Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/08/2009 - 09:14

QlikView dá suporte à reestruturação da Casa das Cuecas

Principal revendedora de peças íntimas para o público masculino implanta sistema de análise de informações para propiciar projeções de mercado mais precisas.

Para auxiliar na reformulação do layout de suas lojas e consolidar sua nova identidade visual, a Casa das Cuecas/UW, referência em moda íntima masculina, se apoiou na solução de BI (Business Intelligence) QlikView, representada no Brasil pela Master Reseller Nórdica Distribuidora de Software, uma das principais parceiras da fabricante sueca QlikTech, desenvolvedora da tecnologia.

A decisão da Casa das Cuecas de utilizar a tecnologia como plataforma para as mudanças da empresa teve como base a busca por uma ferramenta que possibilitasse a obtenção de relatórios gerenciais e mercadológicos com agilidade. O foco era atender à demanda do novo perfil da marca, que passou a necessitar de informações rápidas e precisas para conseguir competir com um novo filão de concorrentes.

Pioneira no Brasil em venda de vestuário íntimo para o sexo masculino, a companhia traçou uma estratégia de reposicionamento de sua marca, que tinha característica conservadora, para um novo perfil de inovação nos produtos e serviços, apostando na modernidade e elegância de suas peças.

Para alcançar seu objetivo, a Casa das Cuecas tinha como meta investir em uma tecnologia que lhe trouxesse mais assertividade na análise de markup, facilidade na realização das projeções de venda, flexibilidade para alterações e testes imediatos, maximização dos índices de acertos e aumento do custo-benefício. “A solução QlikView foi a tecnologia mais aderente às nossas necessidades devido à rápida implementação e à facilidade de interação com a solução, pois o próprio usuário faz suas análises e previsões dentro da ferramenta”, comenta Daniel Kaleka, diretor da Casa das Cuecas.

Uma dos principais resultados apontados pelo executivo com o uso da tecnologia foi a capacidade de negociação com os fornecedores. Por não possuir uma estrutura de produção própria, a empresa estabelece contratos com fabricantes terceirizados e sempre está atenta para que a relação comercial seja a mais vantajosa possível. Com o uso da solução foi possível a redução de custos com os fornecedores no momento em que a casa das Cuecas passou a efetuar um planejamento a longo prazo dos itens a serem comprados. “Com o resultado das vendas dos anos anteriores pudemos programar através do Qlikview compras anuais e garantir que nossos fornecedores concedessem desconto ao serem notificados com antecedência da quantidade de mercadorias que seriam produzidas durante todo o ano”, relata Kaleka.

A rede varejista também tem como aplicativo de apoio o software da Linx, específico para o segmento de retail, que coleta informações administrativas, da frente de loja e das contas a pagar e receber, mantendo o banco de dados abastecido para que o QlikView possa gerar os indicadores através dele. “A tecnologia de BI nos garantiu rapidez na análise das informações sempre que sentíamos uma mudança de tendência, o que possibilitou à nossa operação o cruzamento automático de dados de forma confiável para tomarmos decisões no momento certo”, explica o executivo.

A primeira fase do projeto, que envolveu a análise do banco de dados, o levantamento das necessidades e o desenvolvimento da base do aplicativo em conjunto com a companhia, iniciou no primeiro semestre de 2008. O sistema atualmente apóia os processos dos pontos de venda e o movimento de estoque, mas está sendo reformulado para a inclusão de funcionalidades complementares para o controle das áreas financeira, administrativa e compras.

Há dois anos a Casa das Cuecas estruturou uma rede de franquias que hoje abrangem os estados de São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Paraná. O aplicativo também está auxiliando na geração de relatórios de acompanhamento do movimento de vendas em cada localidade. “Pretendemos ampliar o uso da solução para todos os franqueados, pois estamos certos do diferencial que ela traz para a condução dos negócios”, ressalta ele.

Por ser constituída de uma arquitetura visual e uma interface intuitiva e ter sido concebida conforme as exigências da organização, a ferramenta foi facilmente assimilada pelos usuários da companhia, dispensando consultoria, programação e treinamento. “O software se adequa totalmente à dinâmica de trabalho do usuário por não possuir um nível hierárquico de manuseio e seguir uma linha de raciocínio lógica, por isso na maioria das vezes os problemas podem ser resolvidos sem a assistência de especialistas”, considera Gerson Gildin, gerente comercial da Nórdica Distribuidora de Software e responsável pelos projetos voltados para o varejo.

QlikView no Brasil - A tecnologia QlikView, desenvolvida pela sueca QlikTech, trabalha da forma como a mente funciona, ou seja, por associações. A solução conecta múltiplas fontes de dados em poucos cliques, trazendo resultados rápidos e uma melhor tomada de decisão para uma vasta gama de clientes e indústrias. O QlikView é intuitivo para aprender, fácil de modificar e pode ser implementado em menos de uma semana. Considerada a empresa de software de Business Intelligence (BI) que mais cresce no mundo, segundo a IDC (International Data Corporation), a QlikTech tem mais de 10 mil clientes em 92 países e mais de 500 parceiros em todo o mundo. A QlikTech foi fundada em Lund, na Suécia e tem sede em Radnor, PA (E.U.A.) com operações diretas na Europa e nas Américas. | www.qlikview.com

Nórdica Software - A QlikTech mantém uma sólida parceria no Brasil com a Nórdica Distribuidora de Software, Master Reseller da solução que mantém uma carteira de 150 clientes usuários da tecnologia QlikView. Especializada em gestão de informação gerencial, a Nórdica atua na implementação da tecnologia QlikView e na consultoria de melhores práticas para diferentes setores. | www.nordicasoftware.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira