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04/08/2009 - 10:00

Crescimento das geotecnologias alavanca venda de imagens de satélites

Aumento na demanda rendeu ainda premiação para a líder do mercado brasileiro .

O crescente uso da geotecnologia principalmente nos setores público, utilities e gás e energia vem alavancando também a venda de imagens de satélites de alta, média, baixa resolução e de radar. Prova disso é que a IMAGEM, líder do mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) na América Latina, registrou um acréscimo de 10% na comercialização de seus produtos de sensoriamento remoto entre 2007 e 2008, alcançando participação de 20% na receita da empresa.

Entre os satélite que a empresa representa, o que apresentou maior destaque foi o japonês ALOS, que registrou um crescimento de vendas de 300% em imagens de média resolução. No total, a IMAGEM comercializou 833 cenas deste produto em 2008. Tal resultado rendeu a melhor colocação de uma empresa brasileira no prêmio mundial “ALOS reseller of year awards”, concedido pela agência japonesa JAXA, no início de julho de 2009. No âmbito mundial, a IMAGEM ficou em sexto lugar.

Para Juliano Lázaro, líder da linha de negócios observação da terra, o prêmio representa o interesse do mercado em adquirir produtos pronta-entrega, atualizados e de qualidade com excelente relação custo-benefício. “Em 2008, vendemos mais de 833 cenas ALOS apenas no Brasil e em 2009 a projeção é ainda maior. Temos todo o território brasileiro coberto com imagens ALOS, sendo 34% delas estão com 0% de cobertura de nuvens”, afirma o executivo da IMAGEM. Ele reforça ainda que este ano os esforços da empresa é priorizar a coleta de imagens sobre as áreas que estavam encobertas por nuvens, podendo criar assim um mosaico de todo o Brasil com imagens totalmente limpas.

Outra boa notícia é que a Agencia Japonesa JAXA está programando para 2013 e 2014 o lançamento dos satélites Alos-2 e 3 respectivamente que, além de oferecer imagens com mais qualidade e poder de precisão, agilizará o processo de mapeamento do território brasileiro.

Imagem - Fundada em 1986, a Imagem é líder do mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) na América Latina e conta com 25% de participação no mercado nacional do setor. A Imagem oferece soluções completas de tecnologia e informação espacial, como imagens de satélites de alta, média e baixa resoluções e de radar, mapas territoriais de múltiplas escalas e temas, entre outros.

Os produtos e serviços da Imagem são utilizados por dezenas de empresas, públicas e privadas, de segmentos como telecomunicações, energia, saneamento, petróleo e gás, agricultura e defesa. Em 2008, a companhia obteve faturamento de aproximadamente R$ 54 milhões. Alguns dos clientes da Imagem são empresas como Citrovita, Eletropaulo, Embrapa, Governo de Goiás, Oi, Prefeitura de Recife e Petrobrás.

Sediada em São José dos Campos (SP), a Imagem conta com cinco escritórios e uma ampla rede de parceiros no país, além de uma filial na Espanha. Distribuidora exclusiva da ESRI, líder mundial no fornecimento de software GIS, a empresa auxilia a agilidade na tomada de decisão de negócios ao considerar variáveis relacionadas à localização exata da infraestrutura, mercado ou matéria-prima utilizada na gestão de um negócio. [www.img.com.br]

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