Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2009 - 10:19

ABIEF Se preocupa com novo reajuste no preço das matérias-primas

São Paulo - Com base no anúncio de um aumento de 10% no preço das resinas termoplásticas, principal matéria-prima da indústria de embalagens plásticas flexíveis, o presidente da ABIEF (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis), empresário Alfredo Schmitt, reuniu-se no dia 30 de julho com diretores das petroquímicas Quattor e Braskem para discutir a preocupação da entidade em relação aos reajustes. “Sabemos que os preços internacionais das resinas estão subindo, bem como o preço da nafta que no Brasil é fornecida pela Petrobrás. Mas entendemos que ante a tênue recuperação do mercado, os transformadores simplesmente não têm como absorver nenhum reajuste.” Schmitt estima que de novembro de 2008 a Março de 2009 os fabricantes de embalagens tenham acumulado perdas ao redor dos 30%.

Em 2008 a indústria brasileira de embalagens plásticas flexíveis consumiu cerca de 1,45 milhão de toneladas de resinas e faturou R$ 11 bilhões. O segmento é composto por pouco mais de 5 mil empresas, a maioria de pequeno e médio porte. Os grandes transformadores, contudo, respondem por mais de 65% do faturamento do setor. Com base nos resultados dos primeiros meses deste ano, a ABIEF prevê que o setor registre uma recuperação bastante tímida na segunda metade de 2009; um impulso mais significativo deverá vir apenas no quarto trimestre.

Para atenuar os efeitos da crise, além de criar mecanismos que alavanquem as vendas do setor, Alfredo Schmitt mantém firme a proposta da ABIEF de “promover o fortalecimento e o reconhecimento de todos os elos da cadeia petroquímica e juntar as associações do setor em uma plataforma única de trabalho”.

Perfil da ABIEF - A ABIEF (Associação Brasileira das Indústrias de Embalagens Plásticas Flexíveis) existe há 31 anos com o objetivo de fomentar o mercado nacional de embalagens plásticas flexíveis. A Associação também tem incorporada às suas atividades o fomento à exportação e a preservação ambiental a partir do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas. A entidade reúne 170 empresas de todo o Brasil fabricantes de filmes monocama, coextrusados e laminados; filmes de PVC e de BOPP; sacos e sacolas; sacaria industrial; filmes shrink e stretch; rótulos e etiquetas; stand-up pouches; embalagens especiais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira