de Janeiro no ápice do rendimento. A sua montaria ainda não foi definida.

Segundo ele, a experiência internacional pode ajudar na hora que entrar na arena e ficar de frente com o grande público que estará presente. Isso, no entanto, não deixa a chance de participar do Athina Onassis menos saborosa. “A gente trabalha para chegar aí. A partir do momento que você está competindo entre os melhores do mundo, a sensação é muito boa, é gratificante”.

Andressa de Mari, que está na categoria Amador, irá competir na prova de 1,20m. Ela afirma estar honrada pelo convite para participar do torneio e pela chance de saltar pela SHPr. “A Hípica é minha casa há mais de 30 anos, fui criada nela! Não há palavras para descrever o que significa poder levar seu nome a um concurso deste nível”.

Ela, que não vê a hora de entrar na pista, sabe que, apesar do entusiasmo, sangue frio será fundamental no momento de enfrentar os obstáculos. “É necessária muita calma e frieza para encarar as dificuldades que o armador irá colocar durante o concurso”.

A amazona, que já tem experiência em torneios nacionais, acredita que essa oportunidade no Athina Onassis será importante para sua carreira. Sua expectativa é de realizar uma boa apresentação, por isso está se preparando desde maio, quando disputou o The Best Jump, em Porto Alegre. Além disso, conta os grandes ensinamentos do maior ícone do hipismo brasileiro, Nelson Pessoa. “A pressão que faço sobre mim é grande, e isso é um dos maiores desafios que preciso superar”.

Além desses três cavaleiros, Daniela Miró de Campos e Gabriel Prolik Schuchovski, ambos sócios da Hípica Paranaense, farão uma clínica com Nelson Pessoa, Rodrigo Pessoa e Doda Miranda, entre os dias 03 e 08 de agosto, logo após o Athina Onassis International Horse Show. Eles ainda participarão de uma prova na quinta-feira, dia 30 de julho, que será realizada no início do evento, para observação dos Mestres e para aprimoramento da clínica.

Na armação - O diretor geral da SHPr e desenhador de provas hípica, Vailto Jaci Cordeiro, o Baíca, também foi convidado para participar do evento no Rio de Janeiro. Ele irá atuar como um dos cinco assistentes do responsável pela armação das provas. Baíca, que é filado à Federação Equestre Internacional, vê nessa oportunidade uma grande chance de crescer profissionalmente. “Esta participação vai me dar muita experiência. É o melhor torneio no Brasil, segue o modelo europeu. Então, vai agregar bastante para mim como armador, cavaleiro e mesmo instrutor”.

Sociedade Hípica Paranaense - Há 65 anos atrás, um grupo de 27 cavaleiros do Paraná se reuniu para fortalecer o esporte hípico no seu estado. Dessa união surgiu a Sociedade Hípica Paranaense que no decorrer dos anos cresceu e se consolidou como o principal centro de hipismo do Paraná e, cada vez mais, ganha espaço em nível nacional.

A infraestrutura, o conforto, a qualidade do piso das pistas, das cocheiras, o profissionalismo dos funcionários e a organização de seus torneios já chamaram a atenção de grandes cavaleiros como Doda e Nelson Pessoa, que vieram conhecer as instalações. A Copa Indoor de Hipismo 2008 e o Concurso Nacional de Saltos 2009 atraíram atletas olímpicos para o Clube, que também vê o seu Ranking superar as expectativas de inscrições a cada etapa.

Com base nessas informações, nenhum dos ginetes tem dúvida sobre a importância histórica para a SHPr desta presença no Athina Onassis. “Ter três cavaleiros em uma competição desse nível é reflexo do bom momento que vive o esporte em nosso Clube”, afirma Omar. O presidente Sperb complementa, “esse é o marco de que o nível de nossos cavaleiros está cada vez mais elevado”.

Athina Onassis International Horse Show, de 31 de julho e 2 de agosto, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro., Av Borges de Medeiros 2448 Lagoa - Rio de Janeiro (RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira