Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2009 - 10:03

Medo de contrair H1N1 pode causar pânico e outros problemas psicológicos

Manchetes de jornais e programas de rádio e televisão estão tirando o sono de muita gente. Assustadas com o aumento de casos da influenza A muitas pessoas podem achar que estão infectadas sem estarem – até manifestando sintomas. O mais grave é quando o nível alto de ansiedade causa uma baixa de imunidade e realmente deixa a pessoa vulnerável não apenas ao vírus H1N1, mas a outras doenças.

Essas pessoas são vítimas de uma fobia momentânea, como explicam os psicólogos da Clínica Contato Dra. Ana Lúcia Tuma e Dr. Willian Mac-Cormick Maron.

“O aparecimento ou intensificação de sintomas é a forma mais comum da relação entre físico e emocional. O medo normal protege a pessoa da doença, já o medo patológico é aquele que protege a pessoa da vida, interferindo na sua felicidade”, afirma a Dra. Ana Lúcia.

Há ainda o risco de pessoas muito estressadas desenvolverem transtornos mentais como o TOC ou aquelas que já sofrem desses males terem seu quadro psicológico agravado. O Dr. Willian Mac-Cormick Maron ressalta que os cuidados preventivos em relação a doenças como a gripe A que estão sendo aconselhados - evitar locais muito fechados e aglomerações, lavar corretamente e frequentemente as mãos e outros - não são exageros dentro do contexto atual. Mas, assim que o medo de ficar doente começar a afetar seu bem estar, as atividades do dia-a-dia e os relaciomentos interpessoais, é preciso procurar um médico da área de saúde mental.

Segundo a Dra. Ana Lucia, o tratamento pode ser psicoterápico e, se houver necessidade, medicamentoso. “O objetivo principal é diminuir a ansiedade e fortalecer o lado emocional”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira