Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2009 - 11:53

OSG/Okuma Academy investe em pesquisa tecnológica e desenvolvimento de soluções

Com o objetivo de desenvolver soluções e oferecer treinamento de alto nível, contribuindo para a formação e especialização de profissionais e técnicos, a Okuma Latino Americana – fabricante de máquinas operatrizes de origem japonesa e a OSG – empresa fabricante de ferramentas de corte, desenvolveram a OSG/Okuma Academy, centro de produção e capacitação técnica que reúne os últimos avanços tecnológicos para o setor de máquinas e equipamentos industriais.

Parte integrante das novas instalações da OSG, localizadas em Bragança Paulista (SP), que incluem a nova unidade de produção e o prédio do escritório central da empresa, a OSG/Okuma Academy, inaugurada no dia 15 de abril, tem estrutura composta por um centro de desenvolvimento e auditório com capacidade para 60 pessoas.

Alcino Bastos, gerente geral da Okuma Latino Americana (responsável pelas atividades da Okuma na América do Sul), explica que a OSG/Okuma Academy tem como proposta oferecer um novo conceito de show room, sendo não apenas um espaço para demonstração pura e simples de equipamentos, mas funcionando como um centro de pesquisa, abrindo espaço para estudos e desenvolvimento de projetos.

A Okuma equipou a OSG/Okuma Academy com máquinas de tecnologia altamente avançada: o modelo MacTurn 250-W 2S 1000, um torno multifuncional com 9 eixos e o MU-400 VA, um centro de usinagem vertical de cinco eixos, ambas utilizadas na usinagem de peças complexas, em uma única fixação.

As máquinas, segundo Glauco Bremberger, gerente de engenharia de aplicações e assistência técnica da Okuma, tem como principal inovação tecnológica a execução de várias operações por um único equipamento. “Peças que antes precisavam passar por cinco ou seis máquinas diferentes, podem concluir toda a sua fabricação em uma só, agilizando todo o processo de produção”, diz o engenheiro.

Bremberger destaca os três principais conceitos diferenciados que caracterizam a filosofia de trabalho da Okuma, que permitem ao cliente atendimento personalizado e aumento de produtividade, entre outros benefícios: Single Source, Thermo Friendly e THiNC.

Single Source - O conceito denominado Single Source, ou fonte única, significa que a Okuma tem como característica a possibilidade de ser integralmente responsável por todos os componentes principais da máquina ferramenta: parte mecânica, elétrica, software, montagem e assistência técnica.

“Somos responsáveis por todo o ciclo entre a concepção do equipamento e a sua utilização. Com um ótimo projeto, cada máquina já nasce com as características ideais para trabalhar e atender perfeitamente as necessidades do cliente”, diz Bremberger.

Thermo Friendly – A variação das temperaturas normalmente interfere no desempenho de máquinas ferramenta, pois elas possuem componentes de metal, material que se expande quando a temperatura aumenta.

A expressão Thermo Friendly tem como significado “conceito de construção termo estável”, tecnologia que minimiza deformações térmicas na máquina ferramenta e as compensa de forma precisa, tornando-as gerenciáveis. Desenvolvidas sob esse conceito, as máquinas da Okuma são projetadas e construídas para operar sem que as variações térmicas interfiram significantemente no desempenho do equipamento. Com isso, o equipamento pode ser utilizado inclusive em ambientes hostis, em que há grande variação de temperatura.

“Não adianta somente produzir uma máquina sólida e rápida, ela tem que operar bem em ambientes industriais e no mundo todo”, exemplifica Bremberger, acrescentando que o sistema reduz os erros devido às deformações térmicas em até dez vezes e evita os custos adicionais para climatização das salas de produção, medida que se torna desnecessária para a maior parte das aplicações.

THiNC – Outra característica oferecida pela Okuma é o Comando Numérico Computadorizado (CNC), batizado de THiNC, o “comando numérico inteligente” que é projetado com arquitetura aberta e pode utilizar várias ferramentas, tornando viável o acesso a aplicativos e periféricos existentes no mercado. “O mundo da informática chegou às fábricas, e nossos produtos estão preparados para essa realidade. As necessidades do futuro são: velocidade, troca de dados, coerência, informação”, enumera Bremberger.

OSG - Fundada em 1938 no Japão, a OSG iniciou suas atividades no Brasil em 1974. Sua unidade fabril ocupa uma área construída de 18 mil m2 dentro de um terreno de 100 mil m2, na cidade de Bragança Paulista. Possui ainda fábricas em São José dos Pinhais (PR) e Manaus (AM). Está presente em mais de 25 países.

Sua linha de produtos compreende: machos de roscar, fresas de topo, brocas, alargadores, escareadores e cossinetes, fabricados com a mais alta tecnologia. Tem entre seus principais clientes a indústria automobilística, indústria de moldes e matrizes e a indústria aeroespacial.

Okuma - A Okuma Corporation foi fundada em 1898 pelo Sr. Eichi Okuma, em Oguchi, cidade próxima a Nagoya, no Japão. Originalmente produziu outros tipos de equipamentos, iniciando a fabricação das primeiras máquinas operatrizes em 1904 e do primeiro torno horizontal, em 1918.

Em termos globais a empresa emprega, atualmente, cerca de 2.200 funcionários e está presente em todos os continentes, com faturamento anual da ordem de US$ 2,1 bilhões. O Brasil é o maior mercado da Okuma na América do Sul, respondendo por 75% das vendas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira