Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/08/2009 - 10:24

Uso da água na horticultura: tema do congresso brasileiro de olericultura

“Água na horticultura: novas atitudes e uso sustentável” será o tema do Congresso Brasileiro de Olericultura (49º CBO), que começa na próxima segunda-feira (3 de agosto) e segue até a sexta (7), em Águas de Lindóia. Juntamente com o 49º CBO, principal evento científico da Associação Brasileira de Horticultura (ABH), será realizado o Workshop de Embalagens Sustentáveis. A escolha do mote foi estimulada pela preocupação em torno do uso da água em irrigação de hortaliças e plantas medicinais.

Há dois aspectos a serem considerados nesse universo agrícola, diz o presidente do evento, o pesquisador Wilson Tivelli, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (Apta). O primeiro recai sobre a qualidade da água utilizada em hortas urbanas e periurbanas no Brasil. Isso porque, na maioria de municípios, o esgoto é lançado sem o devido tratamento diretamente nos cursos d´água, com o risco de que esta seja utilizada por produtores para irrigação. Daí a ideia de apresentar e discutir alternativas para o cultivo e identificar os riscos para a saúde pública.

O segundo aspecto que motivou a seleção do tema está relacionado às legislações federal e estadual, que determinam o pagamento pela utilização da água de irrigação e processamento na produção, a partir de janeiro de 2010, por parte dos produtores paulistas. “Os agricultores terão mais um componente adicionado ao seu custo de produção. Por isso, nós da pesquisa precisamos procurar gerar e transferir ferramentas tecnológicas que possam auxiliá-los também nessa questão”, afirma Tivelli.

Ele explica que o órgão estadual responsável já vem, há algum tempo, expedindo os termos de outorga (permissão para captação de águas de rios, córregos, lagos e poços artesianos) e que em cada ponto de captação de água serão instalados hidrômetros para mensurar a quantidade captada. A cobrança será efetuada sobre o total registrado. “Todo esse processo tem um custo burocrático e financeiro alto para os produtores”.

Workshop - O Workshop de Embalagens Sustentáveis foi sugerido pela Comissão de Produção Orgânica de São Paulo, da Superintendência Estadual do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo é levantar o que está em voga nesse segmento, na busca por alternativas sustentáveis para embalar produtos produzidos no sistema orgânico. (Texto: assessorias da Apta e do IAC. [site www.abhorticultura.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira