Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2009 - 10:24

Evento da SBD-SP discutirá a obsessão pela beleza

Estudo que será apresentado na Jornada de Cosmiatria, nos dias 7 e 8 de agosto, em São Paulo, revela que preocupação exagerada com defeitos no corpo atinge 15% dos pacientes de dermatologia.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-SP) realiza nos dias 7 e 8 de agosto a Jornada de Cosmiatria, que corresponde ao 7º e 8º Cursos de Educação Médica Continuada – CEMC-D, voltados para dermatologistas. Durante os dois dias de evento, renomados profissionais da dermatologia brasileira apresentarão as últimas novidades e tendências em preenchedores, toxina botulínica, lasers, tecnologias em rejuvenescimento, tratamentos corporais, na Fecomercio, em São Paulo. No sábado, a dermatologista e conselheira da SBD-SP Dra. Luciana Conrado apresentará a conferência “A obsessão pela beleza e o transtorno dismórfico corporal”, em que apresentará os resultados de seu estudo que avaliou a prevalência do distúrbio entre os pacientes da dermatologia.

“Além dos aspectos teóricos na Cosmiatria, bem como o manejo de drogas e cosméticos que serão apresentados no evento, é importante que os dermatologistas estejam atentos à história do paciente, pois de 7% a 15% dos pacientes que nos procuram para se submeter a procedimentos estéticos apresentam o transtorno dismórfico corporal, mais conhecido como dismorfofobia, caracterizado pela preocupação exagerada com defeitos mínimos ou inexistentes na face e no corpo”, alerta a Dra. Luciana Conrado.

Ela afirma que os médicos devem ficar atentos para esses casos. “Este transtorno é considerado um ‘transtorno secreto’, pois os pacientes têm dificuldades para falar sobre suas queixas com os profissionais de saúde e se sentem envergonhados e receosos de que suas queixas sejam interpretadas como ‘vaidade’”.

“Existe um forte componente psíquico atuando na busca da melhora da imagem, principalmente considerando as necessidades de consumo criadas pela indústria da beleza e da busca da perfeição estética. Existe um limite muito tênue que separa o uso da cosmiatria/estética para a promoção de saúde e bem-estar, e o uso deste conhecimento em favor da busca desenfreada, sem limites e fora da realidade de suposta perfeição estética. Cabe ao dermatologista estar atento para identificar estes limites e usar de bom senso na orientação destes pacientes”.

Segundo o presidente da SBD-SP, Dr. João Roberto Antonio, a escolha dos temas da Jornada tem como objetivo orientar corretamente os dermatologistas associados. “Podemos considerar alta a prevalência do Transtorno Dismórfico Corporal em pacientes dermatológicos o que torna fundamental o treinamento dos profissionais para a investigação sistemática, diagnóstico e encaminhamento para tratamento psiquiátrico. Por isso incluímos esse tópico na Jornada Dermatológica”, explica ele.

SBD-SP - A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Estado de São Paulo (SBD-SP) é uma entidade médica sem fins lucrativos, organizada com a finalidade de fomentar a pesquisa, o ensino e o aprimoramento científico da dermatologia como especialidade médica. Fundada em 1970, a SBD-SP congrega atualmente mais de 2.000 associados. A entidade organiza uma série de eventos durante todo o ano, como os Cursos de Educação Médica Continuada em Dermatologia (CEMC-D), as Jornadas, a RADESP (Reunião Anual dos Dermatologistas do Estado de São Paulo, realizada no final de cada ano), e cursos sobre essa especialidade voltados exclusivamente para jornalistas. Além dos eventos regionais, a SBD-SP dá apoio aos eventos e iniciativas da SBD Nacional, como a Campanha contra o Câncer de Pele.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira