Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2009 - 12:08

ANIB prossegue estratégia internacional para biscoitos brasileiros e vai ao México, para a Confitexpo

Dando prosseguimento à estratégia que vem adotando em parceria com a Apex Brasil, visando à abertura de novos contatos e prospecção de novos mercados, a Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos – ANIB - segue, no início de agosto, para o México, onde participará da 24ª Confitexpo – Feira Internacional de Confeitaria, que será realizada entre os próximos dias 4 e 7 de agosto, em Guadalajara.

A feira vai reunir mais de 230 expositores de países como México, Estados Unidos, Irlanda do Norte, Guatemala, Alemanha, El Salvador, Brasil, Espanha, Turquia e Países Baixos, que apresentarão suas novidades para um público formado por atacadistas, distribuidores, varejistas, cooperativas, hoteleiros e representantes de auto-serviço.

“A expectativa é que a Confitexpo atraia mais de 10 mil compradores de todo o mundo”, prevê José dos Santos dos Reis, vice-presidente da ANIB e presidente do Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado de São Paulo – Simabesp. Além das duas entidades, o Brasil estará representado pela Bauducco.

A América Latina é um mercado de grande potencial para os produtos brasileiros. Em maio passado a ANIB e o SIMABESP realizara, em São Paulo, uma Rodada de Negócios com a participação de compradores de 12 países latino-americanos 14 fabricantes brasileiros e que teve como resultado a geração de negócios acima de US$ 5 milhões. “Hoje a América Latina representa 49,5% das nossas exportações e nosso objetivo é crescer em torno de 20% neste mercado”, informa Reis.

Mais de US$ 1 milhão em Nova York - A participação das empresas brasileiras Mabel, Village e Bauducco na Fancy Food, realizada no final de junho em Nova York (EUA) por intermédio da ANIB teve como resultado vendas na ordem de US$ 200 mil nos próximos 90 dias e uma expectativa de concretização de mais US$ 900 mil até o final de 2009.

Segundo José dos Santos dos Reis, que esteve junto com seus associados no evento, “a feira teve mais de 24 mil visitantes e foi 4% maior que a de 2008 em tamanho, com 2.300 expositores de mais de 70 países, reunidos numa área de mais de 300 mil metros quadrados, no Javits Convention Center, em Nova York. O público foi formado por supermercadistas, distribuidores, atacadistas, varejistas, hotéis e restaurantes, interessados em novos produtos, novas idéias e inovações do segmento de alimentos.

Crescimento - As exportações de biscoitos em 2008 cresceram 24,51% em faturamento em relação a 2007, apesar das variações do dólar durante o ano. Em 2007 as exportações representaram um faturamento da ordem de US$ 91,6 milhões e em 2008 chegaram a US$ 114 milhões. Os produtos mais exportados são biscoitos recheados (38%) e waffers (30%).

Somente no primeiro semestre deste ano, a ANIB e o SIMABESP participaram, junto com associados, de quatro eventos internacionais: a feira ISM (Alemanha), o evento Sabores do Brasil (Dubai), a Fancy Food (Nova York) e a Rodada de Negócios realizada em São Paulo. Até o final do ano, as entidades estarão em mais três: Confitexpo (México), Sial (Argentina) e Anuga (Alemanha). “Esta é a nossa atitude como exportadores: pró-ativa. Estes eventos internacionais são fundamentais para a abertura de novos contatos e prospecção de novos mercados”, finaliza Reis.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira