Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/08/2009 - 10:24

Sua empresa está preparada para o mercado da construção civil?

O mercado da construção civil passou por uma série de mudanças no Brasil. Isto compreende desde a forma da comercialização do metro cúbico de cimento até como as construtoras se relacionam com seus clientes, fornecedores e funcionários, passando pelo modo de filtrar informações que tornaram-se rentáveis ao longo do processo de negociação com a utilização de tecnologia ou de uma simples consulta à previsão do tempo, por exemplo.

Hoje, uma empresa do setor da construção deve estar preparada para enfrentar o mercado, pois este deixou de ser agressivo e tornou-se qualitativo e exigente. Além disso, adotou uma postura sólida, que transmite uma imagem de credibilidade e de resultados e contribui para a construção de negócios duradouros direto com o cliente.

Devemos focar a relação com o cliente. De que adianta ter uma grande obra ou um projeto espetacular se existe um relacionamento insatisfatório. As grandes empresas de engenharia sabem que o seu produto não é apenas o imóvel, mas é muito mais do que isso. Na verdade, é entender a necessidade do cliente, saber qual tipo de operação irá preencher suas expectativas.

Com atenção especial no cliente, não se cria somente fidelidade, vai muito além, você consegue entregar um pacote completo de soluções que satisfaçam o seu cliente. Mas, como devemos fazer isto?

A forma mais eficaz que encontramos foi operar em cima de dados, gerando um material concreto e preciso. Não consigo imaginar uma empresa do setor da construção fazendo gestões ou crescendo com ameaças de tantos riscos por problemas de informações.

Ao utilizar tecnologias como softwares de gestão pró-ativa, CRM, Business Inteligence, entre outros, os profissionais podem tomar decisões com segurança, com a certeza de que nenhum prego será adquirido se não estiver dentro do budget da obra. É assim que uma grande construtora se comporta, com integração completa desde a gerência de qualidade até a área de suprimentos.

Mas nem tudo é TI. Você que possui uma empresa sabe que além de atender todas as necessidades do seu cliente, outro fator relevante para uma grande companhia é o seu capital humano. Treinar e oferecer o que há de melhor para seus funcionários é o grande trunfo de uma empresa. Os profissionais da engenharia devem ter conhecimento sobre marketing, possuir uma visão de marca, além de entender as formas de relacionamento desde fornecedores até o consumidor final.

Entretanto, a grande pergunta é: será que todas as empresas do setor estão preparadas? Será que todos enxergam esse processo? Será que todas as empresas enxergam longe?

Uma empresa de engenharia deve estar mais do que preparada para enfrentar todos os obstáculos do setor. Além disso, precisa saber lidar com o cenário político-econômico turbulento e variável. Então, esteja preparado, lute pelo melhor, confie em seus funcionários, confie em sua empresa, confie em você.

. Por: Luiz Augusto Milano, presidente da Matec Engenharia, uma das melhores e mais modernas construtoras do Brasil || Perfil da Matec Engenharia - Com princípios e conceitos bem definidos, entre os quais a confiança nas pessoas, descentralização das ações através de uma gestão diferenciada e o investimento nos resultados, a Matec Engenharia é dona de um portfólio cada vez mais diversificado. Com mais de 3 milhões de metros quadrados construídos em todo Brasil, a empresa torna-se uma referência nacional, uma vez que agora passa a desempenhar o papel de investidora na modalidade de Built to Suit, que consiste na construção de um empreendimento sob medida para um locador, garantindo o retorno do capital investido, através da remuneração do uso do imóvel.

Presidida por Luiz Augusto Milano, a empresa conquistou diversos reconhecimentos como Prêmio Empreendedor 2003, concedido pela consultoria internacional Ernst & Young; o Prêmio Melhor Construtora do Brasil em 2004, concedido pela revista Exame; e o prêmio ao presidente de Melhor Executivo de Valor – 2005. Em 2007, a companhia recebeu o Prêmio Master Imobiliário, premiação realizada pelo Secovi-SP com o case do Ibmec, na categoria melhor empreendimento imobiliário. Atualmente, a Matec emprega 350 funcionários diretos e gera mais 20 mil empregos indiretos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira